sábado, 20 de novembro de 2021

Escola de São Roberto está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

São Roberto conquistou uma vaga entre os finalistas da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A professora da Escola Municipal Gastão Vieira, Helayne Gonçalves dos Santos Melo, conseguiu levar sua turma do 6º ano “B”, matutino, para a final da olimpíada na categoria Memórias Literárias, ficando entre as 4 escolas do Nordeste e entre as 16 melhores do Brasil.

Neste ano, na sétima edição da OLP, São Roberto teve um salto gigantesco. A Olimpíada de Língua Portuguesa possibilita muitas conquistas, principalmente, aos alunos. É sempre uma ação valiosa em estudos, compartilhamentos, emoções e excelentes produções.

A professora conta em seu relato de prática, como foi desenvolvido o trabalho com sua turma. Ela explica que tiveram como foco: “A necessidade da leitura para a prática da produção textual”. E os alunos cujas produções se destacaram para representar os trabalhos realizados com a turma foram: Maria Eduarda Feitosa Lira e Allysson Gabriel Moura da Silva.

Retratando nas memorias literárias, Maria Eduarda, traz como título “Conhecendo mais a fundo minha cidade”, onde ao reportar-se a São Roberto com o olhar cheio de emoção, percebendo-o como um lugar aconchegante e com um povo acolhedor, a menina apresenta seu sentimento relatando uma conversa com sua tia, onde a mesma conta sobre sua infância na cidade.

Allysson Gabriel, traz como título “A história do meu avô!”, o garoto descreve a conversa, apresentando característica de São Roberto na infância de seu avô, sobretudo do povo da cidade, como um povo trabalhador. Passando a conhecer histórias sobre sua cidade a partir dessa conversa, no seu texto, o aluno apresenta mais amor e sentimento de pertencimento ao seu lugar. 

“Parabenizo diretores e professores que abraçaram o projeto no município, projeto esse, que só tem a contribuir para a vida dos nossos alunos, em especial parabenizo a diretora Andréia Cristine e a professora Helayne. Tudo isso resulta de belíssimos trabalhos e se trata de uma grande conquista que envolve muito esforço e dedicação de todos os envolvidos, principalmente da professora com sua turma, posto que os desafios de ensinar se torna ainda maiores em um contexto remoto, mas, a escola e o município fazendo o seu melhor conseguiram feitos significativos. Estar na final já é uma grande vitória”, destaca a articuladora da OLP do município, Antônia Poliana.

A secretária Municipal de Educação, Elisangela Castro, pontua que “para chegarmos nessa etapa, contamos com o total apoio da prefeita Danielly Trabulsi, durante todo o projeto, com atenção especial na Etapa Semifinal da Olimpíada no sentido de assegurar a ampliação e melhoria da internet na escola para garantir a realização das atividades, além da mobilização feita entre amigos e diretores das demais escolas para conseguir a quantidade necessária de suporte tecnológico (notebooks) para os alunos que não dispunham dos mesmos. Esta é uma vitória de todos nós que fazemos a educação de São Roberto. Considero uma grande vitória, pois esta é a primeira vez que nosso município chega na final de uma olimpíada de conhecimento em âmbito nacional”.

Ressalta-se que Esperantinópolis também está entre as finalistas da OLP, mas em outra categoria, a de Poema, assim os dois municípios da Região do Médio Mearim voam alto nesta premiação nacional.

Do Blog do Nilton Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário