quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Urgente! Maranhão registra primeira morte por varíola dos macacos

Imagem meramente ilustrativa.
A cidade de Imperatriz registrou, no início da tarde desta terça-feira (22), a primeira morte por Monkeypox, conhecida como a varíola dos macacos. Essa é a primeira morte da doença no Maranhão. O paciente era um homem de de 37 anos, que estava internado em um hospital da rede privada e tinha comorbidades. As informações são do repórter Hemerson Pinto, da TV Difusora Sul.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, há sete casos confirmados da doença na cidade, oito casos suspeitos em monitoramento e 23 casos descartados. No último boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, haviam 82 casos confirmados da doença em todo o Estado.

Monkeypox

Os principais sintomas da monkeypox são febre, dor no corpo, náuseas, cansaço e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como, por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. 

Causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde em 23 de julho. A decisão foi tomada com base no aumento de casos em vários países, o que eleva o risco de uma disseminação internacional.

Do Portal Difusora ON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário