sábado, 27 de junho de 2026

Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo

Orleans Brandão.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

Presidente Vargas celebra São João com muita tradição e alegria

Arraiá Luá Presvarguense.
O Arraiá Luá Presvarguense 2026 foi marcado por três noites de muita cultura, alegria e tradição em Presidente Vargas. O evento reuniu a população e contou com apresentações culturais, danças típicas e grande participação popular.

A prefeita Fabiana Mendes destacou a importância da festa e agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento. A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura, também agradeceu aos organizadores, artistas, colaboradores e ao público, que fizeram do arraiá um grande sucesso.

Da Ascom PMPV.

Prefeito Preto participa da abertura do São João do Povo em Vargem Grande

São João do Povo.
O prefeito de Vargem Grande Preto participou, na noite desta sexta-feira (26), da abertura oficial do São João do Povo, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. A primeira noite da programação reuniu um grande público, que compareceu para prestigiar as apresentações e celebrar as tradições juninas.

A programação contou com o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, reunindo grupos que encantaram o público com apresentações marcadas pela criatividade, beleza e valorização da cultura popular. Além das quadrilhas, a noite também foi abrilhantada por diversas atrações artísticas e culturais, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo às manifestações culturais da cidade.

Durante o evento, o prefeito Preto destacou a importância de manter viva a tradição junina e de promover ações que fortaleçam a identidade cultural de Vargem Grande. O São João do Povo segue com uma programação diversificada, oferecendo momentos de lazer, cultura e entretenimento para toda a população, valorizando os artistas locais e preservando uma das maiores tradições do povo vargem-grandense.

Veja mais fotos:

Da Ascom PMVG.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ao interceder por evangélicos, deputada Mical fica presa na SMTT

Mical Damasceno.
A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local. Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular. A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

Policial militar é preso por desvio de armas de fogo para criminosos no Maranhão

Momento da prisão.
A polícia civil do Maranhão deflagrou uma força-tarefa em São Domingos do Maranhão com o objetivo de cumprir mandados judiciais no âmbito de uma investigação que apura o desvio feito por agentes de segurança pública de armas de fogo apreendidas e a posterior comercialização ilegal do armamento para criminosos da cidade e de municípios vizinhos.

De acordo com as investigações, armas de fogo que deveriam ser regularmente apresentadas às autoridades competentes estariam sendo desviadas e reinseridas no meio criminoso. Durante o cumprimento das diligências, uma pessoa em flagrante delito. Trata-se de um policial militar, autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm.

Além da prisão em flagrante, a operação resultou na apreensão de outras duas armas de fogo do tipo pistola, bem como diversas munições dos calibres 9mm, .380, 12 e 25. Todo o material recolhido será submetido às perícias cabíveis e incorporado aos elementos de informação já reunidos no procedimento investigatório.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o preso foi encaminhado ao batalhão da PM localizado em Presidente Dutra, onde permanecerá à disposição da Justiça para a adoção dos procedimentos legais subsequentes. As investigações terão continuidade com o objetivo de identificar todos os envolvidos, esclarecer integralmente os fatos e responsabilizar criminalmente os autores das condutas apuradas.

Mandante de vários homicídios ocorridos em Itapecuru-Mirim é preso na área nobre de São Luís

Arma de fogo apreendida.
A polícia civil do Maranhão prendeu, na manhã desta sexta-feira (26), um homem de 36 anos investigado por mandar executar um homicídio ocorrido em Itapecuru-Mirim. Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, os policiais localizaram o alvo em posse de uma pistola calibre .380, acompanhada de 29 munições. A prisão foi realizada em um condomínio no bairro Jardim Renascença, na área nobre de São Luís, por equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

De acordo com as investigações, o preso é apontado como mandante do assassinato de Francisco das Chagas Silva, conhecido como “Chaguinha”, crime ocorrido no dia 24 de setembro de 2024. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o homicídio teria sido motivado por disputas relacionadas ao controle territorial do tráfico de entorpecentes na região. As apurações indicam que o investigado teria ordenado a execução da vítima, enquanto a ação criminosa teria sido executada por seu próprio irmão.

Conforme apuração do DCCO, o investigado também responde a duas ações penais por homicídios registrados em Itapecuru-Mirim, ambos ligados à rivalidade pelo domínio do tráfico de drogas na cidade. Em um dos casos, ele foi pronunciado e será submetido a júri popular pelo assassinato de Heles Araújo dos Anjos, ocorrido em março de 2021. Além disso, também responde judicialmente pelo homicídio de William dos Anjos Andrade, sobrinho da primeira vítima, crime ocorrido em agosto de 2020. Após os procedimentos legais na SEIC, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Filha é condenada a 21 anos de prisão por tentar matar própria mãe com chumbinho no Maranhão

Condenada.
O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Maria Eduarda Marques a 21 anos, 11 meses e 26 dias de reclusão, por tentar matar a própria mãe envenenada, quando a vítima estava internada em uma unidade de saúde da capital. O juiz Gilberto de Moura Lima determinou que fosse expedido mandado prisão para a imediata execução da pena.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a ré tentou contra a vida da mãe Sandra Maria Marques, usando substância tóxica, conhecida popularmente por “chumbinho”, nos dias 24 e 27 de abril de 2025, por volta das 19h e 9h, respectivamente, em um dos leitos do Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís. Ainda de acordo com os autos, a acusada só não conseguiu matar a mãe porque houve pronta intervenção de enfermeiras e médicos do hospital, conforme atesta o laudo de exame toxicológico da vítima (relembre).

Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por feminicídio envolvendo violência familiar, majorado pelo uso de veneno e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, na sua forma tentada. O promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu, durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, que fossem reconhecidas em desfavor da acusada as circunstâncias agravantes do crime ter sido cometido contra ascendente (mãe) e enferma, pois na época a vítima estava internada no Hospital da Vila Luizão.

Em diálogo com taxistas de todo Maranhão, Orleans Brandão assume compromisso com a categoria

Taxistas.
O pré-candidato ao governo do estado Orleans Brandão participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. 

Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades. “Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.

Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do "Detran Net" foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.

“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.

O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

MPMA denuncia até faccionado por desvio de quase R$ 10 milhões em operação que prendeu Beto Castro

Beto Castro.
O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), ofereceu Denúncia à Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados contra dez pessoas investigadas no âmbito da Operação Benedictio, deflagrada em junho deste ano. Os denunciados são acusados de integrar organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos, lavagem de capitais e associação com facção criminosa (relembre).

De acordo com a Denúncia, o grupo teria desviado R$ 9,6 milhões em recursos públicos oriundos de convênios e emendas parlamentares destinados a projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Sê Tu Uma Bênção. As investigações tiveram início a partir da identificação de inconsistências contábeis na prestação de contas do Instituto, analisadas no Inquérito Civil conduzido pela 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís. O aprofundamento das apurações apontou a existência de uma estrutura criminosa formada por dirigentes de entidade do terceiro setor, empresários, operadores financeiros, agentes políticos e integrantes de facção criminosa.

A Operação Benedictio foi deflagrada em 15 de junho pelo MPMA, por intermédio do Gaeco, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da polícia militar, em cumprimento a decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em 12 endereços, além do bloqueio de bens e valores dos investigados.

Durante a operação, foram presos preventivamente Lucivânia Silva Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha, Cristiana Serra Duarte Cunha e Evânia Maria Sousa Nicácio. Também foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, valores em espécie, joias e veículos de luxo. Na residência do vereador Werbeth Macedo Castro, conhecido como Beto Castro, foram encontrados mais de R$ 315 mil em dinheiro. Foram apreendidos, no total, R$ 2,14 milhões entre bens e valores em espécie. Além disso, foram bloqueados R$ 1,17 milhão.

NÚCLEOS

Segundo o Ministério Público, a organização criminosa estava estruturada em quatro núcleos. O núcleo institucional seria liderado por Lucivânia Silva Alves Siqueira, presidente do Instituto Sê Tu Uma Bênção, apontada como responsável pela captação de recursos públicos, comando do desvio das verbas e coordenação das atividades do grupo.

O núcleo empresarial e contábil seria composto por Robson de Oliveira Siqueira, José Roberto Santos Cunha, Cristiana Serra Duarte Cunha e Evânia Maria Sousa Nicácio. Conforme a denúncia, o grupo era responsável pela movimentação financeira dos recursos desviados, utilização de empresas de fachada, emissão de documentos fiscais e contábeis ideologicamente falsos e ocultação da origem ilícita dos valores.

Já o núcleo político seria integrado pelos vereadores Joaquim Umbelino Ribeiro Júnior e Werbeth Macedo Castro, além de Raquel Santos de Lacerda. De acordo com o MPMA, os agentes políticos direcionavam emendas parlamentares e recebiam vantagens indevidas provenientes dos recursos desviados, enquanto Raquel Santos de Lacerda atuaria como interposta pessoa para recebimento e ocultação dos valores.

Ainda segundo a Denúncia, o núcleo armado era formado por Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, apontado como líder da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) na área de atuação do grupo, e por Evano Hícaro dos Santos Soares, identificado como responsável pela intimidação de testemunhas e proteção operacional do esquema. O Ministério Público atribuiu aos denunciados os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de capitais, com agravantes relacionadas ao exercício de funções de liderança e ao emprego de organização armada, conforme a participação individual de cada investigado.

As investigações também apontaram que parte dos recursos desviados teria sido utilizada para manter uma rede de proteção armada destinada a garantir o funcionamento do esquema e impor silêncio a moradores das comunidades onde o instituto atuava.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Terremotos causam tragédia na Venezuela e são sentidos em estados brasileiros

Terremotos.
O número de mortos nos dois fortes terremotos, de magnitude 7.2 e 7.5 na escala Richter, na Venezuela, subiu para 188, segundo novo balanço oficial divulgado pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, na tarde desta quinta-feira (25). O governo, comandado pela presidente interina Delcy Rodríguez, aguarda o balanço do estado de La Guaira, um dos mais afetados. A expectativa é de que o número de vítimas fatais aumente. São 1.520 feridos.

Os dois terremotos, que causaram o desabamento de prédios em Caracas e também foram sentidos na vizinha Colômbia e na região norte do Brasil, ocorreram com menos de um minuto de intervalo, em locais a cerca de 45 quilômetros de distância e em diferentes profundidades, de acordo com dados do USGS. O primeiro terremoto, de magnitude 7,2, ocorreu às 19h04 no horário de Brasília de quarta-feira, 24. Seu epicentro foi próximo a San Felipe, com profundidade de 21,9 km. O segundo terremoto, de 7,5, ocorreu 39 segundos depois, com epicentro próximo a Yumare e 10 km de profundidade.

Veja mais detalhes na reportagem da CNN Brasil:


Morre o radialista e comerciante 'Garoto do Bigode', figura marcante de São Luís

Garoto do Bigode.
Morreu nesta quinta-feira (25), aos 75 anos, o radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”. Ele estava internado havia cerca de 30 dias em um hospital localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís, após complicações decorrentes de um grave problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação da morte foi feita pela esposa, Zenaide, e pelos filhos, Jefferson e Katiuscia, que vieram de Brasília para acompanhar o pai. Robson já havia enfrentado sérios problemas de saúde entre 2019 e 2020, quando precisou ser internado na capital maranhense, mas conseguiu se recuperar. Desta vez, porém, não resistiu após o agravamento do quadro clínico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figura marcante da comunicação maranhense, Robson Neri viveu o auge da carreira entre as décadas de 1970 e 1990, destacando-se como um dos principais narradores esportivos da região e chegando a comandar a equipe de esportes da extinta Rádio Ribamar AM. Conhecido pela baixa estatura, personalidade extrovertida e pelo inseparável bigode, transformou o apelido “Garoto do Bigode” em uma marca reconhecida pelo público.

Em 1990, decidiu deixar o rádio após desavenças nos bastidores das emissoras e passou a empreender no comércio. Inicialmente, abriu uma lanchonete na Praça Deodoro, no centro de São Luís, onde por 26 anos vendeu pizzas acompanhadas de caldo de cana. Nos últimos anos, adaptou o negócio para o comércio ambulante, percorrendo avenidas e mercados da capital em um veículo adaptado para a venda de caldos e coxinhas, mantendo o carisma que o tornou popular entre os clientes.

Do Blog do Gilberto Léda.

Moradores do Povoado Entroncamento vão realizar manifestação nesta sexta-feira

Povoado Entroncamento.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Moradores do povoado Entroncamento, comunidade localizada no cruzamento das BRs 135 e 222, na zona rural de Itapecuru-Mirim, vão realizar uma manifestação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26). 

Segundo apurado pelo Titular do Blog, o protesto terá início às 7h, com concentração em frente ao Restaurante Popular, e tem como principal objetivo solicitar a reconstrução dos quebra-molas retirados da BR-135, medida que, conforme os moradores, é essencial para reduzir acidentes e proteger motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.