domingo, 25 de novembro de 2018

96,6% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz Ministério da Saúde

Inscrições seguem até dia 7 de dezembro.
Foram preenchidas 96,6% das vagas do Mais Médicos, de acordo com balanço divulgado neste domingo (25) pelo Ministério da Saúde. Das 8.517 vagas disponíveis no novo edital do programa, 8.230 já foram alocadas para atuação imediata.

Até as 17h deste domingo, foram 29.780 inscritos com registro (CRM). Os dados divulgados pela pasta não informam se os candidatos manifestaram preferência por trabalhar em alguma região do país. Também não informam se os médicos inscritos já foram notificados de sua aprovação no programa e em qual localidade deverão atuar.

Até o dia 14 de dezembro, os médicos aprovados deverão entregar os documentos exigidos nos municípios onde irão trabalhar. Até agora, 40 profissionais já se apresentaram, segundo o ministério.

As inscrições para o Programa Mais Médicos seguem até o dia 7 de dezembro. O site disponibilizado para o cadastramento dos profissionais chegou a apresentar instabilidade na manhã de abertura, quando recebeu mais de 1 milhão de acessos. O governo diz que a alta procura e ataques cibernéticos provocaram lentidão no sistema.

Saída dos cubanos
Com aparelhos de TV e muita bagagem, médicos cubanos embarcaram
no Aeroporto de Brasília (DF) rumo à Cuba.
Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO.
O governo de Cuba decidiu deixar o Mais Médicos na quarta-feira (14), citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

O primeiro grupo de médicos cubanos embarcou de volta ao país natal na quarta-feira (21), em Brasília. Na bagagem, ele levaram muitos equipamentos eletrônicos, televisores, roupas e até animais de estimação. O segundo voo para Cuba decolou às 5h40 de sexta-feira (23) – o avião foi fretado pelo governo do país e levou 215 médicos.

Até meados de dezembro, cerca de 8 mil cubanos devem embarcar de volta ao país de origem, em voos semelhantes.

Do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário