quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Morador de Presidente Vargas é preso no Fórum de Vargem Grande por estupro

Fórum de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (06), por volta das 9h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande foram acionados por servidores do Fórum de Justiça da Comarca para auxiliar no cumprimento de um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o indivíduo, que reside no povoado Centro dos Vieiras, na zona rural de Presidente Vargas, participava de uma audiência referente a outro processo, quando foi identificado o mandado em aberto. O homem foi apresentado na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Integrantes do Comando Vermelho que praticaram chacina no Entroncamento são presos em Itapecuru-Mirim

Presos na operação.
Seis pessoas foram presas em uma operação das forças de segurança do estado, na manhã desta quinta-feira (06), no município de Itapecuru-Mirim, em mais uma ação voltada ao enfrentamento ao crime organizado na região. A operação integrada, coordenada pela Força Estadual de Segurança do Maranhão, contou com a participação da polícia civil, por meio da delegacia regional de Itapecuru, Força Tática e 28º BPM.

Entre os presos, dois são suspeitos de integrar a facção criminosa Comando Vermelho e de terem participação no homicídio de quatro pessoas, ocorrido na noite de 21 de setembro. As vítimas foram encontradas empilhadas em uma área de mata no povoado Entroncamento, às margens da BR-135, no município (relembre).

Durante a ação, os agentes apreenderam uma arma de fogo e entorpecentes. Em um dos celulares apreendidos, foi localizado material audiovisual que registrava a rotina de policiais da Força Estadual em Itapecuru-Mirim. Os seis presos foram conduzidos para a delegacia regional.

No sábado (01), em outra operação da Força Estadual, cinco integrantes de organização criminosas na região foram presas em Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Miranda do Norte. Desses, três suspeitos foram capturados em Itapecuru-Mirim, incluindo um dos líderes de facção e um menor de idade, com diversas passagens por atos infracionais análogos a homicídios, tráfico e posse de arma de fogo (saiba mais).

Governo do Estado fortalece parceria com município de Codó

Chiquinho e Orleans.
A importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios foi mais uma vez destacada nesta quarta-feira (05), desta vez na cidade de Codó, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pelo prefeito Chiquinho Oliveira (PT) e pelo deputado estadual Francisco Nagib, para a inclusão de famílias codoenses no programa Maranhão Livre da Fome. Eles também entregaram equipamentos e anunciaram mais investimentos estaduais no município.

“O governo Brandão não estaria com 71% de aprovação se não tivesse a parceria do governo Lula. Da mesma forma os municípios precisam do Estado e estamos trabalhando juntos para realizar grandes obras pelo desenvolvimento do Maranhão. Nós estamos aqui hoje para afirmar que o prefeito Chiquinho e o município de Codó podem contar com o governo estadual”, afirmou Orleans Brandão.

Ao receber o secretário de Assuntos Municipalistas, o prefeito de Codó fez questão de declarar que, embora tenha sido adversário político do governador Carlos Brandão em sua reeleição, sempre pode contar com o apoio do governo do Estado. “Não podemos ter governo contra governo. Nossa gestão só terá sucesso com o governo Lula e governador Brandão ao nosso lado. Quem ganha é o povo de Codó”, afirmou Chiquinho Oliveira.

Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 509 famílias codoenses, e agradeceu a Francisco Nagib por ter sido um dos deputados estaduais responsáveis pela aprovação do maior programa de transferência de renda do estado, na Assembleia Legislativa. “Daqui a dois ou três anos, você poderá afirmar que contribuiu para acabar com a fome no Maranhão”, enfatizou o secretário.

O Governo do Estado também entregou ao município de Codó uma ambulância nova, kits de equipamentos agrícolas, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foi anunciada a implantação da segunda unidade do Restaurante Popular, desta vez no bairro Trizidela. “Vamos ampliar o diálogo com a gestão municipal para beneficiar cada vez mais os codoenses”, finalizou Orleans Brandão.

VÍDEO: Fogo se espalha em posto de combustíveis após cliente acender cigarro no Maranhão

Momento do incêndio.
Um incêndio foi registrado após um homem acender um cigarro em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (03), na avenida Presidente Médici, em Timon. No momento em que o fogo se espalhou pelo local, um caminhão realizava o descarregamento de combustível. As chamas se propagaram rapidamente e havia algumas motos e carros estacionados perto da loja de conveniência.

Dois funcionários agiram rapidamente e utilizaram extintores para conter o fogo antes que a situação se agravasse. Enquanto isso, condutores retiravam veículos do posto. Ninguém ficou ferido. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Timon, Gustavo Miranda, informou que a equipe não chegou a ser acionada. No entanto, a corporação orienta que os clientes respeitem a sinalização nesses ambientes, e a principal delas é a proibição de fumar no local.


Veja o momento do incêndio no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Imirante. 

Brandão vistoria obras estruturantes na Baixada Maranhense

Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão vistoriou duas importantes obras de infraestrutura que vão transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense: a Travessia da Baixada e a implantação da estrada que liga São Bento a Bequimão. As intervenções integram o conjunto de investimentos do governo do Maranhão voltados à melhoria da infraestrutura viária e à integração das regiões do estado.

A estrada entre Bequimão e São Bento conta com 27 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ponto de ligação entre a Baixada e a capital. Incluindo a sede do município, de Três Marias a São Bento, são mais 24 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de recapeamento asfáltico.

O projeto garante mais mobilidade, segurança e conforto para motoristas, produtores e trabalhadores da região. Atualmente, os serviços avançam na etapa de terraplanagem e sub-base. Em seguida, será executada a base com revestimento primário e, por fim, o revestimento superficial duplo, que confere maior resistência e durabilidade ao asfalto.

Brandão também acompanhou o andamento da Travessia da Baixada, considerada um dos maiores desafios de engenharia em execução no estado. A primeira etapa do projeto, com cerca de 30 quilômetros, parte da sede de São João Batista até a margem do rio Mearim, que marca a divisa natural com Anajatuba. A segunda, com 14 quilômetros, segue da margem oposta do rio até a sede do município de Anajatuba. Quando concluída, a obra vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento até a Baixada Maranhense, além de facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo na região.

Durante a vistoria, o governador destacou a importância da obra para a integração da Baixada e para o escoamento da produção agrícola e pesqueira, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. "Esta obra é um verdadeiro desafio da engenharia. A implantação dessa obra é bastante complexa — muitos não tiveram a coragem de fazer — e hoje nós encaramos esse projeto como uma realidade, reduzindo em mais de três horas o acesso à Baixada Maranhense e garantindo mais conforto, segurança, mobilidade e valorização para a população. Um verdadeiro sonho que está se tornando realidade", comemorou o governador.

As duas frentes de trabalho representam um marco na infraestrutura do Maranhão, conectando cidades, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento com sustentabilidade. O governo do estado segue investindo na pavimentação e recuperação de rodovias estratégicas, ampliando o acesso a serviços, educação, saúde e mercados, e melhorando a mobilidade em todas as regiões.

Trio é condenado por execução de adolescente em 'Tribunal do Crime' no Bairro Santo Antônio

Vítima à esquerda e assassinos à direita.
O Tribunal do Júri condenou os réus Darlan de Sousa Silva (conhecido como Magneto), Luís Fernando Santos de Almeida (conhecido como Magão) e Manoel Davi Sousa Santos pelo homicídio duplamente qualificado que vitimou Maykon Guilherme de Sousa Furtado. A vítima tinha 14 anos e foi executada em um “Tribunal do Crime” promovido por uma facção criminosa. O assassinato foi praticado em agosto de 2022, no bairro Santo Antônio, em Davinópolis (relembre).

A acusação foi feita pelo titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Tiago Quintanilha Nogueira. Davinópolis é termo judiciário da comarca. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a execução foi uma ordem da facção. A vítima também era integrante do grupo criminoso e participou, dias antes, da morte de três adolescentes sem o aval das lideranças da facção (saiba mais). Como punição, Maykon foi atraído para uma emboscada e executado a tiros.

O Conselho de Sentença reconheceu as duas qualificadoras descritas na denúncia: motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A tese do MPMA foi acolhida integralmente pelos jurados. “A sociedade deu o recado de que a soberania é do povo e não das facções criminosas. A Justiça prevaleceu sobre o medo”, afirmou Tiago Quintanilha.

PENAS

Darlan de Sousa Silva foi condenado a 16 anos de reclusão, Manoel Davi Sousa Santos a 15 anos e Luís Fernando Santos de Almeida a 14 anos. Todas as sentenças serão cumpridas, inicialmente, em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.

Redação: CCOM-MPMA.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Senado aprova e isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção do presidente Lula

Senado.
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (05), o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e reduz alíquotas para salários de R$ 5.000,01 a R$ 7.350,00. Para compensar os cofres públicos pela perda de arrecadação, a proposta (PL 1.087/2025) aumenta a taxação de altas rendas, a partir de R$ 600 mil anuais. Votado pelo Plenário com urgência, o texto segue para sanção do presidente Lula.

Os senadores apoiaram o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que mantém a versão aprovada na Câmara dos Deputados, apenas com ajustes de redação. O projeto, de autoria da Presidência da República, chegou ao Congresso em março deste ano. Após a aprovação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, exaltou a cooperação entre os parlamentares de ambas as Casas e o governo como uma “vitória da boa política”.

Fonte: Agência Senado.

Brandão comemora 2º lugar no Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados

Carlos Brandão.
O Maranhão obteve um excelente resultado em gestão fiscal e alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário do Ranking de Competitividade dos Estados. Na classificação, o índice faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão conquistou uma histórica segunda colocação, atrás apenas do Espírito Santo em todo o país.

O Resultado Primário é calculado pela diferença entre receita primária - obtida pelas arrecadações em impostos, contribuições, entre outros - e a despesa primária empenhada no ano - gastos com saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo, por exemplo -, sem incluir os juros da dívida pública no cálculo. A diferença entre as duas foi dividida pelo PIB nominal do estado para gerar o ranqueamento do CLP em Resultado Primário. A boa colocação do Maranhão no índice, subindo quatro posições em relação ao ano anterior, mostra a capacidade do estado de gerar superávit fiscal e manter bom equilíbrio nas contas públicas.

Os avanços se traduzem em uma escalada expressiva de 18 posições no pilar Solidez Fiscal, uma das maiores da série histórica do ranking. Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou o feito. “Esse indicador positivo é reflexo de uma gestão responsável e nos permite seguir honrando compromissos e investindo em ações e obras que melhoram a vida dos maranhenses”, observou Brandão.

Cumprimento das metas fiscais

Além disso, bons resultados também foram obtidos no índice de despesa com pessoal, cujo desempenho foi superior à média nacional, com pontuação de 98,7; na Regra de Ouro (diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que o estado subiu 15 posições em relação ao ano anterior; no Índice de Liquidez (obrigações financeiras divididas pelo quantitativo de caixa bruto), em que o Maranhão subiu 14 posições; e na Solvência Fiscal (dívida consolidada líquida dividida pela receita corrente líquida), com avanço de quatro posições.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, a subida no Resultado Primário reflete os avanços do Governo do Maranhão não somente em solidez fiscal, mas também em liquidez, qualidade e transparência. “Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada diariamente em cumprir as metas fiscais, garantir a governança eficiente e dar mais capacidade ao estado para atrair investimentos. É com muito trabalho de todo o Governo do Maranhão que trilhamos o caminho certo para desenvolvermos o estado cada vez mais”, frisou.

Após Prefeito e Vice, Vereadores de São Benedito do Rio Preto também são cassados pela Justiça

Quatro vereadores cassados.
A Justiça Eleitoral do Maranhão cassou os mandatos de quatro vereadores eleitos de São Benedito do Rio Preto por abuso de poder econômico, corrupção e fraude nas eleições municipais de 2024. A decisão é da juíza Luciana Quintanilha Pessoa, da 73ª Zona Eleitoral. 

De acordo com a sentença, os vereadores José Walter Damasceno Araújo, Sandra Regina da Silva Costa, Romário Carvalho Andrade e José Luís Rodrigues Barbosa tiveram os mandatos cassados após a comprovação do uso indevido de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para financiar campanhas eleitorais e comprar apoio político.

O esquema, segundo o Ministério Público Eleitoral, teria sido articulado pelo então prefeito Wallas Gonçalves Rocha, já cassado com a vice-prefeita Débora Mesquita em outro processo por irregularidades semelhantes (saiba mais).

Desvios e gravidade das condutas

A investigação revelou que valores do Fundeb foram desviados e utilizados para custear despesas de campanha, inclusive pagamento de cabos eleitorais, transporte e materiais de propaganda. Na decisão, a juíza destacou que as práticas configuram “abuso de poder econômico e político de extrema gravidade”, violando os princípios da administração pública e da lisura eleitoral. “Ficou demonstrado o uso sistemático de recursos da educação para garantir apoio político e financiar candidaturas, comprometendo a normalidade e a legitimidade das eleições municipais”, afirmou a magistrada.

Suplentes e outras sanções

A sentença também cita os nomes de Alexandre Araújo da Silva, Maria Gardênia de Lima Pereira, Dario Erre Rodrigues, Lídia Monteles Carneiro e Nathalia de Cássia Costa de Mesquita, que figuraram como suplentes nas coligações investigadas. Apesar de o juízo reconhecer a participação deles no esquema, não houve cassação de mandato, uma vez que não foram eleitos. Os suplentes, no entanto, permanecem sujeitos a responsabilização em outras esferas, como ações de improbidade administrativa e processos criminais.

Com a nova decisão, os vereadores cassados perdem imediatamente os mandatos e a Justiça deve convocar os suplentes não envolvidos diretamente nos atos ilícitos para assumir as vagas na Câmara Municipal. A sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Do Imirante.

Idoso é transferido em estado grave para São Luís após sofrer acidente em Vargem Grande

Grave acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um morador do povoado Avenida Brasil, identificado como David Oliveira, ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na BR-222, nas imediações do Portal de Vargem Grande. Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, ele foi encontrado caído ao lado de sua motocicleta durante a madrugada desta quarta-feira (05), porém ninguém soube confirmar a dinâmica do acidente. 

O idoso de 62 anos recebeu os primeiros atendimentos médicos no hospital municipal Benito Mussoline e depois foi transferido para São Luís, onde, segundo os relatos dos familiares, precisou ser intubado em razão do forte impacto na região da cabeça e está passando por uma intervenção cirúrgica.

Estamos buscando mais informações!

Secretário movimentou R$ 1 milhão com empréstimos fraudulentos em Cachoeira Grande, diz PF

Operação da PF.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (04), em Cachoeira Grande, operação de combate à fraude na concessão de empréstimos consignados em nome de supostos servidores públicos municipais. A investigação teve início a partir de ofício encaminhado pela Caixa Econômica Federal, que relatou irregularidades na contratação de empréstimos consignados. No decorrer das apurações, constatou-se que os beneficiários dos créditos não possuíam qualquer vínculo com o serviço público municipal.

Para viabilizar os contratos, foram utilizados documentos falsificados, como portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável. Com esses documentos, os envolvidos se passavam por servidores municipais, contratavam os empréstimos e repassavam a maior parte dos valores ao então secretário de planejamento do município.

O esquema criminoso causou prejuízo superior a R$ 1 milhão apenas à Caixa Econômica Federal. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os participantes e apurar a totalidade dos danos causados às instituições financeiras e ao erário. Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão; 20 ordens de quebra de sigilo bancário; uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Acidente é registrado na MA-224, entre São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos

Veículo envolvido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta terça-feira (04), por volta das 19h, um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão foi registrado na MA-224, no trecho que liga os municípios de São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.

Segundo informações do repórter Alex Ramos, da TV Outro Nível, o caminhão estava parado sem qualquer tipo de sinalização, quando foi abalroado pelo automóvel que era ocupado por cinco pessoas da mesma família. As vítimas foram socorridas e levadas ao hospital. Equipes da polícia militar e da guarda municipal estiveram no local.

Veja todas informações:


Gaeco deflagra Operação Acqua Alta em São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede

Operação Acqua Alta.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 05, a Operação Acqua Alta, em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão. Os mandados estão sendo cumpridos em São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede.

A investigação apura indícios de irregularidades na contratação da empresa Veneza Construções e Locações Eireli pela prefeitura de Buriticupu, com supostos indícios de inexecução contratual e desvio de recursos públicos. De acordo com o Gaeco, a empresa teria sido contratada para executar obras já realizadas na gestão municipal anterior. As apurações apontam que valores pagos pela prefeitura teriam sido repassados a servidores públicos, familiares dos envolvidos e à empresa Alpha Construções e Serviços Ltda., ligada ao atual prefeito de Buriticupu. O prejuízo estimado é superior a R$ 7 milhões.

Os investigados já respondem a uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, proposta pelo promotor de justiça titular da Comarca de Buriticupu, Felipe Rotondo. A operação contou com a participação de promotores de justiça integrantes dos núcleos do Gaeco de São Luís e Imperatriz, com apoio das Polícias Civil e Militar do Maranhão, além dos promotores de justiça de Cantanhede e da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI-MPMA) também auxiliou na execução das medidas.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), para subsidiar eventual oferecimento de Denúncia.

ORIGEM DO NOME DA OPERAÇÃO

A operação recebeu o nome Acqua Alta em referência ao fenômeno de enchentes periódicas que ocorre na cidade de Veneza (Itália), quando a elevação anormal da maré faz com que o Mar Adriático invada a cidade. A denominação foi escolhida em razão do nome da empresa Veneza Construções e Locações Eireli, contratada pelo Município de Buriticupu.

Redação: CCOM-MPMA.

Postos de combustíveis do Maranhão são fechados em operação contra PCC

Operação Carbono Oculto 86.
49 postos de combustíveis estão sendo interditados nesta quarta-feira (05) no Piauí, Maranhão e Tocantins durante a Operação Carbono Oculto 86, que investiga um esquema de lavagem de R$ 5 bilhões para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o grupo usava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio. Vinte postos ficam na capital piauiense Teresina.

A suspeita é que o esquema seja semelhante ao descoberto na Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto e que é considerada a maior da história do país contra o crime organizado. De acordo com a investigação, da polícia civil do Piauí, o valor da lavagem de dinheiro foi identificado em movimentações atípicas das empresas envolvidas no esquema.

Onde estão os postos

De acordo com a SSP, os policiais estão em campo para interditar os postos localizados nas seguintes cidades:

- Piauí: Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira;
- Maranhão: Caxias, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Raimundo das Mangabeiras;
- Tocantins: São Miguel do Tocantins.

Esquema e bens apreendidos

Um dos bens apreendidos na operação foi o avião do empresário Haran Santhiago Girão Sampaio. A polícia também apreendeu um Porsche avaliado em mais de R$ 550 mil. A investigação revelou interconexão direta entre empresários locais e os mesmos fundos e operadores alvos da Operação Carbono Oculto, realizada em São Paulo (relembre).

Para dificultar a identificação dos reais beneficiários, os suspeitos usaram nomes de laranjas, constituíram fundos e usaram fintechs para movimentações financeiras, mesmo modo de operação verificado na Carbono Oculto. A investigação aponta ainda que os postos vendiam combustível adulterado e que usaram fraude fiscal para deixar de pagar milhões de reais em impostos.

Do G1 PI.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Urgente! Jovem morre após grave acidente em Vargem Grande

Corpo foi levado ao hospital.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta terça-feira (04), por volta das 19h30, um grave acidente foi registrado na MA-020, nas imediações do bairro Trizidela, em Vargem Grande, deixando como vítima fatal um jovem de 28 anos, identificado como Firmino Batista Cardoso.

Vídeos registrados por testemunhas e compartilhados nas redes sociais mostram duas motocicletas bastante danificadas na região frontal. A dinâmica, no entanto, ainda não foi esclarecida. O acidente aconteceu no mesmo trecho que em duas pessoas da mesma família morreram no mês de setembro (saiba mais).

Aguardem mais informações!

'Penélope do CV' não morreu em megaoperação no RJ; veja todos os detalhes dessa reviravolta

Penélope.
Logo após a megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, no último dia 28 de outubro, viralizou nas redes sociais e foi confirmado por fontes da polícia que a traficante Penélope do Comando Vermelho, também conhecida como Japinha, estava entre os 121 mortos (relembre).

Nesta terça-feira (04), a polícia civil negou a informação e disse que nenhum corpo feminino foi encontrado. "A imagem compartilhada era do corpo de Ricardo Aquino dos Santos, de 22 anos, natural da Bahia. Contra ele, que tinha histórico criminal na Bahia, havia dois mandados de prisão ativos", diz a nota da polícia civil.

Penélope é conhecida pelos apelidos Japinha e “musa do crime”. De acordo com a polícia, Penélope é figura de confiança dos chefes locais e atua na proteção de rotas de fuga e na defesa de pontos estratégicos de venda de drogas. Japinha ganhou notoriedade nas redes sociais, onde publica fotos ostentando armas e vestindo roupas militares. As imagens circularam amplamente e ajudaram a consolidar a fama de “musa do crime”, associada à estética de poder e glamour dentro da estrutura da facção.

Do G1.

Homem é assassinado a tiros em Coroatá

Local do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homicídio, com características de execução, foi registrado na tarde desta terça-feira (04), por volta das 13h, no bairro dos Americanos, em Coroatá. A vítima foi identificada como André Oliveira de Aguiar.

Segundo informações do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV, o crime aconteceu no interior de uma residência localizada na Rua da Liberdade, quando André foi alvejado por pelo menos quatro disparos de arma de fogo, a maioria na região da cabeça. Equipes das polícias civil e militar e do SAMU estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis.

Aguardem mais informações!

Flávio Dino causa polêmica ao chamar criminosos do Comando Vermelho mortos no RJ de 'meninos e meninas'

Flávio Dino.
O ministro do STF Flávio Dino provocou polêmica, nesta segunda-feira (03), ao se referir aos integrantes do Comando Vermelho mortos na megaoperação realizada realizada pelas Forças de Segurança do Rio de Janeiro como 'meninos e meninas' durante discurso no simpósio promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em São Luís. A fala ocorreu enquanto o ministro criticava a desigualdade no tratamento do crime organizado no Brasil.

“O crime organizado não está no morro. O crime organizado não está nos bairros periféricos e populares. Ou alguém acha que aqueles jovens têm dinheiro para comprar fuzil?”, questionou Dino. “O dinheiro do narcotráfico não está embaixo do colchão desses meninos e meninas. Está nas mesas dos restaurantes de luxo, nos bancos, nas fintechs e no mercado imobiliário”, afirmou o ministro.

Dino, que também já comandou o Ministério da Justiça, reforçou que o papel do Judiciário é “aplicar a lei penal no lugar certo” e combater o “garantismo de ocasião” que, segundo ele, protege “as elites de sempre”.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

'Filho do Maradona' é capturado e agredido pela população em Vargem Grande

Momento das agressões.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um indivíduo identificado apenas como Zé Filho, também conhecido como 'Filho do Maradona', foi capturado e agredido por moradores de Vargem Grande na manhã desta terça-feira (04). Ele é apontado como autor de vários furtos na cidade recentemente, inclusive já vinha sendo monitorado pela polícia militar.

Vídeos registrados pelos moradores e compartilhados nas redes sociais mostram 'Filho do Maradona' sendo agredido com socos e pedaços de madeira, ocasião em que ele também é questionado pelos alvos dos furtos, principalmente bicicletas. Ele foi apresentado na delegacia local com diversas escoriações pelo corpo.

Mais informações a qualquer momento!

'Pitoco do CV' enfrenta policiais militares no Maranhão e se dá mal

Confronto em Ribamar.
Morreu na noite desta segunda-feira (03), em São José de Ribamar, Lucas Silva de Sá, de 26 anos, mais conhecido como “Pitoco”, figura conhecida no mundo do crime com 13 passagens pela polícia. O suspeito entrou em confronto com a polícia militar durante uma operação da qual era alvo. Atingido por disparos, ele acabou não resistindo aos ferimentos.

Pitoco acumulava uma ficha criminal extensa, que incluía a suspeita de quatro homicídios. O jovem também era apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho, além de ter envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia recebeu denúncias de que Pitoco possuía armas de fogo ilegais e inclusive as ostentava nas redes sociais. Diante da informação, uma operação foi organizada para averiguar os fatos e prender o suspeito. Ao chegarem ao endereço em que ele se encontrava, o homem abriu fogo contra a equipe da PM, que reagiu também disparando.

Pitoco acabou sendo atingido e chegou a ser encaminhado para um hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Reforços policiais marcaram presença na unidade de emergência para assegurar que o local não seria alvo de uma invasão por aliados da organização criminosa da qual fazia parte. As armas de fogo encontradas com o homem, sendo uma pistola e uma espingarda, foram apreendidas e passarão por perícia para que tenham a origem determinada.

Do Portal Difusora News.

Começou a Black Gigante do Armazém Paraíba

Black Gigante.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Armazém Paraíba de Vargem Grande já deu início a Black Gigante, a maior Black Friday de todos os tempos. As ofertas estão imperdíveis e ainda tem: prazo grandão, entrega grátis e descontos gigantes que só o Paraíba consegue fazer. 

São preços de black de verdade em móveis, eletrodomésticos, celulares, informática e muito mais e com muita facilidade para pagar. O Paraíba de Vargem Grande fica localizado na Rua São Sebastião, no centro da cidade. Corra para loja e aproveite as ofertas!

Confira as ofertas:


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Governo do RJ confirma morte de 'Mata Rindo' em megaoperação, mas 'Penélope do CV' não aparece na lista oficial

Mata Rindo e Penélope.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Blog Segredos do Crime, mantido pela jornalista Vera Araújo em O Globo, divulgou os nomes de 115 dos 117 criminosos mortos após a megaoperação realizada pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro nos Complexos da Penha e do Alemão (relembre). 

Mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do estado. Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas e ainda passam por outros processos de identificação. Segundo o governo do Rio, dos 115 identificados, 59 tinham mandados de prisão pendentes. Pelo menos 97 apresentavam históricos criminais relevantes e, dos 17 que não tinham informação criminal, havia 12 com indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.

Segundo a polícia civil, 62 dos mortos são naturais de outros estados: 19 do Pará, nove do Amazonas, 12 da Bahia, quatro do Ceará, dois da Paraíba, um do Maranhão, nove de Goiás, um do Mato Grosso, três do Espírito Santo, um de São Paulo e um do Distrito Federal. O relatório indica que, no Rio de Janeiro, há chefes de organizações criminosas de 11 estados da federação, de quatro das cinco regiões do país.

MATA RINDO

O criminoso maranhense foi identificado como Lucas da Conceição, vulgo 'Mata Rindo' ou 'Luquinha'. Ele era natural de Chapadinha e, segundo as autoridades cariocas, tinha anotação criminal por porte ilegal de arma de fogo e receptação, além de dois mandatos de prisão decretados contra si. Ele já foi, inclusive, sepultado em sua cidade natal (saiba mais).

PENÉLOPE DO CV

Uma situação que chamou bastante atenção envolve a criminosa 'Penélope do CV' ou 'Japinha do CV'. Após ampla repercussão nas redes sociais de que a traficante foi morta na megaoperação, inclusive com o rosto esfacelado por um tiro de fuzil (relembre), o nome dela não aparece na lista oficial. Um grande mistério!

Confira a lista completa AQUI.

Assembleia sedia seminário ‘Mais Mulheres na Política’ com presença da ministra Cármem Lúcia

Seminário ‘Mais Mulheres na Política’.
A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou, nesta segunda-feira (03), no auditório Fernando Falcão, a segunda edição do seminário ‘Mais Mulheres na Política’, com a participação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Na ocasião, a magistrada proferiu a palestra magna do evento, que contou ainda com a presença da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), do governador Carlos Brandão, da senadora Eliziane Gama (PSD), além de deputados e outras autoridades.

Participaram também do ato membros do Executivo e Legislativo de diversos municípios maranhenses, representantes de movimentos feministas e lideranças da política no estado. A realização do seminário faz parte da campanha de mobilização nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal. No Maranhão, o seminário foi organizado pela ‘Frente Maranhense Mais Mulheres na Política’ e pela senadora Eliziane Gama.

Na pauta, discussões com o objetivo de fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, bem como o combate à violência política de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nas esferas decisórias.

Espaços de Poder

Sobre a participação feminina na política, a presidente Iracema Vale destacou a importância de as mulheres ocuparem espaços de poder.  “A política é um espaço que todas nós temos o direito de ocupar e devemos fazê-lo, porque quando a mulher entra para a política ela traz um olhar diferente para as causas, principalmente daqueles que mais precisam”, disse a deputada Iracema Vale.

O governador Carlos Brandão destacou a atuação de mulheres na sociedade e em seu governo, mas frisou que ainda há muito a ser conquistado. “Eu sou defensor e entusiasta dessa causa. As mulheres, infelizmente, ainda ocupam pouco espaço tanto nas câmaras de vereadores, quanto na Assembleia Legislativa e no Judiciário. Portanto, a gente tem que incentivar essa participação. No nosso governo, por exemplo, tem mais de 20 mulheres que são secretárias e não só por serem mulheres, mas por serem preparadas”, salientou o governador.

Palestra Magna

O ponto alto do evento foi a palestra da ministra Cármen Lúcia, que falou sobre o tema “Vozes Femininas pela Democracia”. A fala da magistrada foi um dos momentos mais esperados da programação que iniciou pela manhã e incluiu painéis temáticos e debates. Em seu discurso, Carmén Lúcia destacou as lutas das mulheres por mais espaço na sociedade. “A luta de cada uma é um testemunho permanente que nos faz aprender a cada dia mais sobre o que precisamos fazer para estarmos juntas e, com toda a sociedade brasileira, construir um Brasil muito melhor para todas as pessoas. Nós queremos um Brasil mais humano para todos nós”, destacou a ministra.

Cármen Lúcia lembrou que, embora o Brasil tenha a maioria dos habitantes formada por mulheres, falta representatividade. “Nós somos uma população com quase 53% de mulheres. No entanto, somos um dos povos mais mal representados em termos de número de parlamentares, no congresso, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais”, lamentou a magistrada.

Programação

Além da palestra da ministra Cármem Lúcia, a programação do seminário contou ainda com as apresentações dos painéis ‘Mulheres na Política’ e ‘Mulheres nas Eleições’, realizados na parte da manhã. À tarde, ocorreu a palestra ‘Diálogo Institucional pela Representatividade das Mulheres’ e o painel ‘A Experiência do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos no Maranhão e os Desafios para Superar a Sub-representação na Próxima Década’.

Representatividade

A senadora Eliziane Gama destacou a necessidade do ingresso de mais mulheres na política. “Ano que vem é ano eleitoral, e a gente precisa eleger mais deputadas federais, estaduais, ampliar a bancada feminina no Senado. Não é fácil, mas é uma luta absolutamente específica. Este evento teve um saldo muito positivo, com a presença de mulheres representativas tanto de São Luís quanto do interior do Estado. Isso demonstra o apreço que as mulheres têm pela luta para atingir igualdade entre homens e mulheres no Brasil”, enfatizou.

Grave acidente deixa dois mortos na Ladeira das Moças

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um grave acidente registrado na noite deste domingo (02), por volta das 18h30, deixou duas pessoas mortas no trecho da MA-034 conhecido como 'Ladeira das Moças', na zona rural de Santa Quitéria. As vítimas fatais foram identificadas como Gilmara Silva Santos, de 41 anos, e Raimundo Diniz, de 49 anos. 

Segundo informações repassadas pela polícia militar após relatos de testemunhas, o casal trafegava em uma motocicleta Honda CG Titan 125 e colidiu na traseira/lateral esquerda de um veículo de passeio Fiar Cronos. Em seguida, as vítimas foram lançadas contra um caminhão Volvo VM 270, que vinha no sentido contrário.

As vítimas não resistiram ao forte impacto e, infelizmente, morreram ainda no local. O casal residia no bairro Passarada, em Santa Quitéria, e deixa seis filhos. Os policiais militares realizaram os procedimentos cabíveis e conduziram os demais envolvidos para delegacia.

Traficante é preso com maconha e cocaína entre Vargem Grande e Coroatá

Momento da abordagem.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde deste domingo (02), por volta das 14h30, policiais militares do 24º Batalhão conseguiram efetuar a prisão de um traficante de drogas após diversas denúncias de moradores do povoado Macaúba, comunidade localizada às margens da MA-020, entre Vargem Grande e Coroatá.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, a guarnição conseguiu interceptar o criminoso vulgo Kayky em um veículo Fiat Doblô, ocasião em que foram encontrados 13 papelotes de cocaína e um simulacro de arma de fogo. O criminoso ainda confessou aos policiais que havia enterrado um tablete de maconha no quintal da sua casa, sendo o entorpecente com aproximadamente 1kg também apreendido.
Material apreendido.
Desta forma, o criminoso e todo material apreendido, incluindo o veículo, foram apresentados na delegacia regional de Codó para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Kayky apresentava escoriações pois tentou resistir a abordagem e foi necessário o uso progressivo da força com utilização de algemas.

Prefeitura de Nina Rodrigues divulga rotas e horários do Transporte Rural Gratuito

Transporte Rural Gratuito.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Compromisso de campanha do prefeito Jones Braga, o Transporte Rural Gratuito já está em atividade em Nina Rodrigues. O programa garante deslocamento seguro e sem custos para os trabalhadores e os estudantes das comunidades. 

O Transporte Rural Gratuito atenderá diversos povoados, conectando a zona rural à sede do município com saída às 6h e retorno às 15h. A Rota 1 contempla os povoados Campinho, Amapá, Palmares, Santa Isabel, Balaiada e Retiro todas as quartas-feiras. Já a Rota 2 atende os moradores das comunidades Mangueira, Buriti, Santa Rita, Ilha, Mucambinho e Gato às quintas-feiras.


Veja mais detalhes:

PM evita ataque de facção e efetua prisões no Bairro de Fátima; veja vídeo

Operação policial.
Quatro homens foram presos durante uma operação da polícia militar no Bairro de Fátima, em São Luís. A ação, realizada na Terceira Travessa Dagmar, resultou na apreensão de duas armas de fogo, drogas e celulares. De acordo com o tenente Nascimento, do Grupo Tático Móvel, as prisões foram resultado de um trabalho de inteligência policial que apontava a presença de integrantes de uma facção criminosa na área. “Recebemos informações da inteligência e do nosso comandante, coronel Marcelo, para deslocar até o local. Chegamos e confirmamos a denúncia. Quatro integrantes de uma possível facção que estava cometendo ataques no Bairro de Fátima foram presos (saiba mais)”, relatou o oficial.

Durante a abordagem, os policiais encontraram duas armas de fogo, entorpecentes e cinco celulares que, segundo o tenente, podem ter sido roubados. Todos os suspeitos são maiores de idade e possuem passagens pela polícia. Um deles, inclusive, cumpre pena em regime condicional e usava tornozeleira eletrônica. “Todos têm passagens, um deles já foi condenado a 15 anos e estava em condicional. A informação que recebemos é que o grupo estava se preparando para dar continuidade a ataques que ocorreram mais cedo na região”, afirmou o tenente.

A ação faz parte da Operação Impacto, que vem sendo realizada em diferentes bairros da capital maranhense com o objetivo de coibir crimes violentos e desarticular facções criminosas. A operação contou com apoio da equipe Raio e dos policiais do GTM sob comando do tenente Nascimento, com participação do cabo Aurélio, cabo Maria Clara, soldado Vitorino e mais cinco agentes de apoio. Os suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram apresentados no Plantão da Área Itaqui-Bacanga, onde ficaram à disposição da Justiça.

Veja mais detalhes na reportagem do Bandeira 2:


Do Portal Difusora News.