quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Alunos da UEMA realizam visita técnica e acompanham obras do Hospital da Ilha

Alunos acompanham o andamento das obras no Hospital da Ilha.
(Foto: Jorge Ribeiro)
Da sala de aula para a o canteiro de obras. Foi assim a experiência para professores e mais vinte e cinco alunos de Engenharia Civil, na manhã desta terça-feira (19), durante a primeira visita técnica guiada, nas obras do Hospital da Ilha, uma das maiores na área da saúde no Maranhão, realizada pelo Governo do Estado.

Técnicos da área de Engenharia e Projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) acompanharam os alunos pelas principais áreas da obra, pontuando as ações que estão sendo executadas pelos mais de trezentos profissionais que trabalham no local.

As equipes explicaram aos alunos desde o preparo da área, para o início dos trabalhos, até a execução das fundações e demais espaços, que, hoje, já dão forma às salas de emergência, leitos e unidades especializadas que, futuramente, irão beneficiar toda a população maranhense.

Caio Aguiar, professor de estruturas de concreto, conta que para ele, a obra é um universo de informações práticas e uma oportunidade para que os alunos possam observar e aprender. “Essa visita é muito boa para que eles tenham contato com a vivência do canteiro de obra. Aqui, eles conseguem ver na prática o que estão estudando na faculdade”, reforçou.

O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, elogiou a iniciativa das universidades, em aproximar os acadêmicos das obras em andamento para que possam ampliar as possibilidades de atuação no mercado.

“É sempre um prazer para nossa equipe receber os alunos em nossas obras. O Hospital da Ilha tem uma série de etapas de alta complexidade que estão em andamento e se intensificam conforme o avanço dos serviços. É importante para os alunos acompanharem como forma de aprendizado dos futuros profissionais que atuarão no Estado”

De olho no futuro

A visita ao canteiro de obras foi, para João Batista, aluno do 8º período, uma oportunidade única para observar as explicações dos profissionais responsáveis pelo projeto e registrar os detalhes técnicos sobre a área que ele tem interesse em atuar no futuro.

“Essa parte de estrutura me interessa muito e poder acompanhar uma obra desse porte sendo executada, é muito importante para o meu conhecimento”, disse João, estudante de Engenharia Civil da UEMA.

Beatriz Bezerra também reforça o sentimento dos demais alunos do curso. Oportunidade, aprendizado e networking. “Aqui, nós conseguimos ver na obra o que a gente aprende em sala. É uma oportunidade de crescimento como estudante e, futuramente, como profissional poder ver essa obra de grande porte. Eu estou muito feliz”, afirma.

João Aureliano, professor e diretor do curso de Engenharia Civil, disse que esse momento foi importante para acompanhar as etapas do projeto. “Essa visita é de grande efeito no aprendizado dos alunos. Aqui nós vemos todas as fases da obra e aproveitamos para explicar os detalhes”, finalizou.

Obra em andamento

Com investimento superior a R$ 132 milhões, após finalizado, o Hospital da Ilha vai contar com atendimento de urgência, emergência, centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, elevadores, estacionamento e um heliponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário