sábado, 19 de agosto de 2017

Governo do Estado entrega ações de fortalecimento em Barra do Corda e Itaipava do Grajaú

Comitiva do Governo do Estado.
“Hoje a minha realidade mudou, agora eu posso contribuir com a renda familiar, cuidar da minha família e tudo isso sem sair de casa”, contou a agricultora Antônia Sousa, moradora do povoado Criolizão, em Itaipava do Grajaú.

A felicidade da dona Antônia tem motivos de sobra. Ela agora conta com uma Cisterna Telhadão Multiuso com caráter produtivo em casa, do Programa Cisterna Segunda Água, implantada pelo Governo do Estado por meio do Sistema SAF. Dona Antônia produz para o consumo da família e também para comercialização.

A cisterna permite que a família beneficiada produza o ano inteiro mesmo no período de estiagem. O programa no Maranhão vai beneficiar 5.393 famílias com essa tecnologia social de acesso à água para produção de alimentos (dentre cisternas de 25 mil liltros e barreiros).

A comitiva do Governo do Estado esteve na última sexta-feira (18) nos municípios de Barra do Corda e Itaipava do Grajaú entregando ações de beneficiamento para a população da região.

Cisternas construídas pelo Governo do Estado.
As ações de beneficiamento começaram a ser anunciadas em Barra do Corda. O Governador Flávio Dino, assinou ordem de serviço para construção de 89 Cisternas Escolares de 52 mil litros em escolas rurais, além de ações na área da educação como inauguração do Núcleo de Educação Integral Professor Raimundo José Pereira da Silva e mais a entrega de 31.040 uniformes escolares.

Em Itaipava do Grajaú, além da cisterna da dona Antônia, o Governo do Estado por meio do Sistema SAF, inaugurou 40 Cisternas Telhadão Multiuso de caráter produtivo para agricultores do povoado Criolizão. Ainda em Itaipava do Grajaú, a sexta-feira (18) encerrou com a assinatura da ordem de serviço para implantação de 9 Cisternas Escolares, a entrega de 61 Títulos de Propriedade de Terra por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA e a entrega de 782 uniformes escolares.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, ver agricultores produzindo, se alimentando e ainda tendo renda familiar é gratificante. “É maravilhoso ver que as ações do Governo do Estado pelo Maranhão estão realmente transformando vidas. Nossos agricultores melhorando a qualidade de vida e tendo o título de suas terras em mãos e os nossos alunos tendo melhores condições de estudo nos mostra que estamos no caminho certo para desenvolver o Maranhão”, explicou.

Em Itaipava do Grajaú o governador Flávio Dino aproveitou para lançar a Segunda Jornada de Alfabetização do Sim, Eu Posso!. O programa ensina jovens e adultos a ler e escrever nas cidades com os índices sociais mais baixos do Maranhão.

Nesta segunda etapa, o Sim, Eu Posso! vai alfabetizar 19 mil pessoas em 15 municípios. Todos eles são atendidos pelo Plano Mais IDH, que está melhorando a qualidade da educação, da saúde e produção nestes municípios. Somente em Itaipava do Grajaú, serão dois mil beneficiados.

Cisternas Segunda Água, como funciona

As águas pluviais são coletadas do telhadão por meio de calhas e armazenadas em cisternas de placas pré – moldadas de concreto, com capacidade de 25 mil litros, que constitui um reservatório cilindro e coberto. O reservatório, fechado, é protegido da evaporação, das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. No caráter produtivo, proporciona autonomia no consumo e para geração de renda com a comercialização do excedente em feiras locais ou nos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário