segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Trabalhador que morreu no Frango Americano de Vargem Grande não tinha EPI's e a empresa não possui certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros

Momento do resgate do corpo.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme noticiamos em primeira mão, na manhã desta segunda-feira (06), por volta das 9h30, uma verdadeira tragédia foi registrada na fábrica de ração do Frango Americano, localizada às margens da MA-020, em Vargem Grande. O Trabalhador Tiago Gomes, de 36 anos, morreu após sofrer um acidente de trabalho do tipo soterramento (reveja).

Os bombeiros militar do 11º Batalhão, de Itapecuru-Mirim, foram acionados e de imediato se fizeram presentes na fábrica. No local, juntamente com a polícia civil, a guarnição constatou que o trabalhador estava dentro de um silo manipulando os grãos, quando caiu dentro do equipamento, sendo, portanto, soterrado e indo a óbito por asfixia devido a quantidade de material que o cobriu.

Após um intenso e minucioso trabalho de resgate que durou horas, os bombeiros conseguiram retirar o corpo e colocaram dentro da bandeja funerária. Em seguida, o cadáver foi transportado para o necrotério do hospital municipal Benito Mussoline, onde foram realizados os procedimentos cabíveis quanto ao velório.

Equipe que atuou no resgate.
De acordo com os bombeiros, no momento do acidente a vítima não utilizava nenhum equipamento de proteção individual, como por exemplo, bota, cinto tipo paraquedista, talabarte e também não existia 'linha de vida' para ele realizar ancoragem durante a atividade, além de não ter nenhum representante legal da empresa. 

Outra questão gravíssima é que o Frango Americano não possui o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, ou seja, está colocando a vida de todos os seus colaboradores em risco. Portanto, é necessário que os órgãos competentes, tais como, ministério público e polícia civil, tomem atitudes o quanto antes para que a empresa seja punida e que outras vidas não sejam perdidas.

Até o momento a empresa não se pronunciou sobre o caso.

3 comentários: