sábado, 16 de janeiro de 2021

PF entrega obras de arte de Márcio Lobão ao Museu Oscar Niemeyer

Obras de arte entregues ao MON.
A Polícia Federal realizou, na tarde dessa quinta-feira (14/1), a entrega de aproximadamente 100 obras de arte ao Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. As obras foram apreendidas na última terça-feira (12), durante a deflagração da 79ª fase da Operação Lava Jato, que cumpriu onze mandados de busca e apreensão, em cinco cidades do Brasil, e teve como alvos endereços ligados ao ex-senador Edison Lobão Filho e ao irmão dele, Márcio Lobão. Eles são filhos de Edison Lobão, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que não foi alvo desta fase. Dentre as apreensões, a Polícia Federal localizou obras de arte que ficarão sob a guarda do MON.

Foram identificadas peças de diversos artistas plásticos como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Anna Bella Geiger, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Iberê Camargo, Mariana Palma, Renê Machado, Sandra Cinto, Vik Muniz, entre outros. As obras passarão por um laudo pericial que vai atestar a originalidade, bem como as condições atuais de cada uma delas.

O lote se soma a outros 230 trabalhos que já haviam sido destinados ao museu em fases anteriores da Lava Jato. Entre as obras apreendidas, 31 fazem parte da exposição Luz = Matéria, em cartaz atualmente no MON. Foram consideradas condições técnicas para a guarda e manutenção das obras de arte, de modo que a Justiça Federal autorizou a entrega das peças na referida instituição. A PF teve o apoio logístico do Exército Brasileiro no deslocamento das obras até Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário