sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Conflito entre indígenas e Equatorial resulta em policiais reféns e carro em chamas na Baixada

Conflito entre indígenas e a Equatorial.
Na tarde dessa quarta-feira (17), indígenas do Povo Akroá Gamella, da Terra Indígena (TI) Taquaritiua, na região da Baixada Maranhense em Viana, atearam fogo em um veículo da Equatorial. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), funcionários da Equatorial estariam tentando instalar postes e linhões dentro da Terra Indígena Taquaritiua. A área está em processo de demarcação pela Fundação Nacional do Índio (Funai) desde 2014.

A ação teria causado conflito entre os indígenas e os funcionários da empresa, que tiveram o carro queimado. De acordo com o conselho, policiais militares foram acionados e colocaram lideranças indígenas a força dentro da viatura da PM.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) informou que a polícia foi acionada após os funcionários da empresa de energia terem sido feitos reféns e tiveram dois veículos queimados enquanto realizavam trabalhos na zona rural de Viana.

A SSP afirma que ao equipes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) chegarem ao local, dois PMs foram feitos reféns e tiveram as armas subtraídas. Com a chega de reforços, os reféns foram liberados, as armas recuperadas e quatro indígenas foram conduzidos para a Delegacia Regional de Viana.

Devido o conflito e em protesto contra as prisões, indígenas interditaram na noite desta quinta-feira, a MA-014, entre as cidades de Matinha e Viana.

Do Blog do Domingos Costa.

8 comentários:

  1. Falta de taca nesses índios vagabundos.
    Não produzem nada, atrapalham a vida do cidadão trabalhador quando interditam estradas e saqueiam suas cargas. E como se não bastasse ainda cometem assaltos e furtos nas rodovias federais e estaduais e depois se encondem nas aldeias pagando de vítimas da sociedade.
    Índio tem direito à terra sim, porém tem o dever de tornar suas vastas terras produtivas.

    ResponderExcluir
  2. Taxando esse povo de vagabundo e ladrão, fala sério. Então quer dizer que as cidades estão cheias de índios, pois o que mais se tem nas cidades e roubo e pessoas que vivem a custas dos outros que trabalham.Veja bem as colocações, índio também e gente e merece respeito. Você gostaria de ter sua casa ou sua terra invadida por um grupo que de consideração social não tem nada, simplesmente roubam o pouco que ou outros tem com as cobranças absurdas nas tarifas de energia.

    ResponderExcluir
  3. Índio não serve pra nada só pra roubar eles fazem parte do mesmo grupo ladrão do PT q são os sem terra índios .mst tudo vagabundo!

    ResponderExcluir
  4. E só Aki no Brasil q esses carniça podem tudo roubam interditam br fazem o q querem e não são punidos e aí da tem a maldita mídia q e um câncer do nosso país a defender esses vermes!

    ResponderExcluir
  5. Ô plobrema dos índios (E porque eles se acostumaram à se vender para eses políticos ladrões i algumas onques quer se aproveitam da situação só quer tá na hora de para COM acachorrada deses índios safados)

    ResponderExcluir
  6. Falaram tudo k eu queria dizer !!

    ResponderExcluir