domingo, 14 de novembro de 2021

Polícia Civil investiga derrubada de palmeiras que mataram mãe e filho esmagados em Penalva

Mãe e filho morreram esmagados.
A Polícia Civil está investigando a morte de dois quebradores de coco que foram esmagados por palmeiras que, segundo denúncias, teriam sido derrubados propositalmente por um fazendeiro na Comunidade Bom Lugar, em Penalva, a cerca de 250 km de São Luís (saiba mais).

O caso foi registrado na tarde dessa sexta-feira (12) quando Maria José Rodrigues, de 78 anos, e José do Carmo Correia Junior, de 38 anos, estavam coletando coco babaçu quando foram surpreendidos pela queda da palmeira. Testemunhas informaram que um trator derrubou a árvore.

Para a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (SEDIHPOP), a palmeira foi derrubada a mando de um fazendeiro que pretendia plantar capim na área do palmeiral. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu diz ainda que há suspeita de que havia marcas da passagem do trator no local.

A Polícia Civil informou ainda que o proprietário do trator se apresentou na delegacia e informou o nome do funcionário que dirigia a máquina, assim como o nome do homem que se diz dono das terras. O depoimento de ambos está marcado para esta segunda (15).

Maria tinha deficiência auditiva, enquanto o filho era deficiente cognitivo. Representantes ligados a entidades de defesa de comunidades tradicionais dizem que o clima na região é tenso e de medo por parte dos trabalhadores rurais.

Equipes da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade acompanham o caso e também investigam possíveis ilegalidades cometidas na comunidade, que enfrenta intensos conflitos agrários.

Do G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário