quarta-feira, 17 de junho de 2026

Prefeitura de Vargem Grande inicia recuperação das estradas vicinais e reforça infraestrutura na zona rural

Início dos trabalhos.
A prefeitura de Vargem Grande deu início aos serviços de recuperação das estradas vicinais do município. Os trabalhos começaram pela estrada da Bela Vista, importante via que se inicia na MA-020 e segue até o povoado Morada Nova, beneficiando moradores, produtores rurais, estudantes e todos que utilizam diariamente o trecho.

A ação faz parte do cronograma de manutenção da malha viária do município, intensificado após o período chuvoso, com o objetivo de garantir melhores condições de trafegabilidade, mais segurança e mobilidade para a população da zona rural.

Durante o acompanhamento dos serviços, o prefeito Preto destacou a importância da obra e reafirmou o compromisso da gestão com a infraestrutura do município. “Estamos iniciando a recuperação da Estrada da Bela Vista, uma importante via que liga a MA-020 ao povoado Morada Nova. Esse é o começo de um amplo trabalho de recuperação das estradas vicinais do nosso município, garantindo melhores condições de tráfego para quem vive e trabalha na zona rural. Nosso compromisso é continuar avançando e levando infraestrutura para todas as regiões de Vargem Grande”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Toinho do Juvenil também acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou a continuidade das ações da gestão municipal. “É uma satisfação acompanhar o início de mais essa importante ação da Prefeitura. O trabalho não para e acontece de forma contínua nas ruas, nos bairros e agora também nas estradas do interior. Com essa recuperação, estamos garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a nossa população, especialmente para quem depende dessas vias todos os dias”, destacou.

A prefeitura de Vargem Grande seguirá avançando com os serviços de recuperação em outras estradas vicinais, reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da zona rural e a melhoria da qualidade de vida da população.

Da Ascom PMVG.

ALERTA! Cinco mil beneficiários dos precatórios do Fundef ainda não solicitaram pagamento

Imagem ilustrativa.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta que cerca de 5 mil beneficiários dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ainda não realizaram o procedimento necessário para receber os valores a que têm direito. A maior parte dos casos envolve ex-servidores que tiveram vínculo com a rede estadual de ensino entre os anos de 1998 e 2006 e que, atualmente, não possuem mais vínculo com o Estado, além de herdeiros de servidores falecidos que ainda não solicitaram o benefício.

“A determinação do Governo do Maranhão é garantir que todos os beneficiários recebam os valores a que têm direito. Por isso, fazemos um novo chamado para que ex-servidores e herdeiros procurem a Seduc e verifiquem sua situação. Os recursos estão assegurados e aguardam apenas a habilitação dos beneficiários para que o pagamento possa ser realizado”, destacou a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.

Diferentemente dos servidores ativos e aposentados, cujos dados cadastrais estão disponíveis junto ao Estado, os ex-servidores desligados da rede estadual não possuem informações pessoais atualizadas. Embora a secretaria tenha o registro do período trabalhado e do valor devido a cada beneficiário, a ausência dessas informações dificulta a localização dessas pessoas.

Os valores destinados a esses beneficiários permanecem reservados em conta específica e podem ser solicitados a qualquer momento dentro do prazo legal. No caso dos servidores falecidos, os herdeiros também podem requerer o pagamento mediante apresentação da documentação exigida. A Seduc ressalta que ex-servidores da rede estadual de ensino que atuaram no período contemplado pelos precatórios do Fundef, bem como herdeiros de beneficiários falecidos, podem procurar a Secretaria, por meio dos canais oficiais da Seduc, para verificar sua situação e obter orientações sobre os procedimentos necessários para o recebimento dos valores.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

Reunião com pré-candidatos.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão Orleans Brandão reuniu, nesta terça-feira (16), os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão. “Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

Faccionados praticam homicídio e depois morrem em confronto com policiais militares entre Cantanhede e Pirapemas

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma ocorrência de grande repercussão foi registrada nesta segunda-feira (15) em Cantanhede, mobilizando as forças policiais da região. Um homem identificado como Francinaldo Bezerra Linhares, de 32 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no bairro Trado. Ele trabalhava como vigia na prefeitura de Cantanhede.

De imediato a polícia militar foi informada do crime, que tinha características de execução, e iniciou incursões pela cidade. Desta forma, foi montada uma barreira na MA-332, rodovia que liga Cantanhede a Pirapemas, quando os dois suspeitos foram avistados em uma motocicleta Honda Bros 160. Eles desobedeceram à ordem de parada e houve troca de tiros. Gleydson dos Santos de Souza e Davi Matos Vilela foram alvejados e não resistiram aos ferimentos. 

Segundo as informações repassadas pelos policiais militares, os dois eram moradores da Vila Samara, em São Luís, e pertenciam a facção criminosa Comando Vermelho. Com eles foram apreendidas uma pistola calibre .40, munições, cocaína e a moto utilizada no crime. O responsável por emprestar o veículo também foi apresentado na delegacia. A polícia civil vai apurar todas as circunstâncias do homicídio e esclarecer a motivação do crime. 

Arraial da Assembleia será aberto nesta quinta-feira com o melhor do São João maranhense

Arraial da Assembleia.
Uma das mais aguardadas programações do São João 2026 já tem data para acontecer. De 18 a 21 de junho, o estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Cohafuma, em São Luís, será palco do que tem de melhor na cultura popular maranhense, o tradicional Arraial da Assembleia. O espaço, neste ano, reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais que fazem com que o São João do Maranhão seja um dos mais reconhecidos de todo o Brasil.

A programação do arraial da Casa do Povo começa às 17h30 e terá entrada gratuita ao longo dos quatro dias de apresentações. Será uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo está sendo preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações.

“O Arraial da Assembleia é mais do que uma celebração junina, é um espaço de valorização da nossa identidade, das nossas raízes e da riqueza da cultura popular maranhense. A expectativa é de mais uma grande festa, reunindo famílias, artistas e brincantes em um ambiente de alegria, tradição e pertencimento. Preparamos uma programação especial, com destaque para manifestações que representam a alma do Maranhão, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, as quadrilhas e outras expressões que mantêm viva a nossa história. É a Assembleia abrindo as portas para o povo e reafirmando o compromisso com a preservação da nossa cultura”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

Programação

O Arraial da Assembleia já é esperado por toda a população em virtude, principalmente, da sua programação que reúne o melhor do São João do Maranhão em sua diversidade de cores e sotaques. Durante os quatro dias de festança junina, sempre a partir das 17h30, o público terá a oportunidade de conferir as primeiras atrações no palco, e a festança seguirá ao longo de toda a noite.

Na quinta-feira (18), primeiro dia do arraial, o destaque ficará por conta das apresentações do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boi de Morros. Na sexta-feira (19), o público terá a oportunidade de conferir o Cacuriá do Jhon, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo, Boi de Maracanã e diversas outras apresentações. No sábado (20), será a vez do Boi da Floresta, Boi da Madre Deus e do tradicional Boi da Maioba. E no domingo (21), último dia de apresentações, a festança será comandada pelo Coco Pirinã, Boi Encanto da Ilha, Boi de Matinha e diversos outros.

Estrutura

O público terá à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque aos espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, será a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Haverá, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem for ao arraial, terá à sua disposição o estacionamento no Multicenter Sebrae, com transporte gratuito até o local da festa, o que garante comodidade para quem deseja curtir o arraial sem preocupação. Este ano, segundo a organização, serão 15 barracas, a maioria ligada a entidades filantrópicas que comercializarão comida e bebida, além dos carrinhos do Mais Renda, estandes de artesanato e vendedores ambulantes.

Transmissão

Mesmo quem não puder comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia poderá acompanhar tudo o que vai acontecer no espaço junino. Isso porque toda a festança será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também haverá cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmitirá a programação diariamente, com uma equipe totalmente mobilizada para levar o melhor do arraial até a população.

Na agência de notícias (https://www.al.ma.leg.br/sitealema/), estarão disponíveis material informativo – texto e fotos – produzidos por jornalistas e fotógrafos, tudo ao alcance da mão, já que pode ser acessado por meio de computadores, celulares e tablets. Pelo site também é possível acessar todos os canais de comunicação da Casa, bem como as redes sociais e canal digital da Alema.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira — 18 de junho

17h30 — Forró Pé de Serra (Raimundinho)
18h — Quadrilha Juventude do Sertão
18h30 — Boi Valente da Ilha
19h — Boi D’Itaparí
19h30 — Dança Portuguesa Vira Luzitanos
20h15 — Boi de Nina Rodrigues
21h10 — Companhia Vem BB
22h — Boi de Upaon-Açu
23h — Boi de Axixá
00h — Boi da Pindoba
01h — Boi de Morros

Sexta-feira — 19 de junho

17h30 — Cofo de Sotaques
18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa
18h30 — Boi Mirantes da Ilha
19h10 — Companhia Encantar
20h — Quadrilha Alegria Caipira
20h30 — Boi Estrela da Cohab
21h15 — Boi Tamarineiro
22h — Cacuriá do Jhon
23h — Boi da Lua
00h — Boizinho Barrica
01h — Boi Pirilampo
01h45 — Boi de Maracanã

Sábado — 20 de junho

17h30 — Paula Nordestina
18h — Quadrilha Flor do Amor
18h30 — Boi da Floresta
19h — Bumba Meu Boi Melodia
19h30 — Quadrilha Rosas Juninas
20h — Dança Country Coração de Peão
20h20 — Boi Estrela dos Lençóis
21h40 — Cacuriá Vila Goreth
22h — Boi da Madre Deus
22h45 — Novilho dos Lençóis
23h45 — Boi de Sonhos
00h45 — Boi Lendas e Magia
1h30 — Boi da Maioba

Domingo — 21 de junho

17h30 — Renan Soeiro
18h — Quadrilha Junina Dançando ao Luar
18h30 — Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra
19h — Boi Revelação de São Marçal
19h30 — Coco Pirinã
20h — Boi Pérola dos Lençóis
21h — Boi Encanto do São Cristóvão
22h45 — Boi Encanto da Ilha
23h30 — Boi de São Simão
00h30 — Boi de Matinha

Vereador Germano Barros vai realizar o São João das Mães em Vargem Grande

São João das Mães.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vereador Germano Barros vai realizar, nesta quinta-feira (18), a partir das 17h, uma das maiores ações sociais da história de Vargem Grande: o São João das Mães. O evento acontece na Casa de Shows Califórnia e conta com o apoio do deputado federal Juscelino Filho e da pré-candidata a deputada estadual Luanna Rezende. Na ocasião, serão sorteados mais de R$ 10 mil em premiações, além de duas motocicletas Aveloz 0km. Também serão entregues 700 cestas básicas.

Você não pode perder!

Acidente é registrado na MA-020, entre Vargem Grande e Coroatá; veja vídeo

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta terça-feira (16), um acidente envolvendo dois veículos de passeio aconteceu na MA-020, nas proximidades do povoado Macaúba, comunidade localizada na divisa dos municípios de Vargem Grande e Coroatá.

A dinâmica do sinistro de trânsito foi registrada por câmeras de videomonitoramento instaladas em uma residência às margens da rodovia e mostram a colisão entre um Chevrolet Onix e um Chevrolet Classic durante uma tentativa de ultrapassagem. Os automóveis seguiam no mesmo sentido.

Em seguida, o Onix capotou e o Classic chegou a sair da pista, mas o condutor conseguiu controlar a situação. Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, seis pessoas foram envolvidas no acidente e todos passam bem.


Veja o exato momento do acidente no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Juíza concede liberdade ao Vereador Beto Castro, preso durante Operação Benedictio

Beto Castro.
A Justiça do Maranhão concedeu liberdade provisória com medidas cautelares ao vereador de São Luís, Beto Castro (Avante), preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, nesta segunda-feira (15), durante a Operação Benedictio do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) que investiga um grupo suspeito de desviar R$ 9,6 milhões em emendas parlamentares destinadas a projetos sociais (saiba mais).

A decisão é da juíza Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, da 1ª Central das Garantias e Inquéritos da Comarca da Ilha de São Luís. Segundo a magistrada, embora a apreensão da arma seja um fato grave, não há elementos suficientes que justifiquem a prisão preventiva. Durante a operação, os agentes encontraram uma pistola Taurus G2C calibre 9mm, 11 munições no carregador, outras 12 munições em um veículo vinculado a ele, além de dinheiro em espécie e outros bens. A juíza destacou ainda que a investigação principal segue em fase inicial e que eventuais elementos sobre a periculosidade do vereador deverão ser analisados no processo que apura o suposto esquema criminoso.

Na decisão, a magistrada cita uma condenação de Beto Castro por posse ilegal de arma de fogo em 2022, cuja pena foi substituída por medidas restritivas de direitos e ainda aguarda julgamento de recurso. Também menciona um processo por estelionato, de 2017, no qual ele recebeu suspensão condicional do processo mediante o ressarcimento de R$ 100 mil. Apesar dos antecedentes, a juíza entendeu que eles não justificam, por si só, a prisão preventiva. A decisão destaca que o vereador possui residência fixa, família constituída, advogados constituídos e exerce mandato eletivo em São Luís, fatores que demonstram vínculo com a cidade e reduzem o risco de fuga.

A decisão concedeu liberdade provisória desde que o vereador compareça periodicamente à Justiça para informar e justificar suas atividades, além de estar proibido de deixar a comarca sem autorização judicial. Caso descumpra as determinações, poderá voltar a ser preso preventivamente.

Do G1 MA.

Duplo homicídio é registrado em Timbiras

Vítimas.
Um duplo homicídio foi registrado na noite deste domingo (14), no povoado Alegria, na zona rural de Timbiras. As vítimas foram identificadas como José dos Santos Rodrigues, de 47 anos, e Daniel dos Santos Silva, de 19 anos. De acordo com informações da polícia militar, por volta das 19h30, moradores da comunidade relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo nas proximidades do povoado. Ao verificarem o que havia ocorrido, populares encontraram os dois homens já sem vida em uma área de matagal.

A ocorrência foi atendida por uma guarnição da PM, que realizou os primeiros levantamentos no local. Durante as diligências, os policiais encontraram uma mochila contendo roupas, uma pochete, uma carabina, um aparelho celular, um porta cédulas e quatro munições, sendo três de calibre 9 milímetros e uma de calibre .40.

A área foi isolada para preservar a cena do crime e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos iniciais, os corpos foram removidos para os trâmites legais. O caso será investigado pela polícia civil, que buscará esclarecer a dinâmica do duplo homicídio, identificar a autoria e apurar a motivação do crime.

Veja mais detalhes no Programa Coroatá na TV:


Do Blog do Marco Silva.

Jornalista da TV Difusora é agredido com chute e casal acaba preso em São Luís; Fenaj e Sindjor-MA emitem nota

Momento da agressão.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sindjor-MA) divulgaram nota de repúdio nesta segunda-feira (15) após profissionais de imprensa maranhenses serem agredidos durante a cobertura de uma operação policial em frente à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), em São Luís (saiba mais).

No documento, as entidades classificam os ataques como uma grave violação à liberdade de imprensa e destacam que jornalistas e repórteres cinematográficos exerciam seu dever constitucional de informar a sociedade sobre uma ação de interesse público. “O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (SINDJOR-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar seu mais profundo repúdio às agressões, ameaças e atos de hostilidade sofridos por profissionais de imprensa”, diz trecho da nota.

As agressões ocorreram enquanto equipes da TV Difusora, TV Cidade e Band Maranhão acompanhavam a chegada de suspeitos presos durante uma operação policial que teve entre os alvos o vereador de São Luís, Beto Castro. Segundo relatos, familiares de um dos detidos passaram a hostilizar os profissionais com xingamentos, ameaças e tentativas de impedir o trabalho das equipes. Durante o tumulto, o apresentador Judson Carvalho, do programa Bandeira 2, da TV Difusora, foi atingido com um chute. De acordo com informações apuradas no local, o casal apontado como responsável pelas agressões também desacatou policiais da SEIC e acabou detido.

Na nota, Fenaj e Sindjor-MA defenderam a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, além de reafirmarem a importância da proteção aos profissionais de imprensa no exercício da atividade jornalística.


Veja o momento das agressões no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Portal Difusora News. 

PRF recupera no Maranhão veículos e equipamentos avaliados em cerca de R$ 2 milhões roubados no Tocantins

Equipamentos recuperados.
Na madrugada desta segunda-feira, 15, criminosos armados roubaram um caminhão-trator acoplado a um semirreboque que transportava uma retroescavadeira e um trator agrícola em um canteiro de obras em Araguaína, no Tocantins. Durante a ação, o vigilante do local foi rendido e mantido sob restrição de liberdade.

Após o compartilhamento de informações entre equipes da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins e do Maranhão, foi possível identificar a possível rota dos veículos e iniciar as buscas na região sul maranhense. Poucas horas depois, os quatro veículos foram localizados abandonados nas proximidades do povoado Vargem Limpa, em Balsas. As equipes da PRF contaram com o apoio da polícia militar do Maranhão durante as diligências. Nenhum suspeito foi encontrado no local.

Os bens recuperados, avaliados em cerca de R$ 2 milhões, foram encaminhados e entregues à delegacia regional de Balsas para os procedimentos legais e posterior restituição aos proprietários.

Fonte: PRF.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Gaeco, Seic e Polícia Militar deflagram Operação Benedictio contra organização criminosa

Operação Benedictio.
Uma ação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais cumpriu, nesta segunda-feira, 15, em São Luís, prisões preventivas, buscas e bloqueio de bens contra grupo que teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas destinadas a projetos sociais.

A investigação, que começou com a análise de prestações de contas de recursos públicos, resultou na deflagração da Operação Benedictio, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

Combate a facção e domínio territorial

Mais do que um esquema financeiro, a investigação revelou indícios de um núcleo armado e de intimidação vinculado, à época dos fatos, à facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM), com atuação em comunidades da capital. Segundo o Ministério Público, parte dos recursos desviados teria sido usada para sustentar uma verdadeira rede de proteção privada, voltada a blindar a liderança do grupo e a impor o silêncio aos moradores das áreas sob domínio da organização.

A decisão judicial destacou que o crime de organização tem natureza permanente e que a prisão preventiva mostrou-se indispensável para interromper a atuação do grupo, frear a reiteração delitiva e garantir a ordem pública, não havendo outra medida cautelar alternativa capaz de produzir o mesmo efeito.

Atuação integrada

A investigação foi conduzida pelo Gaeco em diversas fases e reuniu análises financeiras, relatórios de inteligência, afastamentos de sigilo autorizados judicialmente, interceptações telemáticas e trabalho de campo realizado por equipes especializadas. No cumprimento das medidas, o órgão do MPMA contou com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e da Polícia Militar do Maranhão, que asseguraram a capacidade operacional necessária para a execução simultânea das ordens judiciais nos diversos endereços.

“A investigação é fruto do trabalho do Gaeco, que reuniu ao longo de várias fases as provas que embasaram as medidas cautelares. E quando se soma a esse trabalho a integração com a Seic, a Polícia Militar e a inteligência da Caei no momento do cumprimento, o resultado é ainda melhor: ganhamos capacidade operacional para chegar a todos os alvos e desarticular uma estrutura que desviava recursos dos mais vulneráveis e se associava a uma facção criminosa. Seguimos com o compromisso de recuperar os ativos desviados”, afirmou o coordenador do Gaeco, Haroldo Paiva de Brito.

Resultado das diligências

Durante o cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam aparelhos celulares, computadores, notebooks e mídias de armazenamento, além de documentos, registros contábeis, mais de R$ 300.000,00 em dinheiro em espécie, armas e veículos de luxo. Todo o material apreendido será devidamente registrado e preservado, observando-se a cadeia de custódia, a fim de assegurar a integridade, a rastreabilidade e a confiabilidade dos elementos coletados.

Os equipamentos eletrônicos e mídias digitais serão encaminhados ao Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/MPMA) para extração e análise dos dados, enquanto os demais bens permanecerão sob a guarda dos órgãos responsáveis, conforme sua natureza e destinação legal. A operação resultou, ainda na prisão preventiva de pessoas e na prisão em flagrante do vereador Beto Castro.

Significado da Operação Benedictio

O nome da operação deriva da palavra latina Benedictus, que significa “abençoado”, em referência direta ao nome da entidade investigada, o Instituto Sê Tu Uma Bênção. A escolha busca estabelecer um contraste simbólico entre a finalidade social que inspirou a criação da instituição e os fatos apurados na investigação.

Enquanto iniciativas dessa natureza existem para promover solidariedade, acolhimento e transformação social, os elementos reunidos apontam para a possível utilização do Instituto Sê Tu Uma Bênção como instrumento para o desvio de recursos públicos destinados justamente à população mais vulnerável. Em outras palavras, valores que deveriam representar esperança e oportunidade para milhares de pessoas teriam sido desviados em benefício de uma estrutura criminosa organizada.

Mais do que uma referência nominal, a Operação Benedictio simboliza o compromisso das instituições de controle e persecução penal em assegurar que recursos públicos destinados à promoção da dignidade humana cumpram efetivamente sua missão. O verdadeiro sentido de uma bênção não está na apropriação indevida de recursos coletivos, mas na sua correta aplicação em benefício da sociedade.

A Operação Benedictio também integra uma mobilização nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), iniciativa que reúne os Gaecos dos Ministério Público de todo país, em ações simultâneas voltadas ao enfrentamento das organizações criminosas e de suas diversas formas de atuação. A Operação Benedictio reafirma o compromisso do Ministério Público do Maranhão e das forças de segurança com o enfrentamento qualificado à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.

Redação: CCOM-MPMA.