quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Sobrinho do governador Brandão toma posse e vai passar 38 anos no TCE-MA

Daniel Brandão sendo empossado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O advogado Daniel Itapary Brandão, sobrinho do governador Carlos Brandão, foi oficialmente empossado nesta quinta-feira (16) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), onde ocupará a cadeira deixada por Edmar Serra Cutrim, que se aposentou em janeiro deste ano.

Antes disso, Daniel Brandão teve seu nome aprovado na Assembleia Legislativa, primeiro em sabatina realizada na Comissão Especial, composta pelos deputados Rafael Leitoa (PSB), presidente da comissão; Glalbert Cutrim (PDT), vice-presidente; Ana do Gás (PCdoB), relatora; Florêncio Neto (PSB) e Abigail (PL), e depois no plenário da Casa. Por fim, a governadora em exercício Iracema Vale (PSB) nomeou Daniel para o cargo vitalício.

Atualmente com 37 anos, Daniel Brandão ficará no TCE-MA até o ano de 2061, quando completará 75 anos e terá que se aposentar de maneira compulsória, ou seja, vai integrar a Corte de Contas por 38 anos recebendo um salário de aproximadamente R$ 35 mil, além de outras regalias. Ele também é neto do médico e deputado estadual Carlos Orleans Brandão, pai do governador Carlos Brandão, que foi conselheiro do TCE pelo período de 1976 a 1989.

BIOGRAFIA: Daniel Itapary Brandão é natural de São Luís, tem 37 anos, e é graduado em Direito. Atuou como advogado e exerceu cargos no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ingressou na carreira pública em 2009 como procurador jurídico do município de Colinas. Foi assessor chefe do gabinete dos desembargadores Jaime de Araújo e Cleonice Silva Freire. Também foi assessor jurídico da Diretoria de Administração da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em abril de 2022, foi nomeado secretário chefe da Assessoria Especial do Governador (SCAE), que passou a ser denominada de Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (SEMAG). Foi, ainda, membro representante do Executivo no Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Porto do Itaqui.

2 comentários:

  1. Sobrinho-neto não. Ele é neto de Carlos Orleans. Carlos Orleans é pai de Brandão e Zé Henrique, pai de Daniel.

    ResponderExcluir
  2. "a água só corre pro mar"!!!um cargo público de tamanha importância como esse, é OUTRA VERGONHA COMO TANTAS Q EXISTEM NA POLÍTICA,e interferem diretamente milhões de pessoas,puta Oligarquia!!

    ResponderExcluir