domingo, 18 de junho de 2023

Braide, Duarte e Edivaldo lideram pesquisa eleitoral em São Luís; confira os números

Pesquisa EPO.
O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião realizou o seu primeiro levantamento para as eleições municipais de 2024 em São Luís. Nos três cenários apurados pelo instituto, o prefeito Eduardo Braide lidera a disputa pela reeleição na frente dos outros atuais postulantes ao cargo. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando, aos entrevistados, são apresentadas as opções de escolha.

No levantamento, com uma amostra de 1.020 eleitores, Braide aparece com 29,6% de votos. Em segundo lugar, com 18,6%, está o deputado federal Duarte Júnior, seguido pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior, em terceiro lugar, com 14,7%. O estudo aponta ainda o deputado Neto Evangelista na quarta posição, com 8,2%. O deputado Wellington do Curso aparece em quinto lugar, com 5,3%.

Embolados na faixa de 2% estão o deputado Yglésio Moyses (2,7%), o presidente da Câmara, Paulo Victor (2,5%) e o deputado Carlos Lula (2,5%). Branco/nulo somam 7,7% e não sabem ou não responderam totalizam 24,9%.

ESPONTÂNEA – Na espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta –, Eduardo Braide lidera com 19,1%, contra 9,8% de Duarte Júnior, na segunda colocação. Edivaldo Júnior ocupa o terceiro lugar, com 8,6%. Em quarto, aparece Neto Evangelista, com 3,9%. Ele é seguido por Wellington do Curso, com 2,1%, na quinta colocação. Na sexta posição vem Yglésio Moyses (PSB), com 1,1%.

Embolados na faixa de 0,5% estão, nesse cenário, Paulo Victor (0,9%), Carlos Lula (0,8%), Rubens Júnior (0,5%) e Lahésio Bonfim (0,4%). Branco/nulo somam 4,3% e não sabem ou não responderam totalizam 48,5%.

REJEIÇÃO – O EPO também perguntou aos entrevistados se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes – com base numa lista apresentada para escolha de uma das alternativas –, em qual deles não votaria de jeito nenhum. O prefeito Eduardo Braide foi o mais rejeitado entre as oito opções, com 18,4%.

O ex-prefeito Edivaldo Júnior surge na segunda posição entre os mais rejeitados, com 13,9%. Wellington do Curso aparece em terceiro com 10,0%, seguido por Neto Evangelista, na quarta posição, com 6,3%. As menores rejeições são de Carlos Lula (5,9%), Paulo Victor (5,1%), Duarte Júnior (4,1%) e Yglésio Moyses (2,7%). Branco/nulo somou 8,6% e não sabem ou não responderam totaliza 24,9%.

METODOLOGIA – A apuração foi realizada de forma presencial nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita com recursos próprios para um estudo sem tendência ou interesse de quem contrata.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário