quarta-feira, 14 de julho de 2021

Vargem Grande: Trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão recebem apoio e se preparam para retornar ao Ceará

Equipe da Assistência Social na delegacia.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado pelo Titular do Blog em primeira mão e amplamente divulgado pela imprensa estadual, nesta terça-feira (13) a polícia civil e a guarda municipal de Vargem Grande resgataram 14 trabalhadores oriundos do estado do Ceará que estavam sendo mantidos em condições análogas à escravidão.

As vítimas foram submetidas pelos prepostos de seus empregadores a uma jornada extenuante de trabalho (cerca de 12 horas diárias), alojamentos imundos, sem água encanada ou banheiros e alimentação indigna (arroz, ovos e mortadela). O cativeiro, localizado no povoado Mucambo, só foi descoberto após três vítimas procurarem alimentos e pedirem ajuda aos moradores daquela localidade, que denunciaram o fato à polícia. Durante a operação, uma pessoa foi presa (relembre).
Secretária Nicoly Mesquita e equipe da Semas dialogam com as vítimas.
Durante esta quarta-feira (14) os trabalhadores prestaram depoimentos na delegacia de polícia civil de Vargem Grande, onde foram ouvidos pelo delegado Bruno Sobreira. Já a secretaria municipal de Assistência Social, por meio da equipe técnica do CREAS, providenciou alimentação e hospedagem adequada ao grupo, formado por 12 homens adultos, uma mulher e um adolescente. 

Também foi mantido contato com as autoridades de Uruoca, cidade natal das vítimas, para tratar sobre o retorno. A expectativa é que eles embarquem para o Ceará até o final de semana. A secretaria municipal de Saúde realizará o atendimento médico necessário (testes rápidos, glicemia, aferição de pressão arterial, etc) a todos eles nesta quinta-feira (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário