quarta-feira, 8 de março de 2023

O que se sabe e o que falta saber sobre tragédia no Rio Anil Shopping; confira todos os detalhes

Evellyn e Yasmin foram as vítimas fatais.
Na tarde desta terça-feira (07), um incêndio ocorrido em salas do Cinesystem provocou a morte de duas pessoas e 13 ficaram feridas. O caso aconteceu dentro do Shopping Rio Anil, que fica no bairro Cohab Anil, na região do Turu, em São Luís (relembre).

1. O que causou o incêndio? Ainda não há certeza do que causou o incêndio no Cinesystem. No entanto, a principal hipótese no momento é que alguma falha em uma atividade de manutenção realizada no teto do shopping teria causado a suposta 'explosão', ouvida por testemunhas, e que provocou as chamas. Realizar manutenção de teto no horário de exibição dos filmes é um ato irregular, segundo o Corpo de Bombeiros. O Shopping Rio Anil ainda não se pronunciou sobre o assunto.

2. Quem são os culpados? Para saber quem são os culpados, inicialmente é preciso confirmar o que ou quem causou o incêndio, que provocou a queda do forro do cinema sobre os espectadores. Isso ainda não é confirmado, mas, o Corpo de Bombeiros afirma que abriu um inquérito e que o Shopping Rio Anil irá responder sobre o caso, já que realizava uma manutenção no teto em horário de exibição de filmes, o que é irregular.

3. Quantas pessoas assistiam aos filmes? As autoridades ainda contabilizam quantas pessoas assistiam aos filmes em quatro salas que foram atingidas pelo incêndio. Segundo os bombeiros, as salas 1, 2 e 3 ficaram bastante danificadas, enquanto a sala 4 teve perda parcial. 

4. Foram quantas vítimas? Duas pessoas morreram no incêndio no cinema. Se tratam de Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, que foi encontrada por volta das 22h30 entre os escombros de uma das salas. Além de Evellyn, foi encontrado o corpo de Yasmin Gomes Campos, de 21 anos. O corpo de Yasmin Gomes foi achado pelas equipes de salvamento, por volta das 1h30, segundo o Corpo de Bombeiros. No entanto, familiares de Yasmin ainda aguardam o resultado do laudo cadavérico para confirmar a identificação dela. Além delas, 13 pessoas deram entrada em hospitais da capital maranhense. Do total de feridos, nove foram encaminhados para hospitais da rede pública e quatro para um hospital da rede particular de São Luís.

5. O que causou a morte das duas pessoas? Um inquérito foi aberto e um laudo cadavérico deve dar mais detalhes sobre a causa das mortes. No entanto, o Corpo de Bombeiros aponta que o forro do teto das salas de cinema era de placas de gesso que caíram sobre os espectadores, o que pode ter causado as mortes. Além disso, o fogo e a fumaça devem ter contribuído para os óbitos. Uma das vítimas, inclusive, foi encontrada com o corpo completamente carbonizado.

6. Há risco de novos desabamentos? As salas de cinema atingidas pelo incêndio foram totalmente evacuadas e não há mais fogo. Os bombeiros atuam nesta quarta-feira (8) para retirar os escombros visando entender o que causou a tragédia e não descarta que ainda há algum risco de frequentar o local. Atualmente, segundo os bombeiros, não há risco de desabamentos, mas podem ocorrer descolamentos das placas de gesso do teto. Todo o shopping foi interditado por tempo indeterminado e toda a instalação elétrica deverá ser revisada.

7. Alguém pode ser responsabilizado? Os possíveis causadores do incêndios devem ser identificados após a conclusão das investigações. O Corpo de Bombeiros abriu inquérito para entender o que causou o fogo, enquanto a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, vai apurar o caso por conta das mortes de Evellyn e Yasmin. Tanto possíveis operadores, quanto o próprio shopping podem ser responsabilizados.

8. O que diz o Cinesystem e o Shopping Rio Anil? Tanto o Cinesystem quanto o Shopping Rio Anil dizem que lamentam o ocorrido e estão prestando apoio às vítimas. Quanto às causas, o Shopping Rio Anil não comentou ainda sobre a manutenção realizada no teto durante a exibição de filmes, que é uma ação apontada como irregular pelo Corpo de Bombeiros.

Do G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário