sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Erlanio Xavier afirma que dados da gestão da saúde de Igarapé Grande estão à disposição da justiça e da população

Erlanio Xavier.
O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, se manifestou sobre a operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (14). A operação diz respeito a suspeita sobre recursos de emendas parlamentares para a área da saúde.

Sobre os dados de cirurgias serem superiores à população do município, Erlanio afirmou que continua sendo realizada sindicância para averiguar as distorções e se houve erro na transmissão dos dados, mas lembra que o hospital de Igarapé Grande atende vários municípios da região. De qualquer forma, a saúde do município segue sob auditoria do Ministério da Saúde, solicitada pela própria gestão.

NOTA PÚBLICA

Sobre a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (14), prestamos os seguintes esclarecimentos, mesmo desconhecendo o inteiro teor do processo judicial que, segundo consta, corre em segredo de justiça:

Nenhum servidor efetivo ou comissionado da prefeitura de Igarapé Grande foi detido ou preso na citada operação. A secretária de saúde e o ex-secretário estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos acerca dos recursos oriundos de emendas parlamentares.

Em julho do ano corrente, antes de qualquer operação ou inquérito policial, determinei a realização de sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), muito embora seja público e notório que o hospital de Igarapé Grande atende não só pacientes do município, mas de toda a região.

Naquela ocasião, requeri também ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria para esclarecer todos os fatos.

Por fim, o município informa que realiza suas contratações dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle.

ERLANIO XAVIER
PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE

Do Blog do Clodoaldo Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário