sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

"Motivo de orgulho", diz ex-senador da República sobre gestão do governador Carlos Brandão

Brandão e Lula.
Já é histórica no Maranhão, motivo de orgulho para a sua gente, destaque nacional e também internacional a administração do governador Carlos Brandão. Desde 2022, o Estado vem apresentando indicadores positivos em diversas áreas, desde a aprovação popular até avanços econômicos e sociais. Por tudo isto, Carlos Brandão mantém altos índices de confiança e recorde entre os eleitores, com crescimento consistente ao longo de 2025.

Pesquisas como a da Quaest (outubro/2025) indicam que 71% dos maranhenses aprovam a gestão de Carlos Brandão, um salto em relação aos 62% registrados em abril do mesmo ano. Agora em dezembro, o instituto Real Time Big Data confirmou essa tendência com índice de 66% de aprovação.

A geração de postos de trabalho tem sido um dos pilares do governo Carlos Brandão, com recorde de ocupação. Em novembro de 2024, o Maranhão ultrapassou a marca histórica de 2.7 milhões de pessoas ocupadas, segundo a PNAD Contínua, do IBGE. O Estado chegou a liderar a geração de empregos formais no Nordeste em diversos meses, com saldo positivo de mais de 22 mil novos empregos em 2023. No Ranking de Competitividade dos Estados, o Maranhão saltou 9 posições em Solidez Fiscal (da 23ª para a 14ª), refletindo uma gestão responsável dos recursos públicos pelo governo Carlos Brandão.

Na Segurança Pública, o Maranhão tem conseguido retirar suas cidades das listas de violência crítica. As cidades e a população estão mais seguras. Em 2024 e 2025, nenhum município maranhense figurou no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo a plataforma Numbeo e ONG Conselho Cidadão. A capital São Luís foi apontada como a mais segura do Nordeste e a 10ª mais segura do país em levantamentos recentes, fazendo com que o estado subisse da 14ª para a 7ª posição nacional no pilar de Segurança Pública do Ranking de Competitividade.

Na Educação e no Desenvolvimento Social, o Maranhão registrou em 2023, o Estado a sua menor taxa histórica de analfabetismo, segundo o IBGE. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) criou novas unidades, com foco em ensino técnico e integral. A Segurança Alimentar também se expandiu com a rede de Restaurantes Populares crescendo 80%, tornando-se a maior do Brasil, com foco no combate à fome, o que foi acompanhado de programas sociais estaduais de transferência de renda à população mais vulnerável.

Em junho de 2025, o governador Carlos Brandão recebeu em Paris o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal OMSA), com a certificação internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação. Esse status é considerado um “selo de ouro” para a pecuária, pois permite que a carne maranhense seja exportada para mercados mais exigentes (como Japão e Europa), aumentando a competitividade do Estado. Em Paris, Carlos Brandão participou da agenda ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando a parceria estratégica entre o governo estadual e o federal. E há muitas outras realizações, programas e serviços do governo Carlos Brandão em pleno andamento por todo o Maranhão.

Parabéns, governador Carlos Brandão! Parabéns ainda ao povo da minha querida terra, que pode se orgulhar e comemorar ser liderada por um grande homem público como Carlos Brandão, um dos maiores governadores de toda a história do Maranhão. Aos meus queridos irmãos maranhenses desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. São realizações assim que beneficiam todo o Maranhão e sua gente, que nos dão os melhores exemplos e motivos para ser muito feliz.

Ex-senador da República Chiquinho Escórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário