quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Especialista explica como utilizar potencial do TikTok para divulgar seu trabalho

Imagem ilustrativa.
Com certeza você já assistiu a uma das famosas dancinhas virais do TikTok. Mas o aplicativo para criação e compartilhamento de vídeos curtos também é utilizado por profissionais e empresas para a divulgação dos seus trabalhos. É cada vez mais comum encontrar na rede perfis profissionais de psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e advogados.   

O professor do curso de Administração da faculdade Pitágoras Bacabal, Elias Gomes, ressalta como a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional. “O sistema midiático mundial está passando por um momento disruptivo, grandes mudanças, desconstruções e uma adaptação imediatista constante. Ou seja, o consumidor não tem mais o mesmo perfil de 20 anos atrás, pelo simples motivo que as próprias empresas estão acostumando essa geração com facilidades e imediatismo”, pontua. 

O especialista acrescenta “as empresas entenderam que o caminho virtual além de ser mais rápido, mais barato e dinâmico, é inclusivo, pois agora os usuários não são mais apenas espectadores, eles também são parte integrante do processo criativo, evolutivo e financeiro”.

Em 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando Facebook, WhatsApp e Instagram, conforme dados publicados pela rastreadora de mercado App Annie. Elias, que também é especialista em Gestão de Marketing, defende que os profissionais devem usar as redes com atenção, usando um discurso alinhado com a profissão e tomando alguns cuidados. 

“Não apenas no TikTok, mas em qualquer rede social, o bom senso é fundamental para construção de uma boa imagem. É de extrema relevância ao construir o conteúdo fique claro a quem aquela mensagem está direcionada, escolher bem as imagens, as músicas e os vídeos. Ao contratar um profissional do meio, confira o histórico dele na rede, observe os comentários, solicite o engajamento. Alinhe com ele um roteiro que tenha similaridade com o perfil da empresa, esses são pontos importantes para a mídia viralizar”, destaca. 

Desde julho, o TikTok testa nos Estados Unidos o TikTok Resumes, uma ferramenta de vagas de empregos. Com ela, os usuários do aplicativo podem criar um currículo em formato de vídeo e enviar para as empresas cadastradas na plataforma. O vídeo currículo já é uma tendência nos processos seletivos.  

Para aqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, o especialista elenca quais informações devem conter e as principais características do currículo em vídeo. “É fundamental que a pessoa escolha um cenário limpo com cores suaves, agradáveis e uma boa iluminação. O áudio precisa ser nítido e compreensível. Faça um roteiro para que não fique divagando no vídeo, pois a intenção é que ele seja coeso e contínuo”, detalha. 

O especialista sinaliza outros pontos que precisam conter no vídeo como nome, idade, experiência profissional, trajetória acadêmica, objetivos profissionais. “Apresente um pouco socialmente, seus hobbies tais como: livros, filmes e ações que faz no cotidiano. Conte de uma forma interessante, as pessoas têm curiosidade para saber o final de uma história. Não esqueça de ser simpático e cordial no seu vídeo, hoje todos buscam por pessoas que usam a empatia”, finaliza. 

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