quinta-feira, 15 de junho de 2023

Deputados aprovam projeto que torna crime discriminar políticos, membros do judiciário e comissionados

Plenário da Câmara.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto que propõe criminalizar a discriminação de pessoas "politicamente expostas", como políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. O projeto ainda tem que ir ao Senado. O texto foi aprovado por 252 votos a favor e 163 contrários. 

A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, e relatada pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA), fixa penas para crimes resultantes da “discriminação” contra pessoas em razão de sua condição de “politicamente exposta”, além de prever punições para discriminação de: pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa; pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial da qual ainda caiba recursos.

Penas previstas

A proposta estabelece, por exemplo, pena de 2 a 4 anos de prisão e multa para quem: Colocar obstáculo para a promoção funcional a pessoas politicamente expostas, investigadas ou rés em processos que cabem recursos; Negar a celebração ou a manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço a alguém desses grupos.

Deputados do Maranhão

Aluisio Mendes – Sim
Amanda Gentil – não votou
André Fufuca – Sim
Cleber Verde – Sim
Detinha – Sim
Dr. Benjamin – Sim
Duarte Jr. – Não
Fábio Macedo – Sim
Josimar de Maranhãozinho – Sim
Josivaldo JP – Sim
Júnior Lourenço – Sim
Márcio Honaiser – não votou
Márcio Jerry – Não
Marreca Filho – não votou
Pastor Gil – Não
Pedro Lucas – Não
Roseana Sarney – não votou
Rubens Júnior – Sim

Do G1.

2 comentários: