sexta-feira, 26 de junho de 2026

Mandante de vários homicídios ocorridos em Itapecuru-Mirim é preso na área nobre de São Luís

Arma de fogo apreendida.
A polícia civil do Maranhão prendeu, na manhã desta sexta-feira (26), um homem de 36 anos investigado por mandar executar um homicídio ocorrido em Itapecuru-Mirim. Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, os policiais localizaram o alvo em posse de uma pistola calibre .380, acompanhada de 29 munições. A prisão foi realizada em um condomínio no bairro Jardim Renascença, na área nobre de São Luís, por equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

De acordo com as investigações, o preso é apontado como mandante do assassinato de Francisco das Chagas Silva, conhecido como “Chaguinha”, crime ocorrido no dia 24 de setembro de 2024. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o homicídio teria sido motivado por disputas relacionadas ao controle territorial do tráfico de entorpecentes na região. As apurações indicam que o investigado teria ordenado a execução da vítima, enquanto a ação criminosa teria sido executada por seu próprio irmão.

Conforme apuração do DCCO, o investigado também responde a duas ações penais por homicídios registrados em Itapecuru-Mirim, ambos ligados à rivalidade pelo domínio do tráfico de drogas na cidade. Em um dos casos, ele foi pronunciado e será submetido a júri popular pelo assassinato de Heles Araújo dos Anjos, ocorrido em março de 2021. Além disso, também responde judicialmente pelo homicídio de William dos Anjos Andrade, sobrinho da primeira vítima, crime ocorrido em agosto de 2020. Após os procedimentos legais na SEIC, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Filha é condenada a 21 anos de prisão por tentar matar própria mãe com chumbinho no Maranhão

Condenada.
O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Maria Eduarda Marques a 21 anos, 11 meses e 26 dias de reclusão, por tentar matar a própria mãe envenenada, quando a vítima estava internada em uma unidade de saúde da capital. O juiz Gilberto de Moura Lima determinou que fosse expedido mandado prisão para a imediata execução da pena.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a ré tentou contra a vida da mãe Sandra Maria Marques, usando substância tóxica, conhecida popularmente por “chumbinho”, nos dias 24 e 27 de abril de 2025, por volta das 19h e 9h, respectivamente, em um dos leitos do Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís. Ainda de acordo com os autos, a acusada só não conseguiu matar a mãe porque houve pronta intervenção de enfermeiras e médicos do hospital, conforme atesta o laudo de exame toxicológico da vítima (relembre).

Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por feminicídio envolvendo violência familiar, majorado pelo uso de veneno e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, na sua forma tentada. O promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu, durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, que fossem reconhecidas em desfavor da acusada as circunstâncias agravantes do crime ter sido cometido contra ascendente (mãe) e enferma, pois na época a vítima estava internada no Hospital da Vila Luizão.

Em diálogo com taxistas de todo Maranhão, Orleans Brandão assume compromisso com a categoria

Taxistas.
O pré-candidato ao governo do estado Orleans Brandão participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. 

Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades. “Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.

Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do "Detran Net" foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.

“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.

O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

MPMA denuncia até faccionado por desvio de quase R$ 10 milhões em operação que prendeu Beto Castro

Beto Castro.
O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), ofereceu Denúncia à Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados contra dez pessoas investigadas no âmbito da Operação Benedictio, deflagrada em junho deste ano. Os denunciados são acusados de integrar organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos, lavagem de capitais e associação com facção criminosa (relembre).

De acordo com a Denúncia, o grupo teria desviado R$ 9,6 milhões em recursos públicos oriundos de convênios e emendas parlamentares destinados a projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Sê Tu Uma Bênção. As investigações tiveram início a partir da identificação de inconsistências contábeis na prestação de contas do Instituto, analisadas no Inquérito Civil conduzido pela 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís. O aprofundamento das apurações apontou a existência de uma estrutura criminosa formada por dirigentes de entidade do terceiro setor, empresários, operadores financeiros, agentes políticos e integrantes de facção criminosa.

A Operação Benedictio foi deflagrada em 15 de junho pelo MPMA, por intermédio do Gaeco, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da polícia militar, em cumprimento a decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em 12 endereços, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.

Durante a operação, foram presos preventivamente Lucivânia Silva Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha, Cristiana Serra Duarte Cunha e Evânia Maria Sousa Nicácio. Também foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, valores em espécie, joias e veículos de luxo. Na residência do vereador Werbeth Macedo Castro, conhecido como Beto Castro, foram encontrados mais de R$ 315 mil em dinheiro. Foram apreendidos, no total, R$ 2,14 milhões entre bens e valores em espécie. Além disso, foram bloqueados R$ 1,17 milhão.

NÚCLEOS

Segundo o Ministério Público, a organização criminosa estava estruturada em quatro núcleos. O núcleo institucional seria liderado por Lucivânia Silva Alves Siqueira, presidente do Instituto Sê Tu Uma Bênção, apontada como responsável pela captação de recursos públicos, comando do desvio das verbas e coordenação das atividades do grupo.

O núcleo empresarial e contábil seria composto por Robson de Oliveira Siqueira, José Roberto Santos Cunha, Cristiana Serra Duarte Cunha e Evânia Maria Sousa Nicácio. Conforme a denúncia, o grupo era responsável pela movimentação financeira dos recursos desviados, utilização de empresas de fachada, emissão de documentos fiscais e contábeis ideologicamente falsos e ocultação da origem ilícita dos valores.

Já o núcleo político seria integrado pelos vereadores Joaquim Umbelino Ribeiro Júnior e Werbeth Macedo Castro, além de Raquel Santos de Lacerda. De acordo com o MPMA, os agentes políticos direcionavam emendas parlamentares e recebiam vantagens indevidas provenientes dos recursos desviados, enquanto Raquel Santos de Lacerda atuaria como interposta pessoa para recebimento e ocultação dos valores.

Ainda segundo a Denúncia, o núcleo armado era formado por Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, apontado como líder da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) na área de atuação do grupo, e por Evano Hícaro dos Santos Soares, identificado como responsável pela intimidação de testemunhas e proteção operacional do esquema. O Ministério Público atribuiu aos denunciados os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de capitais, com agravantes relacionadas ao exercício de funções de liderança e ao emprego de organização armada, conforme a participação individual de cada investigado.

As investigações também apontaram que parte dos recursos desviados teria sido utilizada para manter uma rede de proteção armada destinada a garantir o funcionamento do esquema e impor silêncio a moradores das comunidades onde o instituto atuava.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Terremotos causam tragédia na Venezuela e são sentidos em estados brasileiros

Terremotos.
O número de mortos nos dois fortes terremotos, de magnitude 7.2 e 7.5 na escala Richter, na Venezuela, subiu para 188, segundo novo balanço oficial divulgado pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, na tarde desta quinta-feira (25). O governo, comandado pela presidente interina Delcy Rodríguez, aguarda o balanço do estado de La Guaira, um dos mais afetados. A expectativa é de que o número de vítimas fatais aumente. São 1.520 feridos.

Os dois terremotos, que causaram o desabamento de prédios em Caracas e também foram sentidos na vizinha Colômbia e na região norte do Brasil, ocorreram com menos de um minuto de intervalo, em locais a cerca de 45 quilômetros de distância e em diferentes profundidades, de acordo com dados do USGS. O primeiro terremoto, de magnitude 7,2, ocorreu às 19h04 no horário de Brasília de quarta-feira, 24. Seu epicentro foi próximo a San Felipe, com profundidade de 21,9 km. O segundo terremoto, de 7,5, ocorreu 39 segundos depois, com epicentro próximo a Yumare e 10 km de profundidade.

Veja mais detalhes na reportagem da CNN Brasil:


Morre o radialista e comerciante 'Garoto do Bigode', figura marcante de São Luís

Garoto do Bigode.
Morreu nesta quinta-feira (25), aos 75 anos, o radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”. Ele estava internado havia cerca de 30 dias em um hospital localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís, após complicações decorrentes de um grave problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação da morte foi feita pela esposa, Zenaide, e pelos filhos, Jefferson e Katiuscia, que vieram de Brasília para acompanhar o pai. Robson já havia enfrentado sérios problemas de saúde entre 2019 e 2020, quando precisou ser internado na capital maranhense, mas conseguiu se recuperar. Desta vez, porém, não resistiu após o agravamento do quadro clínico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figura marcante da comunicação maranhense, Robson Neri viveu o auge da carreira entre as décadas de 1970 e 1990, destacando-se como um dos principais narradores esportivos da região e chegando a comandar a equipe de esportes da extinta Rádio Ribamar AM. Conhecido pela baixa estatura, personalidade extrovertida e pelo inseparável bigode, transformou o apelido “Garoto do Bigode” em uma marca reconhecida pelo público.

Em 1990, decidiu deixar o rádio após desavenças nos bastidores das emissoras e passou a empreender no comércio. Inicialmente, abriu uma lanchonete na Praça Deodoro, no centro de São Luís, onde por 26 anos vendeu pizzas acompanhadas de caldo de cana. Nos últimos anos, adaptou o negócio para o comércio ambulante, percorrendo avenidas e mercados da capital em um veículo adaptado para a venda de caldos e coxinhas, mantendo o carisma que o tornou popular entre os clientes.

Do Blog do Gilberto Léda.

Moradores do Povoado Entroncamento vão realizar manifestação nesta sexta-feira

Povoado Entroncamento.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Moradores do povoado Entroncamento, comunidade localizada no cruzamento das BRs 135 e 222, na zona rural de Itapecuru-Mirim, vão realizar uma manifestação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26). 

Segundo apurado pelo Titular do Blog, o protesto terá início às 7h, com concentração em frente ao Restaurante Popular, e tem como principal objetivo solicitar a reconstrução dos quebra-molas retirados da BR-135, medida que, conforme os moradores, é essencial para reduzir acidentes e proteger motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Orleans Brandão reúne prefeitos de todo Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão

Reunião com prefeitos.
Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão. Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha. Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação. “Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão. “Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios. “Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

Condenado a prisão pelo STF, Josimar Maranhãozinho é alvo de nova operação da PF

Operação Afluente.
O deputado federal Josimar Maranhãozinho é alvo de buscas da Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (25), em uma operação que investiga a suspeita de desvio de emendas do chamado "orçamento secreto". Batizada como "Operação Afluente", a ação apura os crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Goiás e Maranhão. Ainda de acordo com a PF, os valores teriam sido operacionalizados por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Interlocutores da PF apontam que os alvos da operação seriam empresas contratadas para executar obras com emendas, e um dos endereços seria a própria casa do deputado já que ele é sócio de uma delas.

O deputado do PL já tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março por desvio de emendas. Ele está licenciado do mandato na Câmara dos Deputados. Nesse processo em que foi condenado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que Maranhãozinho coordenava a destinação das emendas. A PGR citou também que o deputado monitorava a liberação dos recursos e controlava planilhas de pagamento, além de realizar cobranças de propina quando necessário (saiba mais).

Do G1.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Crise na Família Bolsonaro! Michelle grava vídeo e diz que foi humilhada por Flávio

Michelle Bolsonaro.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um depoimento nas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à Presidência nas eleições de outubro. Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o partido se aliou com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) -- apoio criticado por Michelle.

"Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", afirmou a ex-primeira-dama.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como "meu enteado" e "pré-candidato", sem usar o sobrenome "Bolsonaro" em nenhum momento. Após Michelle expor a briga dos dois, Flávio Bolsonaro fez uma live em suas redes sociais antes do jogo do Brasil contra a Escócia, pela Copa do Mundo 2026. Nas imagens, ele apareceu com a mulher e usou uma máscara do atacante Neymar. "Hoje é dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar de coisa boa, vamos tratar de futebol", disse.

Veja o vídeo na íntegra:


Do G1.

Jovem cai da garupa de moto e morre atropelada por caminhão na BR-135

Vítima do acidente.
Uma jovem de 21 anos, identificada como Singryd Kaiany Rodrigues Serejo, morreu em um grave acidente registrado na noite dessa terça-feira (23) na BR-135, nas proximidades da Vila Maranhão, em São Luís.

De acordo com as informações preliminares, a vítima estava na garupa de uma motocicleta por aplicativo que se envolveu em uma colisão com um caminhão. Com o impacto, Singryd caiu na pista e acabou sendo atropelada pelo veículo de carga, ficando sob o veículo pesado. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Segundo relatos, o condutor da motocicleta deixou a cena do acidente após a colisão. As circunstâncias da fuga e sua participação no caso deverão ser apuradas pelas autoridades responsáveis pela investigação.

Acadêmica do curso Técnico de Enfermagem do Ana Neri Educação Profissional, Singryd era moradora da Vila Cabral Miranda, no bairro Pedrinhas. Equipes de atendimento e órgãos de segurança foram acionados para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários no local. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e as autoridades trabalham para esclarecer a dinâmica da colisão e identificar eventuais responsabilidades. A instituição onde Singryd estudava emitiu nota de pesar.

Do Portal VB.

Adolescente de 17 anos é encontrado morto às margens do Rio Itapecuru

Corpo do adolescente.
O corpo de um jovem de 17 anos, identificado como Wederson Richardson Pereira Guedes, que estava desaparecido desde o último fim de semana, foi encontrado na tarde dessa terça-feira (23) às margens do Rio Itapecuru, em Codó. O desaparecimento havia sido registrado no domingo (21). Desde então, equipes de resgate, bombeiros e polícia civil realizavam buscas para tentar encontrar o adolescente.

Novas informações dadas pela mãe do jovem foram repassadas aos investigadores e passaram a integrar os trabalhos de busca. O delegado responsável pelo caso informou aos bombeiros que um corpo havia sido avistado boiando nas margens do Rio Itapecuru, levantando a suspeita de que pudesse se tratar do adolescente desaparecido.

Após a localização do corpo, equipes da PC-MA e representantes de uma funerária foram ao local. Antes da chegada dos profissionais responsáveis pela remoção, familiares enviaram uma embarcação para realizar o recolhimento do corpo encontrado no rio. A identificação foi confirmada por meio de uma pulseira usada pelo adolescente, encerrando as buscas que mobilizaram familiares e autoridades desde o desaparecimento.

Veja o momento que o corpo foi encontrado:


Do Imirante.