segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lula e Fernández defendem moeda única entre Brasil e Argentina

Presidentes da Argentina e Brasil.
O presidente Lula (PT) e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciaram, em publicação feita no jornal argentino Perfil neste domingo (22), que estudam a criação de uma moeda comum sul-americana para transações comerciais e financeiras.

Segundo o texto, a ideia é que os países mantenham o uso de suas moedas locais, o real e o peso argentino, mas criem uma moeda comum para transações entre as nações com o objetivo de reduzir a dependência do dólar americano. Faz parte dos planos convidar outros países sul-americanos para integrar conversas sobre o assunto.

"Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros quanto para os comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa", dizem os presidentes na publicação. "O mundo mais justo e solidário a que aspiramos só será viável se tivermos coragem de construir juntos o nosso futuro. Esse é o significado estratégico da integração bilateral", prosseguem.

Na noite deste domingo (22), Lula viajou para Buenos Aires para encontros com Alberto Fernández e demais integrantes do governo argentino. Além de aprofundar conversar sobre a moeda comum, o petista deve também assinar acordos bilaterais e participar da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac).

Da Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário