terça-feira, 27 de novembro de 2018

Comunidades Quilombolas de Vargem Grande ganharam selo de qualidade para elevar vendas

Pequi da Rampa
Em mais uma ação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, o Governo do Maranhão lançou o selo de origem Quilombos do Maranhão. Além do local de produção, a marca atesta a qualidade dos produtos. Na cerimônia de lançamento, realizada no Palácio dos Leões, também foram entregues nove motocicletas a municípios que desenvolvem ações de igualdade para populações de matriz africana.

Selo

Instituído por decreto estadual, o selo é fruto da ação conjunta entre as secretarias de Igualdade Racial (Seir), de Direitos Humanos e Participação Popular (Sehdipop), de Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA. Os benefícios vão muito além da identificação da origem.

Produtos quilombolas do Maranhão ganham selo.
“Esse selo vai fortalecer ainda mais a comercialização dos nossos produtos, que já é muito aceita na região, mas agora tem essa garantia que vai contribuir com a qualidade de vida dos associados”, disse Walter dos Santos, morador da comunidade quilombola Pequi da Rampa, de Vargem Grande.

Na localidade, vivem cerca de 250 pessoas. Mais de 130 se envolvem diretamente na produção. Com a certificação, as vendas que eram realizadas em praças e calçadas agora poderão ser feitas em Centro de Comercialização específico.

“Agora a gente vai criar um ponto de comercialização na sede do município, que vai ter o selo de Pequi da Rampa e que vai beneficiar toda a região, porque outras comunidades também poderão vender nesse centro”, disse Walter.

TV Difusora abordou a entrega do Selo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário