quinta-feira, 17 de março de 2022

Vereador de Viana é preso durante Operação da PF contra desvio de R$ 1,5 bilhão no Seguro Defeso

Operação da PF prendeu vereador de Viana.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vereador de Viana Manoel Gutemberg Rodrigues Moraes, eleito em 2020 com 261 votos, foi preso na manhã desta quinta-feira (17) durante a Operação Tarrafa, deflagrada pela polícia federal no Maranhão e mais 11 estados para desarticular organização criminosa que perpetrava fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal – SDPA, também conhecido como Seguro Defeso (saiba mais). 

Além do parlamentar, que no seu registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral declarou ser pescador (veja), outras sete pessoas também foram conduzidas à sede da PF, em São Luís. A informação é do Blog do Jailson Mendes.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2020 e os trabalhos efetuados identificaram diversos elementos de fraudes cometidas na inserção dos dados no Registro Geral de Pescador e, posteriormente, no pedido de deferimento do benefício previdenciário. 

O aprofundamento dos trabalhos investigativos permitiu identificar a utilização de, ao menos, 102 Certificados Digitais de Identificação fraudulentos, expedidos em nome de servidores públicos. A organização criminosa, utilizando destes certificados falsos, conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de SDPA, envolvendo cerca de 400 mil CPFs e com participação de diversas colônias/sindicatos/associações de pescadores. Os benefícios, objeto de investigação na Operação Tarrafa, acarretaram pagamentos de mais de R$ 1,5 bilhão a solicitantes em 1.340 municípios. 

2 comentários:

  1. Essas fraudes ocorrem em quase todos os municípios da Baixada, onde muitos espertinhos entram na política já cheirando a corrupção. Essas Colônias de Pescadores beneficiam muitos "pescadores" que nem sabe o que é uma piranha.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom que essa investigação chegasse em todas as colônias, pois além das corrupções com solicitação de pedidos em nome de pessoas que só entendem de peixe quando estão preparados no prato, os representantes dessas colônias ficam com 50% do valor das pessoas que realmente vivem da atividade, e há quem julga que corruptos são apenas políticos. Se cada um se colocar em sua devida categoria de forma justa, fica mais fácil combater a corrupção no nosso País.

    ResponderExcluir