quinta-feira, 9 de março de 2023

Rio Anil Shopping cobrou pagamento do estacionamento em meio a incêndio que matou duas jovens

Ticket do comprovante de pagamento.
O Shopping Rio Anil, em São Luís, cobrou o pagamento do estacionamento para poder liberar os carros em meio ao incêndio que tomou conta do estabelecimento, e deixou duas pessoas mortas e pelo menos outras 13 feridas (reveja).

O que aconteceu:

Ao UOL, o maranhense Joel Castro mostrou o comprovante no valor de R$ 9,00 referente ao estacionamento — o pagamento foi efetuado às 16h14. O incêndio no shopping teve início por volta das 16h, segundo o Corpo de Bombeiros;

Joel explicou que foi necessário sair “de forma normal”, ou seja, passar o comprovante de pagamento para então a cancela ser liberada;

Ele alega que chegou a questionar aos funcionários do shopping Rio Anil se eles tinham algum procedimento para situações de emergência, mas disse que foi ignorado;

Segundo informações dos Bombeiros, o incêndio teve início no terceiro pavimento do shopping, em um projetor de uma sala de cinema;

Duas pessoas morreram e pelo menos 13 foram levadas para o hospital;

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) relatou que pelo menos três pessoas tiveram queimaduras de 2º e 3º graus.

‘Foi horrível e desesperador’

Ao UOL, Joel Castro explicou que foi ao Shopping Rio Anil acompanhado pela esposa e a filha de 8 anos para assistirem ao filme Homem-Formiga 3. A sessão teve início às 14h30, na sala 4 do cinema local.

Joel contou que a família estava assistindo ao filme quando o teto desabou ao lado deles e imediatamente a sala foi tomada por focos de incêndio e “muita fumaça”. A cena foi descrita como “horrível e desesperadora”. Ele também disse que sua filha ficou “traumatizada”.

Joel Castro afirma que o alarme anti-incêndio do estabelecimento só tocou “vários minutos depois” que as chamas já tinham tomado conta do prédio. Ele também relata que não tinha “nenhum funcionário” para orientar os clientes e que o esquema de proteção contra incêndio do cinema não funcionou. "Quando o alarme tocou eu e minha família já tínhamos corrido do fogo. O alarme tocou vários minutos depois. Nem a luz da sala acendeu. Tivemos que correr no escuro. A minha esposa chegou a cair no chão e ser pisada, mas consegui levantá-la”.

“Nenhum funcionário do shopping apareceu para orientar. Nada, absolutamente nada. Corremos no instinto e no escuro enquanto vários funcionários faziam vídeos. O que aconteceu ali foi um grande despreparo e nenhuma das medidas para a segurança funcionou”, completou.

Ao UOL, o Shopping Rio Anil informou que, “ao identificar o incêndio, o local foi imediatamente evacuado, cumprindo os protocolos de segurança que incluem o levantamento das cancelas de estacionamento e, consequentemente, a suspensão do pagamento”. A reportagem questionou exatamente a que horas as cancelas foram liberadas e a necessidade de pagar o estacionamento foi suspensa, mas não obteve retorno. 

Shopping disse se solidarizar com vítimas

No Instagram, o Shopping Rio Anil publicou uma nota de pesar em que lamenta as mortes de duas clientes no incêndio, e disse que está “comprometido” em auxiliar e cuidar dos feridos. “Neste momento de extrema dor, nos solidarizamos com os familiares das vítimas, a quem estamos buscando amparar e auxiliar com o que for possível”, diz no comunicado.

Do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário