terça-feira, 20 de junho de 2023

Prefeita de Anapurus diz que áudio após morte de motociclista no Povoado Leite foi 'criminosamente divulgado'

Prefeita Vanderly Monteles.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeita de Anapurus, professora Vanderly Monteles, voltou a se manifestar, agora por meio da sua assessoria jurídica, sobre o grave acidente registrado na noite deste domingo (18) no povoado Leite, localizado às margens da BR-222, entre Vargem Grande e Itapecuru-Mirim. Conforme publicado, a caminhonete da prefeita colidiu contra uma motocicleta, causando a morte do motociclista, identificado como José Geraldo Vasconcelos (relembre).

Com relação ao áudio enviado por Vanderly ao coronel da PM Alan, onde ela demonstra preocupação com seu veículo "para evitar que pessoal queime" (saiba mais), a gestora disse que a divulgação aconteceu de forma criminosa. 

Confira a nota na íntegra:

Em primeiro lugar, é FALSA a afirmação de que Professora Vanderly mostrou preocupação apenas com seu veículo. Ora, não é razoável se chegar a essa conclusão levando em consideração um áudio retirado de contexto, de onde não é possível se extrair a cronologia e a realidade dos fatos, tal como aconteceram.

A bem da verdade, é importante esclarecer a forma como, de fato, aconteceu o dito acidente. Por volta de 20h deste domingo, dia 18/06, Vanderly estava viajando na BR 222, sentido Anapurus-São Luís/MA, acompanhada de seu esposo, de uma funcionária e do motorista, quando nas proximidades do Povoado Leite, próximo a uma curva, em frente a um posto de gasolina, foram surpreendidos com um condutor de um motocicleta, que vinha na contramão e colidiu frontalmente de seu veículo, sem dar qualquer possibilidade de reação ao motorista, que quando avistou a motocicleta tentou frear, mas não conseguir desviar a tempo.

Com o impacto da colisão, Vanderly, que estava no banco traseiro, apesar de usar cinto de segurança, foi arremessada contra o banco dianteiro, tendo fraturado seu punho direito. Imediatamente após a colisão, os ocupantes do veículo saíram do automóvel, que apresentava sinais de princípio de incêndio, e se dirigiram até o condutor da motocicleta, que estava imóvel no chão.

Ato contínuo, a prefeita, seu esposo e o motorista procuraram um local com internet para acionar socorro, para eles e sobretudo para o condutor da motocicleta, tendo conseguido comunicar ao coronel do Município de Chapadinha, que informou que iria mandar uma equipe para o local do acidente.

Após considerável espera por ajuda, Vanderly e seu esposo foram socorridos por pessoas que passavam pelo local e que os levaram para o hospital da cidade de Itapecuru, onde foi constatada a fratura no pulso de Vanderly.

O motorista da família permaneceu no local do acidente até a chegada do corpo de bombeiros da cidade de Itapecuru, polícia militar de Vargem Grande e Polícia Rodoviária Federal.

Após a constatação do óbito do motociclista e de ter recebido atendimento no hospital de Vargem Grande, a prefeita Vanderly e os demais ocupantes do veículo se dirigiram VOLUNTARIAMENTE à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Itapecuru para comunicar todos os fatos à autoridade policial de plantão, tendo o seu depoimento sido tomado às 00:50h da madrugado do dia 19/06/2023.

Simultaneamente a isso, a prefeita Vanderly determinou que funcionários seus se digerissem até local do acidente para prestar total apoio funerário à família do motociclista.

Cabe lembrar ainda que o áudio enviado pela prefeita e que foi criminosamente divulgado, se deu em um contexto de pânico, tendo em vista que é comum em situações como essa, populares e familiares da pessoa vitimada se voltarem contra as pessoas envolvidas no acidente, causando agressões e danos materiais contra quem não tem qualquer responsabilidade sobre a tragédia.

Após todos esses procedimentos, a prefeita e seu esposo seguiram viagem para São Luís, onde só conseguiram chegar ao amanhecer desta segunda-feira.

Por fim, Vanderly lamenta profundamente a vida perdida, mas também repudia com veemência o uso político de uma tragédia dessa monta, por pessoas e páginas de internet que inclusive ignoram o abalo emocional sofrido por ela e sua família.

3 comentários:

  1. Essa aí. Tem nem vergonha do que fez e vem agora com desculpinha. Não duvido nada deles terem sido os culpados do acidente invadindo a contramão.
    Esses não respeitam, simplesmente porque em uma batida que sempre vai levar a pior e o motoqueiro.
    Eu mesmo já sofri várias vezes um investida de um veículo entrando na contramão me obrigando a sair da pista, e sem nenhum respeito esse pessoal vive provocando esses fatos.
    Não sei se o ocorrido deu-se por irresponsabilidade do motorista, mas precisa de um esclarecimento para a população.
    Principalmente para a família da vítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro próximo ao local do acidente. E convenhamos, essa história que ele invadiu a contramão é muito estranha.

      Excluir