sábado, 17 de junho de 2023

Arraial da Assembleia: Segundo dia de festança levanta o público com muitas atrações de Bumba Meu Boi e danças juninas

Dança Portuguesa Império de Lisboa.
Na segunda noite do ‘Arraial da Assembleia’, nesta sexta-feira (16), o clima contagiante das brincadeiras animou o grande público que compareceu ao terreiro junino da Casa do Povo para prestigiar a vasta programação de um dos maiores arraias do Maranhão. O evento contou com a presença da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB).

O Bumba Meu Boi Encanto do São Cristóvão abriu a noitada de apresentações no palco do ‘Arraial da Assembleia’, entoando o “vumbora guarnicê” e fazendo uma viagem por todos os sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão. Em seguida, foi a vez do Coco do Pirinã, do bairro Anjo da Guarda, e do Bumba Meu Boi Itapera de Maracanã se apresentarem na arena junina.

A programação do segundo dia teve ainda a Dança Portuguesa Império de Lisboa, a Companhia Vem do BB, o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues e todo o gingado do tradicional Cacuriá de Dona Teté, culminando com o show da cantora Thaís Moreno e banda.

A chefe do Legislativo Estadual, Iracema Vale, disse que o ‘Arraial da Assembleia’ é um espaço de confraternização das famílias maranhenses, nesse período em que todos se voltam para apreciar as manifestações mais genuínas da cultura maranhense. “Estamos proporcionando uma festança para todos, com muita beleza, alegria, conforto e segurança. A gente pensou em cada detalhe ao organizar esse arraial, visando bem acolher o povo do Maranhão em nossa festa”, afirmou.

De forma muito descontraída, a deputada Iracema Vale subiu ao palco do arraial, acompanhada da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Carol Duailibe, e se juntou à criançada que se divertia dançando ao som de músicas juninas.

Também participaram do evento os deputados estaduais Carlos Lula (PSB), Yglésio Moyses (PSB), Arnaldo Melo (MDB), Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Zé Inácio (PT), Solange Almeida (PL), Pará Figueiredo; o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB), além do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e José Jorge Figueiredo dos Anjos; o secretário de Cultura de Angra dos Reis (RJ), Andrey Lara; os prefeitos Herlon Costa (Belágua), Clemilton Barros (Urbano Santos) e Almeida (Igarapé do Meio).

Valorização

Presente ao evento, o deputado federal Rubens Júnior disse que o ‘Arraial da Assembleia’ já entrou no roteiro cultural do Maranhão. “Uma festa belíssima com muita gente, muitas famílias, valorização da nossa cultura e geração de renda. Parabenizo o trabalho da deputada Iracema pela organização desse grande evento”, destacou.

O secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Andrei Lara, disse ser esta uma das festas mais brilhantes que já viu fora do seu estado, no que tange à cultura popular. “O Maranhão respira cultura e a Assembleia fortalece as manifestações populares maranhenses quando organiza um arraial tão bonito como este. A Casa e a presidente Iracema estão de parabéns por fazer essa festa tão bonita”, afirmou.

O ferroviário Marcos Seguins disse que o ‘Arraial da Assembleia’ está extremamente organizado. “Tem transporte do estacionamento até o arraial, o que possibilita a gente se divertir com segurança. Estou gostando muito”, frisou.

Programação

Neste sábado (17), terceiro dia ‘Arraial da Assembleia’, estão entre as atrações a Quadrilha Fogueira Viva, o Bumba Meu Boi Lendas e Magias, o Cacuriá do Jhon, o Bumba Meu Boi da Madre Deus, o Bumba Meu Boi Tremor da Campina, o Bumba Meu Boi Estrela dos Lençóis, encerrando com show da Banda Reprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário