segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Tragédia em São Paulo deixa 36 mortos e 40 desaparecidos; veja todos os detalhes

Tragédia em São Paulo.
Os bombeiros estimam que, até o momento, ao menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra, ocorridos em decorrência de tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde o sábado (18). A cidade foi a mais castigada pelas fortes chuvas, registrando até o momento 35 mortes. Outro óbito, de uma criança de 7 anos, ocorreu em Ubatuba.

O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, as mais impactadas pelas tempestades. Segundo a mais recente atualização da Defesa Civil, são 35 mortos em São Sebastião (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy) e uma morte em Ubatuba. Até por volta das 8h50 desta segunda-feira (20), o número desalojados era de 970 e de desabrigados 747.

A capitã Michele César, subcomandante do 11°Grupamento de Bombeiros, afirmou ao Metrópoles que praticamente toda a costa sul do litoral de São Sebastião foi atingida por deslizamentos. “Estamos trabalhando em vários bairros aqui do município. [Estimamos] cerca de 40 desaparecidos, mas este número ainda pode variar. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está trabalhando na busca de sobreviventes”, frisou.

Os bombeiros atuam em três grandes pontos de soterramento, que é quando há a possibilidade de vítimas sob a terra, na Costa do Sahy, Maresias e na Praia da Baleia. Das três regiões mencionadas, a Costa do Sahy, até o momento, é o único local onde se tem certeza de que há vítimas soterradas. “Nos demais locais estamos na busca”, explicou a porta-voz dos bombeiros.

A corporação ainda contabiliza o total de pontos de deslizamento ocorridos em São Sebastião. Para isso, faz sobrevoos para identificá-los. O acesso aos ponto mais críticos ainda só pode ser feito por via aérea.

ATUALIZAÇÃO: Já são 44 mortos.

Do Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário