quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Secretaria de Saúde de Vargem Grande lança Campanha Outubro Rosa

Profissionais de saúde de Vargem Grande.
Aconteceu, nesta terça-feira (04), o lançamento da Campanha Outubro Rosa pela secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande, com o tema: MULHER SE TOCA QUE JÁ É OUTUBRO. A ação aconteceu na SEMUS e contou com a presença dos profissionais de saúde.

Durante todo esse mês as unidades de saúde irão realizar atividades voltadas para a conscientização e intensificação das guias de solicitações de exames de mamografia e coleta de preventivos para prevenção do câncer de colo uterino. A campanha irá encerrar com a 2ª edição da Pedalada Rosa, que em 2021 foi sucesso de adeptos e em 2022 promete mais.

OUTUBRO ROSA

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No Brasil, a primeira iniciativa, foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.

Da Ascom SEMUS/VG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário