quinta-feira, 25 de junho de 2026

Orleans Brandão reúne prefeitos de todo Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão

Reunião com prefeitos.
Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão. Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha. Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação. “Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão. “Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios. “Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

Condenado a prisão pelo STF, Josimar Maranhãozinho é alvo de nova operação da PF

Operação Afluente.
O deputado federal Josimar Maranhãozinho é alvo de buscas da Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (25), em uma operação que investiga a suspeita de desvio de emendas do chamado "orçamento secreto". Batizada como "Operação Afluente", a ação apura os crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Goiás e Maranhão. Ainda de acordo com a PF, os valores teriam sido operacionalizados por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Interlocutores da PF apontam que os alvos da operação seriam empresas contratadas para executar obras com emendas, e um dos endereços seria a própria casa do deputado já que ele é sócio de uma delas.

O deputado do PL já tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março por desvio de emendas. Ele está licenciado do mandato na Câmara dos Deputados. Nesse processo em que foi condenado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que Maranhãozinho coordenava a destinação das emendas. A PGR citou também que o deputado monitorava a liberação dos recursos e controlava planilhas de pagamento, além de realizar cobranças de propina quando necessário (saiba mais).

Do G1.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Crise na Família Bolsonaro! Michelle grava vídeo e diz que foi humilhada por Flávio

Michelle Bolsonaro.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um depoimento nas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à Presidência nas eleições de outubro. Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o partido se aliou com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) -- apoio criticado por Michelle.

"Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", afirmou a ex-primeira-dama.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como "meu enteado" e "pré-candidato", sem usar o sobrenome "Bolsonaro" em nenhum momento. Após Michelle expor a briga dos dois, Flávio Bolsonaro fez uma live em suas redes sociais antes do jogo do Brasil contra a Escócia, pela Copa do Mundo 2026. Nas imagens, ele apareceu com a mulher e usou uma máscara do atacante Neymar. "Hoje é dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar de coisa boa, vamos tratar de futebol", disse.

Veja o vídeo na íntegra:


Do G1.

Jovem cai da garupa de moto e morre atropelada por caminhão na BR-135

Vítima do acidente.
Uma jovem de 21 anos, identificada como Singryd Kaiany Rodrigues Serejo, morreu em um grave acidente registrado na noite dessa terça-feira (23) na BR-135, nas proximidades da Vila Maranhão, em São Luís.

De acordo com as informações preliminares, a vítima estava na garupa de uma motocicleta por aplicativo que se envolveu em uma colisão com um caminhão. Com o impacto, Singryd caiu na pista e acabou sendo atropelada pelo veículo de carga, ficando sob o veículo pesado. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Segundo relatos, o condutor da motocicleta deixou a cena do acidente após a colisão. As circunstâncias da fuga e sua participação no caso deverão ser apuradas pelas autoridades responsáveis pela investigação.

Acadêmica do curso Técnico de Enfermagem do Ana Neri Educação Profissional, Singryd era moradora da Vila Cabral Miranda, no bairro Pedrinhas. Equipes de atendimento e órgãos de segurança foram acionados para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários no local. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e as autoridades trabalham para esclarecer a dinâmica da colisão e identificar eventuais responsabilidades. A instituição onde Singryd estudava emitiu nota de pesar.

Do Portal VB.

Adolescente de 17 anos é encontrado morto às margens do Rio Itapecuru

Corpo do adolescente.
O corpo de um jovem de 17 anos, identificado como Wederson Richardson Pereira Guedes, que estava desaparecido desde o último fim de semana, foi encontrado na tarde dessa terça-feira (23) às margens do Rio Itapecuru, em Codó. O desaparecimento havia sido registrado no domingo (21). Desde então, equipes de resgate, bombeiros e polícia civil realizavam buscas para tentar encontrar o adolescente.

Novas informações dadas pela mãe do jovem foram repassadas aos investigadores e passaram a integrar os trabalhos de busca. O delegado responsável pelo caso informou aos bombeiros que um corpo havia sido avistado boiando nas margens do Rio Itapecuru, levantando a suspeita de que pudesse se tratar do adolescente desaparecido.

Após a localização do corpo, equipes da PC-MA e representantes de uma funerária foram ao local. Antes da chegada dos profissionais responsáveis pela remoção, familiares enviaram uma embarcação para realizar o recolhimento do corpo encontrado no rio. A identificação foi confirmada por meio de uma pulseira usada pelo adolescente, encerrando as buscas que mobilizaram familiares e autoridades desde o desaparecimento.

Veja o momento que o corpo foi encontrado:


Do Imirante.

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

Lideranças do PRD.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans. “Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

Marcos Miranda amplia articulação no Médio Mearim e garante apoio de mais lideranças a Eduardo Braide

Marcos Miranda.
O empresário e coordenador da campanha do pré-candidato a governador Eduardo Braide na região do Médio Mearim, Marcos Miranda, segue intensificando às articulações políticas e ampliando o número de lideranças que se somam ao projeto do ex-prefeito de São Luís nas eleições deste ano.

Entre os nomes que passam integrar o grupo estão o ex-prefeito de Conceição do Lago-Açu Alexandre Lavepel, a ex-prefeita de Bom Lugar Luciene Costa e seu esposo Rogério Costa, e as lideranças Dione Catinqueiro e Dico Salazar, de Poção de Pedras e de São Luís Gonzaga, respectivamente.

Para o pré-candidato a deputado estadual Marcos Miranda Júnior, que também participa ativamente das articulações, o movimento reforça a expansão da base de apoio de Eduardo Braide no interior do estado, especialmente no Médio Mearim.

Da Assessoria.

Polícia Militar prende um dos assassinos do ex-vereador Farys Miguel

Assassino do ex-vereador.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar prendeu, nesta terça-feira (23), no bairro São Sebastião, em Codó, um jovem identificado como Jhon Lucas Pestana Verde, suspeito de participação no homicídio do ex-vereador de Dom Pedro e empresário Farys Miguel Lopes da Silva, de 46 anos, assassinado a tiros na porta da sua residência em abril deste ano (relembre). 

O crime, que tem características de execução, foi praticado por dois homens, que, conforme imagens de câmeras de segurança, se aproximaram do ex-vereador e efetuam diversos disparos contra ele ainda dentro da sua caminhonete. Segundo a jornalista Emanuela Carvalho, contra Jhon havia um mandado de prisão em aberto desde 13 de maio de 2026. 

Segundo a polícia, o suspeito utilizava o nome falso de Jorge Lucas para tentar dificultar sua identificação, mas a fraude foi descoberta durante as investigações. Na mesma ação, também foi preso um homem identificado como Marcos Aurélio, que não possui ligação com o caso do ex-vereador, mas é apontado pela polícia como suspeito de envolvimento em pelo menos cinco homicídios e tentativas de homicídio em Codó.

O caso de Farys Miguel chamou atenção também por semelhanças com o assassinato do seu pai, o ex-deputado estadual Edílson Peixoto, morto em 2013 em uma ação semelhante praticada por dois homens em uma motocicleta.


Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

MPMA recomenda preservação da identidade cultural da Feirinha São Luís

Feirinha São Luís.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou Recomendação à prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e demais órgãos responsáveis pela organização da Feirinha São Luís, orientando a adoção de medidas para a preservação da finalidade original do projeto, valorização da cultura local, transparência na aplicação dos recursos públicos e participação social em eventuais mudanças na programação.

O documento foi assinado pelos promotores de justiça Doracy Moreira Reis Santos (1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social); João Leonardo Sousa Pires Leal (2ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa); e José Augusto Cutrim Gomes (5ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).

A Recomendação foi expedida após relatos encaminhados ao MPMA por integrantes da comunidade artística, cultural e defensores do patrimônio histórico da capital maranhense. Eles apontaram preocupação com a eventual inclusão de atrações nacionais na programação da Feirinha São Luís. Segundo eles, isto poderia comprometer a vocação do projeto como espaço de valorização da cultura local e de fortalecimento da economia criativa.

FEIRINHA

Instituída pela Lei Municipal nº 6.871/2020 e realizada aos domingos, a Feirinha São Luís foi concebida como uma política pública para a circulação de produtos agroecológicos, artesanato, gastronomia e manifestações culturais locais no Centro Histórico da capital. Para o MPMA, eventuais alterações em sua curadoria e programação devem preservar essa finalidade cultural, evitando a descaracterização do projeto e a redução dos espaços tradicionalmente ocupados por artistas e agentes culturais maranhenses.

Entre as providências recomendadas estão a reavaliação de eventuais mudanças permanentes na programação artística da Feirinha; elaboração e divulgação de critérios objetivos para gestão, seleção e contratação de atrações; realização de consultas e reuniões regulares entre o Conselho Municipal de Cultura e representantes dos segmentos culturais afetados. Também estão incluídas a disponibilização de dados sobre programação, contratações, valores pagos, fontes de recursos e outros documentos sobre a execução do projeto.

Os promotores de justiça igualmente defendem que qualquer alteração significativa na estrutura da Feirinha seja precedida de justificativa técnica, estudo de impacto cultural e amplo diálogo com os setores envolvidos.

PRAZOS

De acordo com a Recomendação, a prefeitura de São Luís e os demais órgãos têm prazo de cinco dias úteis para informar ao Ministério Público as providências adotadas. Também deverão encaminhar relatórios sobre a programação, contratações, valores, fontes de custeio e critérios de seleção das atrações. O MPMA pede, ainda, que os entes apresentem, no prazo de 15 dias úteis, um plano de organização e curadoria para a valorização da cultura local e preservação da identidade cultural da Feirinha São Luís.

Redação: CCOM-MPMA.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Debate entre Tiago e Joel evidencia superioridade técnica da equipe de Brandão sobre gestão Braide

Joel e Tiago no UQ Podcast.
O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

Forças de segurança frustram plano do PCC para matar delegado; veja vídeo

Delegado Charles Pessoa.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) desarticulou, na manhã desta terça-feira (23), um novo plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante ação realizada em Castelo do Piauí. Na ocasião, foram cumpridos 14 mandados judiciais.

A investigação apontou que, após uma série de operações deflagradas pelas forças de segurança na região Norte do Estado, integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), insatisfeitos com a atuação da Segurança Pública, passaram a disseminar ameaças e a estimular entre seus membros a execução do delegado Charles Pessoa.

Diante dos elementos obtidos durante a investigação, o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) representou pelas medidas judiciais necessárias para impedir a concretização do plano criminoso. A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Canil da FEISP, Diretoria de Inteligência da SSP, Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e demais unidades da polícia civil do Piauí.

Ao comentar a ação, o delegado ressaltou que as forças de segurança não serão intimidadas pelas organizações criminosas e afirmou que as ameaças apenas reforçam seu compromisso com o combate à criminalidade no estado. “Uma ameaça ao agente público é uma ameaça ao próprio Estado. A gente não pode normalizar isso. Diariamente recebemos informações por meio de colaboradores e mensagens nas redes sociais. Recentemente, a própria inteligência da Polícia Federal e da FICCO encaminhou um relatório informando que membros de uma facção criminosa estavam monitorando nossa rotina e a de nossos familiares. Eles chegaram a identificar a academia que frequentávamos. Por isso, tivemos novamente que mudar nossa rotina. O Estado jamais vai temer. No meu dicionário não existe a palavra medo. Pelo contrário: quanto mais sou ameaçado, mais motivação tenho para acordar cedo e seguir trabalhando com profissionalismo e combater o crime”, disse.


Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Homem tenta matar atual da sua ex e acaba preso em Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem identificado apenas como Danilo foi preso em flagrante delito pela polícia militar de Vargem Grande, no início da tarde desta segunda-feira (22), por volta das 12h20, acusado do crime de tentativa de homicídio.

Segundo informações repassadas pela guarnição plantonista, o preso teria se desentendido no domingo (21) com o atual companheiro da sua ex-esposa durante uma festividade realizada no povoado Caldeirões, momento em que entraram em luta corporal. Não satisfeito, momentos depois, o acusado foi até a residência do casal, localizada no bairro de Fátima (Cascavel), e desferiu vários golpes de faca no rosto da vítima.

A prisão aconteceu na casa da mãe do acusado, também nos Caldeirões. Ele foi apresentado na delegacia local para os procedimentos cabíveis com várias escoriações pelo corpo devido a confusão anterior. Já a vítima recebeu os atendimentos necessários no hospital municipal Benito Mussoline.