A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes recebeu, nesta terça-feira (23), a visita do governador Carlos Brandão, do prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos e do prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM Roberto Costa, no Hospital São Domingos, em São Luís, onde está internada. Acompanhando a visita também estiveram o esposo da prefeita, Simão Félix, o filho Vitor, sua mãe Doquinha e sua tia, a ex-prefeita Aninha.
Visita das autoridades.
Fabiana Mendes sofreu um acidente doméstico em São Luís, que resultou em um corte profundo nos tendões do pé. A gestora segue em recuperação e deverá passar por uma cirurgia para a reconexão dos tendões lesionados. Durante a visita, as autoridades prestaram solidariedade, desejaram pronta recuperação à prefeita e reforçaram o apoio neste momento de recuperação.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.
O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale. Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.
Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão. "Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado", afirmou Orleans Brandão.
Unidade
O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.
O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitória do projeto político do grupo. “Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.
Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.
No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.
A polícia civil do Piauí, por meio da Delegacia-Geral e com o apoio do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), do GAECO/MPPI e da polícia civil do Maranhão, deflagrou a segunda fase da “Operação Extrema Confiança”.
A operação tem como objetivo desarticular o grupo criminoso por trás do maior “Esquema Ponzi” (variação de pirâmide financeira) da história do Piauí com investigações sob responsabilidade do delegado Luciano Alcântara. A fraude financeira é a maior já registrada no estado em volume de recursos movimentados. Inclusive, o nome dado a essa operação é devido a confiança extrema depositada pelas vítimas nos responsáveis por este golpe financeiro, entregando, em alguns casos, as reservas financeiras de toda a vida.
Na etapa desta segunda-feira (22), foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra dois investigados identificados Elison Araújo Abreu, de 40 anos, e Igor de Sousa Silva, de 28 anos, em Timon e São Luís, no Maranhão. Em Teresina, foi cumprida uma medida cautelar diversa da prisão contra um terceiro envolvido, de iniciais J. de L. S. R., de 28 anos.
Segundo o delegado-geral Luccy Keiko, com o avanço das investigações, a polícia civil identificou indícios robustos da participação desses três indivíduos em crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e até lavagem de dinheiro. A “Operação Extrema Confiança” atua com base na repressão financeira qualificada. Isso significa que, além das prisões, a estratégia foca na asfixia patrimonial do grupo, utilizando técnicas avançadas de investigação para rastrear, congelar e sequestrar ativos, descapitalizando a estrutura financeira do grupo criminoso.
“O inquérito segue na sua fase de conclusão. Com a elaboração do relatório final, o delegado Luciano Alcântara formalizará o indiciamento dos envolvidos e a capitulação dos crimes praticados. O montante total desviado pelo esquema segue em análise e os detalhes contábeis serão divulgados assim que a auditoria for finalizada”, informou o delegado-geral.
O Modus Operandi e o Volume da Fraude
O grupo atraía as vítimas oferecendo falsas operações na Bolsa de Valores do Brasil (B3), prometendo retornos mensais ilusórios de até 10% sobre o valor investido. Para dar aparência de legitimidade ao negócio e passar segurança aos clientes, os criminosos registraram uma empresa de fachada na Junta Comercial do Piauí chamada “XTREME TRADE”. A estimativa é de que o golpe tenha feito mais de 300 vítimas, concentradas principalmente no Piauí e no Maranhão. As investigações revelaram que, em um período de aproximadamente dois anos e meio, a “XTREME TRADE” e seu sócio-administrador movimentaram mais de R$ 440 milhões entre créditos e débitos somados.
Veja mais detalhes na reportagem da TV Cidade Verde:
A 3ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz condenou, nesta segunda-feira (22), Jordélia Pereira Barbosa pelos crimes de duplo homicídio qualificado consumado contra duas crianças e tentativa de homicídio qualificado contra a mãe das vítimas. A pena total foi fixada em 66 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, em regime inicial fechado.
De acordo com a denúncia, a condenada enviou um ovo de Páscoa envenenado para a residência de Mirian Lira Rocha, em Imperatriz, por intermédio de um mototaxista. O alimento foi consumido pela família e causou a morte de Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e de Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. Mirian também ingeriu o produto, mas sobreviveu após receber atendimento médico de urgência e ser internada (relembre).
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que a acusada praticou tentativa de homicídio triplamente qualificado contra Mirian, por motivo torpe, com emprego de veneno e mediante dissimulação. Os jurados concluíram que a morte da vítima não ocorreu apenas em razão do rápido socorro médico prestado.
Em relação às duas crianças, os jurados reconheceram a prática de duplo homicídio quadruplamente qualificado. Segundo a decisão, a ré assumiu o risco de provocar a morte dos menores ao enviar o alimento envenenado para a residência onde eles viviam com a mãe. Foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Na sentença, o magistrado destacou o elevado grau de planejamento da ação criminosa. A condenada teria se deslocado de Santa Inês para Imperatriz, utilizado disfarces, se hospedado em hotel com identidade falsa e monitorado a rotina da vítima antes da prática do crime.
A pena foi individualizada em 14 anos, 9 meses e 25 dias pela tentativa de homicídio contra Mirian; 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Luiz Fernando; e 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Evillyn. Como os crimes foram considerados praticados com desígnios autônomos em relação a cada vítima, as penas foram somadas, resultando na condenação final de 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão.
O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. A decisão determina o início imediato do cumprimento da pena, em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a execução das condenações impostas pelo Tribunal do Júri. A acusação foi representada pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida.
Além da pena privativa de liberdade, foi fixada indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mirian Lira Rocha e de 400 salários mínimos para os pais das duas vítimas fatais, em razão dos prejuízos físicos, psicológicos e da perda irreparável sofrida pela família.
Um acidente foi registrado, na tarde deste domingo (21), na altura do povoado Vila 7 de Setembro, comunidade localizada às margens da MA-020, no trecho da rodovia estadual que liga Coroatá e Peritoró. Segundo informações do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV, um veículo de passeio capotou, saiu da pista e o motorista acabou ficando preso às ferragens, sendo retirado por moradores e equipes dos bombeiros e do SAMU.
A polícia civil do Maranhão, em uma ação realizada na manhã desta segunda-feira (22), deflagrou mais uma etapa da Operação Herba Nefanda III, na zona rural de Grajaú, especificamente na Aldeia Cabeça de Boi, localizada na Reserva Bacurizinho. A ofensiva tem objetivo de desmontar esquemas de cultivo de maconha no interior do Maranhão.
Durante o cumprimento das diligências operacionais, as equipes policiais foram recebidas a tiros por um indivíduo de 47 anos. Em resposta à injusta agressão e visando resguardar a integridade física dos agentes de segurança e de terceiros, houve confronto armado, que resultou no óbito do suspeito ainda no local. O homem era natural de Salgueiro, Pernambuco.
No decorrer da operação, a polícia civil, com apoio da polícia militar (COSAR, GOE do 5º BPM e RP do 37º BPM), CTA e guarda municipal de Grajaú, localizaram uma ampla estrutura utilizada para atividades ilícitas. Entre os materiais apreendidos, quatro roças de maconha com sistema de irrigação automatizado; uma prensa hidráulica e um macaco hidráulico, utilizados no processamento da droga; grande quantidade de sementes de entorpecentes e uma espingarda do tipo “bate-bucha”, utilizada durante o confronto.
Todo o material apreendido foi devidamente catalogado e apresentado à autoridade policial para a instauração do competente Inquérito Policial, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar possíveis integrantes da rede de tráfico. A delegacia regional de Barra do Corda, que coordenou a ação policial, reafirmou seu compromisso com a segurança pública e a manutenção da ordem jurídica, ressaltando que o combate ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes segue como prioridade absoluta da regional.
Operações como a Herba Nefanda III reforçam a eficácia da atuação integrada entre as forças de segurança e demonstram a firmeza das instituições no enfrentamento qualificado às infrações penais.
Um comerciante identificado como Oscar Monteiro Rosa, de 37 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (22) após reagir a uma tentativa de assalto na praça central de Bacabeira, no interior do Maranhão. Um dos suspeitos envolvidos na ação criminosa também morreu durante o confronto.
Segundo informações da polícia civil, quatro homens chegaram ao local em duas motocicletas e anunciaram o assalto em um estabelecimento comercial do tipo churrasquinho, de propriedade da vítima. Ainda conforme a investigação inicial, o empresário reagiu à abordagem, iniciando uma troca de tiros. No confronto, Oscar foi atingido no pescoço. Mesmo ferido, ele conseguiu alvejar dois dos assaltantes.
Um dos suspeitos morreu ainda no local. Outro foi baleado e conseguiu fugir, sendo posteriormente localizado em uma unidade de saúde de Santa Rita, onde deu entrada com ferimento no abdômen. Ele foi identificado como Pedro Lima. Os outros dois envolvidos foram presos em seguida pelas forças de segurança. Os suspeitos seriam de Santa Rita e faccionados do Bonde dos 40.
Após ser baleado, a vítima ainda tentou sair do local dirigindo o próprio veículo em busca de atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro do carro. Oscar Monteiro era conhecido no ramo comercial de Bacabeira e deixa dois filhos. A polícia civil segue com as investigações.
Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB Marcus Brandão voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.
Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%”, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022. “Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.
Também garantiu que o pré-candidato ao Senado André Fufuca saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.
Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.
Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense. “Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.
Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.
Programação
A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão. Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.
Fomento à economia
Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço. O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.
“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.
Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.
Atrativos
Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís. A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.
Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.
Conforto e Segurança
O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa. Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.
A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.
Vargem Grande registrou, em um intervalo de poucas horas, mais um caso de golpe envolvendo a venda de veículo por meio das redes sociais. A situação chegou ao conhecimento do Titular do Blog após a publicação da matéria 'Venda de moto pela internet deixa duas vítimas em Vargem Grande' (relembre).
O contexto desta vez inclui uma motocicleta Honda Pop 110I de cor vermelha, anunciada pelo proprietário no Facebook pelo valor de R$ 9 mil. Em seguida, segundo o boletim de ocorrência registrado por ele, um homem de nome 'Luís Carlos' entrou em contato para efetuar a compra e que um vizinho e um cunhado iriam buscar o veículo.
O proprietário foi orientado a ir a um posto de combustíveis da cidade, onde as duas pessoas receberam o veículo e mostraram um comprovante de pagamento via pix, no entanto, o valor nunca foi depositado. Desta forma, a vítima procurou a delegacia e comunicou as autoridades sobre a situação, que ainda pode envolver mais pessoas que atuam com revenda de veículos em Vargem Grande.
Por fim, a vítima informou, ainda, que conseguiu o contato telefônico de uma dessas pessoas responsáveis por buscar a sua moto, que relatou ter pago R$ 3,6 mil ao suposto 'Luís Carlos', no entanto, se recusou a devolver o veículo e o bloqueou no WhatsApp.
O pré-candidato a deputado estadual Marcos Miranda Júnior recebeu, neste domingo (21), uma importante demonstração de apoio político durante um almoço realizado em São Luís. O encontro reuniu lideranças e apoiadores da capital maranhense, fortalecendo ainda mais a construção do projeto político que vem ganhando espaço em diversas regiões do Maranhão.
Na ocasião, o vereador Dr. Joel, que também é pré-candidato a deputado federal, declarou oficialmente apoio a Marcos Miranda Júnior, ao tempo que destacou a importância de incentivar e fortalecer novas lideranças comprometidas com o desenvolvimento do estado e com a defesa das demandas da população maranhense.
A adesão de Dr. Joel representa mais um passo importante no processo de ampliação da base política de Marcos Júnior, que tem consolidado apoios em diferentes municípios e regiões do Maranhão. O crescimento do movimento em torno de seu nome também tem alcançado a capital, onde novas lideranças vêm se somando ao projeto para as eleições de 2026.
A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes informou, neste domingo (21), por meio das suas redes sociais, que sofreu um acidente doméstico em São Luís e teve um corte profundo no tendão do pé, situação que precisará de intervenção cirúrgica nesta segunda-feira (22). A gestora está internada no Hospital São Domingos e agradeceu as mensagens de apoio.
Veja a nota na íntegra:
Queridos amigos e amigas,
Venho por meio desta mensagem informar que sofri um acidente doméstico, no qual acabei lesionando o tendão do pé. No momento, estou internada e em breve passarei por um procedimento cirúrgico. Quero tranquilizar a todos, estou sendo bem assistida e confiante na minha recuperação.
Aproveito também para agradecer, de coração, por todas as mensagens de carinho, orações e preocupação que tenho recebido. Seguimos firmes, com fé em Deus, e em breve estarei de volta, retomando minhas atividades com ainda mais força.