quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Preocupado em melhorar a Educação de Vargem Grande, Carlinhos Barros vai até a cidade com melhor IDEB do País

Comitiva do prefeito Carlinhos Barros sendo recebida em Sobral, CE.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito eleito de Vargem Grande Carlinhos Barros (PCdoB) mais uma vez se mostra incansável em melhorar a qualidade de vida da população e em fazer uma ótima administração, mesmo antes de assumir o mandato. Carlinhos Barros está neste momento em Sobral, no Ceará, cidade que apresenta o maior IDEB das séries iniciais do Brasil.

No município cearense, acompanhado do futuro secretário de Educação de Vargem Grande Jorge Fortes, da advogada Lígia Fortes, do futuro secretário de Obras José Barros Filho e dos professores da rede de ensino vargem-grandense Neudson Penha, Nonato Costa e Eliude Cunha, Carlinhos conheceu de perto o modelo de ensino implantado em Sobral e que foi responsável por esse salto na educação. O IDEB 2015 das séries iniciais na cidade chegou a incríveis 8,8.

Sobral melhorou consideravelmente a educação, ao investir em formação continuada para os professores (através da criação da Escola de Formação Permanente do Magistério - ESFAPEM) e na evasão zero. O resultado foi a erradicação do analfabetismo de crianças. Com o sucesso do sistema educacional, o governo estadual buscou o embasamento para programas como o Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que futuramente originou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Com a ajuda de outros programas como o "Segundo Tempo" e o "Jornada Ampliada", o município passou a garantir a permanência de grande parte dos alunos na escola, nos dois turnos. Nos últimos anos, passou a investir também na construção de escolas de tempo integral na sede e nos distritos. Além disso, uma rede sócio-assistencial com seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) garante a permanência de outra parcela dos alunos de áreas vulneráveis em programas de acesso a esporte e atividades educativas no contra-turno.

A comitiva vargem-grandense foi recebida pela atual secretária de Educação Iracema Sampaio, pelo futuro secretário Herbet Lima Vasconcelos e pela vice-prefeita eleita Christiane Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário