O professor e ex-secretário municipal de Educação Nonato Costa emitiu uma nota comemorando os resultados obtidos por Vargem Grande no Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE-MA), bem como parabenizou os alunos, os pais e todos os profissionais envolvidos durante sua gestão à frente da pasta. Como todos sabem, a cidade alcançou o 1º lugar em alfabetização entre municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes, ficando à frente, inclusive, de Sobral (saiba mais).
Confira a nota na íntegra:
Meus queridos amigos de Vargem Grande, é com imensa alegria que celebramos as conquistas e os avanços de nossa adorada cidade. Vargem Grande, que por muitos anos carregou um estigma negativo devido a não execução com qualidade das políticas públicas e aqui em especial a da educação e também pela repercussão midiática desfavorável, agora vive um novo cenário, sendo reconhecida pelas ações bem-sucedidas e pelos excelentes resultados educacionais. Destacamo-nos pelo trabalho bem-feito, pelos inúmeros progressos e melhorias alcançadas. Alcançamos o 1º lugar no ranking das avaliações estaduais - IDEMA, e também lideramos em alfabetização nacional entre os municípios com mais de 50 mil habitantes. Nas avaliações estaduais do SEAMA, também registramos índices elevados de sucesso, e os resultados da avaliação SAEB são igualmente promissores.
Nosso gestor, Carlinhos Barros, com uma abordagem ativa e assertiva, implementou as mudanças necessárias, começando pela valorização dos nossos profissionais, infraestrutura das escolas, entre tantas outras ações, garantindo aos nossos alunos e professores um ambiente mais confortável e propício ao aprendizado, com espaços climatizados onde todos se sentissem bem e desejassem estar nas escolas. Além disso, continuou investindo na qualificação profissional, no reconhecimento e na valorização das práticas pedagógicas e dos professores, e no incentivo às aprendizagens essenciais.
O processo que nos trouxe a este momento de júbilo foi árduo e cheio de desafios. Em muitas situações, foi necessário desconstruir o que havíamos exaustivamente construído e, de forma resiliente, mudar, repensar e refazer. Foi um longo processo e, em muitos momentos, doloroso mas necessário. Não é fácil lidar com os desafios, mas fomos incansáveis e resilientes. Cada Técnico, Gestor, Coordenador, Professor, Auxiliar, Alfabetizador, Monitor, Pai, Mãe e Aluno, todos colaboraram, se dedicaram, buscaram maneiras de fazer o melhor e se reinventaram quando necessário. Hoje, é gratificante ver o quão longe já chegamos. A atuação conjunta e colaborativa foi essencial, e só sinto gratidão por cada um de vocês. Vocês foram o alicerce fundamental em todo esse processo. Ainda há muito a avançar, mas sigo confiante de que o direito de aprender com qualidade e equidade, que é um direito de nossas crianças, é uma missão pela qual continuaremos a lutar insistentemente. O progresso não pode parar.
Nonato Costa - professor e ex-secretário municipal de Educação
Qual é a vargem grande? Que segundo o IBGE, vargem grande ma, não tem 50 mil habitantes!
ResponderExcluirSegundo o IBGE,
ResponderExcluir43.261 pessoas no Censo de 2022