segunda-feira, 22 de junho de 2026

Comerciante reage a assalto, mata suspeito e morre durante troca de tiros em Bacabeira

Vítima.
Um comerciante identificado como Oscar Monteiro Rosa, de 37 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (22) após reagir a uma tentativa de assalto na praça central de Bacabeira, no interior do Maranhão. Um dos suspeitos envolvidos na ação criminosa também morreu durante o confronto.

Segundo informações da polícia civil, quatro homens chegaram ao local em duas motocicletas e anunciaram o assalto em um estabelecimento comercial do tipo churrasquinho, de propriedade da vítima. Ainda conforme a investigação inicial, o empresário reagiu à abordagem, iniciando uma troca de tiros. No confronto, Oscar foi atingido no pescoço. Mesmo ferido, ele conseguiu alvejar dois dos assaltantes.

Um dos suspeitos morreu ainda no local. Outro foi baleado e conseguiu fugir, sendo posteriormente localizado em uma unidade de saúde de Santa Rita, onde deu entrada com ferimento no abdômen. Ele foi identificado como Pedro Lima. Os outros dois envolvidos foram presos em seguida pelas forças de segurança. Os suspeitos seriam de Santa Rita e faccionados do Bonde dos 40.

Após ser baleado, a vítima ainda tentou sair do local dirigindo o próprio veículo em busca de atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro do carro. Oscar Monteiro era conhecido no ramo comercial de Bacabeira e deixa dois filhos. A polícia civil segue com as investigações.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Em Imperatriz, Marcus Brandão diz que vice de Orleans será anunciado em até 10 dias

Marcus Brandão.
Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB Marcus Brandão voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%”, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022. “Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado André Fufuca saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Arraial da Assembleia.
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense. “Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão. Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Fomento à economia

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço. O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís. A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou. 

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa. Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Mais um golpe envolvendo venda de moto na internet é registrado em Vargem Grande

Motocicleta envolvida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Vargem Grande registrou, em um intervalo de poucas horas, mais um caso de golpe envolvendo a venda de veículo por meio das redes sociais. A situação chegou ao conhecimento do Titular do Blog após a publicação da matéria 'Venda de moto pela internet deixa duas vítimas em Vargem Grande' (relembre).

O contexto desta vez inclui uma motocicleta Honda Pop 110I de cor vermelha, anunciada pelo proprietário no Facebook pelo valor de R$ 9 mil. Em seguida, segundo o boletim de ocorrência registrado por ele, um homem de nome 'Luís Carlos' entrou em contato para efetuar a compra e que um vizinho e um cunhado iriam buscar o veículo.

O proprietário foi orientado a ir a um posto de combustíveis da cidade, onde as duas pessoas receberam o veículo e mostraram um comprovante de pagamento via pix, no entanto, o valor nunca foi depositado. Desta forma, a vítima procurou a delegacia e comunicou as autoridades sobre a situação, que ainda pode envolver mais pessoas que atuam com revenda de veículos em Vargem Grande.

Por fim, a vítima informou, ainda, que conseguiu o contato telefônico de uma dessas pessoas responsáveis por buscar a sua moto, que relatou ter pago R$ 3,6 mil ao suposto 'Luís Carlos', no entanto, se recusou a devolver o veículo e o bloqueou no WhatsApp.

Em breve mais novidades!

domingo, 21 de junho de 2026

Vereador de São Luís Dr. Joel declara apoio a Marcos Miranda Júnior

Dr. Joel e Marcos Júnior.
O pré-candidato a deputado estadual Marcos Miranda Júnior recebeu, neste domingo (21), uma importante demonstração de apoio político durante um almoço realizado em São Luís. O encontro reuniu lideranças e apoiadores da capital maranhense, fortalecendo ainda mais a construção do projeto político que vem ganhando espaço em diversas regiões do Maranhão.

Na ocasião, o vereador Dr. Joel, que também é pré-candidato a deputado federal, declarou oficialmente apoio a Marcos Miranda Júnior, ao tempo que destacou a importância de incentivar e fortalecer novas lideranças comprometidas com o desenvolvimento do estado e com a defesa das demandas da população maranhense.

A adesão de Dr. Joel representa mais um passo importante no processo de ampliação da base política de Marcos Júnior, que tem consolidado apoios em diferentes municípios e regiões do Maranhão. O crescimento do movimento em torno de seu nome também tem alcançado a capital, onde novas lideranças vêm se somando ao projeto para as eleições de 2026.

Do Blog Bom Lugar News.

Presidente Vargas: Prefeita Fabiana Mendes sofre acidente e passará por cirurgia

Fabiana Mendes.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes informou, neste domingo (21), por meio das suas redes sociais, que sofreu um acidente doméstico em São Luís e teve um corte profundo no tendão do pé, situação que precisará de intervenção cirúrgica nesta segunda-feira (22). A gestora está internada no Hospital São Domingos e agradeceu as mensagens de apoio.

Veja a nota na íntegra:

Queridos amigos e amigas,

Venho por meio desta mensagem informar que sofri um acidente doméstico, no qual acabei lesionando o tendão do pé. No momento, estou internada e em breve passarei por um procedimento cirúrgico. Quero tranquilizar a todos, estou sendo bem assistida e confiante na minha recuperação.

Aproveito também para agradecer, de coração, por todas as mensagens de carinho, orações e preocupação que tenho recebido. Seguimos firmes, com fé em Deus, e em breve estarei de volta, retomando minhas atividades com ainda mais força.

Bombeiros de Codó e Coroatá combatem incêndio de grandes proporções em Timbiras

Incêndio de grandes proporções.
Um incêndio de grandes proporções mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão na manhã deste sábado (20), em Timbiras. O fogo atingiu o estabelecimento comercial conhecido como “Casa Mendes” e exigiu horas de trabalho das equipes para controlar as chamas. A ocorrência foi atendida por militares da 15ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), de Codó, com apoio da 19ª CIBM, de Coroatá.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada ainda nas primeiras horas da manhã e chegou ao local por volta das 6h40. Ao iniciar a operação, os militares constataram que o incêndio atingia uma edificação de dois pavimentos utilizada como comércio e depósito de mercadorias. Devido à dimensão do incêndio, os bombeiros dividiram a atuação em duas frentes de combate. Uma equipe trabalhou diretamente no foco principal das chamas, localizado na parte central do imóvel, onde havia grande quantidade de produtos armazenados.

As condições encontradas eram consideradas extremamente difíceis. Os militares enfrentaram altas temperaturas, intensa fumaça, baixa visibilidade e sucessivas explosões dentro do estabelecimento. Inicialmente, as explosões foram atribuídas a recipientes armazenados no local. No entanto, após cerca de uma hora e meia de combate, ocorreram entre 30 e 40 explosões de maior intensidade, levantando a suspeita da existência de fogos de artifício armazenados no prédio.

Por questões de segurança, as equipes precisaram se afastar temporariamente da área de risco e retomaram o combate após o fim das explosões. Em outro ponto da edificação, os bombeiros tiveram que acessar um imóvel vizinho e abrir um acesso na parede para alcançar um foco de incêndio que ameaçava se espalhar para outras áreas do prédio.

Diante da complexidade da ocorrência, foi solicitado reforço da 19ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, de Coroatá. A equipe chegou ao local por volta das 8h30 e passou a atuar no pavimento superior da construção, onde havia materiais altamente inflamáveis, como papéis e materiais de escritório.

O incêndio provocou o colapso parcial da cobertura do imóvel. Mesmo diante das dificuldades, os bombeiros conseguiram controlar as chamas e impedir que o fogo atingisse estabelecimentos vizinhos. Por volta das 10h, as equipes passaram a atuar de forma conjunta na eliminação dos últimos focos de incêndio. Após várias horas de trabalho, o fogo foi completamente extinto. Apesar dos grandes danos causados à estrutura do prédio, ninguém ficou ferido.

Do Portal Difusora News.

Traficantes são presos e drogas apreendidas em Presidente Vargas

Drogas apreendidas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais civis da delegacia regional de Itapecuru-Mirim realizaram, recentemente, duas prisões em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas durante incursões deflagradas em Presidente Vargas.

Com A.G.A., vulgo 'Gabriel', os policiais apreenderam porções individualizadas de maconha, balança de precisão, dinheiro em espécie e munição calibre 38, razão pela qual ele também foi autuado por posse irregular de munição. "O local alvo já estava sendo investigado pela movimentação constante de faccionados", explicou o delegado regional Samuel Morita.

Já com L.C.N., também vulgo 'Gabriel', foram encontradas 27 porções de crack e mais duas porções maiores do mesmo entorpecente. Também foi apreendida uma moto Honda Pop com supressão da numeração identificadora, sendo ele autuado em flagrante por adulteração de sinais característicos de veículo. "Este é um criminoso faccionado e reincidente, que ainda tentou fugir do local, mas foi capturado", finalizou Morita.

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

Barreirinhas.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

"Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor. São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população", afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade. Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

Compromisso

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã. "Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado", declarou o pastor.

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. "Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população", afirmou.

Comando Vermelho é alvo de operação por extorquir moradores no Maranhão

Operação Domínio Paralelo.
A polícia civil do Maranhão, em ação conjunta com o Ministério Público, deflagrou uma força-tarefa denominada “Operação Domínio Paralelo”, com o objetivo de desarticular um núcleo da facção criminosa Comando Vermelho, investigado por envolvimento em crimes de extorsão, domínio social estruturado e lavagem de dinheiro em São Luís.

A investigação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MP-MA), apurou que integrantes da organização criminosa exerciam controle territorial sobre a comunidade conhecida como Península do Ipase, também chamada de Poeirão, localizada na região do Bequimão.

Segundo as investigações, moradores da área eram submetidos a cobranças compulsórias mediante intimidação e grave ameaça. Os valores arrecadados, de acordo com os levantamentos, eram recolhidos por meio de uma pessoa jurídica formalmente constituída, utilizada como instrumento para movimentação financeira ilícita. As apurações também revelaram que a facção utilizava o domínio exercido sobre a comunidade para impor regras, constranger moradores e obter vantagens econômicas ilegais, estabelecendo uma estrutura paralela de poder sustentada pela intimidação e pelo controle social da região.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra três investigados apontados como integrantes do grupo criminoso, além de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos da investigação. No decorrer das diligências, as equipes apreenderam aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais considerados relevantes para o aprofundamento das investigações.

A “Operação Domínio Paralelo” mobilizou equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), do Departamento de Combate a Crimes contra Instituições Financeiras (DCRIF) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), reforçando a atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime organizado no estado.

Venda de moto pela internet deixa duas vítimas em Vargem Grande

Imagem meramente ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Recentemente a venda de uma motocicleta Honda NXR Bros de cor preta, anunciada por um morador de Vargem Grande pelo valor de R$ 11 mil através das redes sociais, acabou se tornando um caso de polícia. Vamos explicar.

Segundo o proprietário, ao fazer o anúncio, uma mulher de nome 'Bruna' entrou em contato para efetuar a compra e que uma terceira pessoa iria até a cidade buscar o veículo, momento em que faria o pix do valor. A pessoa realmente esteve em Vargem Grande e, inclusive, recebeu a moto, mas o dinheiro não foi depositado na conta do proprietário.

Desta forma, ele resolveu procurar a polícia militar, que rapidamente acionou equipes da região e conseguiram encontrar a pessoa já de passagem por Coroatá. Esta pessoa, no entanto, era outra vítima. Entenda: na delegacia de Vargem Grande, o segundo envolvido relatou que essa mesma 'Bruna' anunciou a moto pelo valor de R$ 5 mil e que, após o pagamento, ele poderia buscar a moto com um 'amigo'. E assim foi feito. 

Graças a rápida intervenção dos policiais, o morador de Vargem Grande conseguiu recuperar seu bem material. Já a outra vítima, que era de Teresina, teve o prejuízo financeiro. Desta forma, eles foram orientados a registrarem boletim de ocorrência e a procurarem os meios legais para solucionarem a situação.

Fica o alerta!


sábado, 20 de junho de 2026

São João e Copa do Mundo: Arraial da Assembleia reúne público apaixonado por folclore e futebol

Arraial da Assembleia recebeu o Boi de Nina Rodrigues.
A segunda noite no Arraial da Assembleia 2026, nesta sexta-feira (19), foi marcada pela exaltação e valorização da cultura popular maranhense, reunindo, também, amantes de futebol, que acompanharam a partida entre Brasil e Haiti, cujo placar foi 3x0 para a Seleção Brasileira. No clima de Copa do Mundo, o espaço reuniu numeroso público, que acompanhou toda a programação até a madrugada deste sábado (20).

O deputado estadual Wellington do Curso (PSD) participou da programação e destacou a organização do evento, idealizado pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB). “O Arraial da Assembleia é o melhor arraial do Brasil porque é feito com amor e carinho pela presidente Iracema Vale, a primeira mulher a presidir a Assembleia. Preparamos este arraial para a população maranhense com muito carinho e amor. Esse é o arraial da família maranhense, com segurança, acessibilidade e muita cultura. Convido quem ainda não veio a desfrutar do Arraial da Assembleia”, afirmou o parlamentar.

Atrações

A programação da segunda noite teve início com a apresentação do grupo Cofo de Sotaques, seguida pela Companhia Mirim Princesinha do Jordoa, Boi Mirantes da Ilha, Companhia Encantar, Quadrilha Alegria Caipira, Boi Estrela da Cohab, Boi de Nina Rodrigues e Cacuriá do Jhon. Na sequência, o público acompanhou apresentações de destacados representantes da cultura popular maranhense, como o Boi da Lua, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo e o centenário Boi de Maracanã, que encerrou a noite com seu batalhão pesado e contagiante, entregando muita energia e emoção.

O público ainda acompanhou a partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo. O jogo começou às 21h30 e foi transmitido no arraial por meio de telões. Os presentes festejaram cada um dos três gols da Seleção Brasileira e a comemoração foi com a grande festa da tradição popular no tablado de apresentações, onde os grupos folclóricos deram um show de musicalidade, colorido e sincronia.

Além de fortalecer as tradições juninas do Maranhão, o Arraial da Assembleia tem se consolidado como um dos principais espaços de valorização da cultura popular, conjugando segurança, acessibilidade, gastronomia típica e uma programação diversificada para todas as idades.