quarta-feira, 23 de maio de 2018

Vargem Grande 'perdeu' mais de 7 mil eleitores depois da biometria

Reprodução.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O município de Vargem Grande teve seu número de eleitores reduzido drasticamente depois de ser realizado o recadastramento biométrico no cartório eleitoral. Para as próximas eleições, em novembro deste ano, estão aptos a votar para deputado estadual e federal, dois senadores e seus suplentes, governador e presidente da República exatos 26.746 eleitores. Um total de 7.498 títulos foram cancelados.

Os números são do Blog do Zé de Fátima.

Até agora não se sabe o real motivo dessas mais de 7 mil pessoas 'sumirem'. Alguns acreditam que boa parte da população rural não realizou a biometria devido os gastos com transporte e alimentação, já outros falam que os constantes escândalos envolvendo os políticos brasileiros, em especial os envolvidos na Operação Lava Jato da Polícia Federal, desestimulam a população em votar.

Há quem diga também que eleitores da cidade, mas que moram em outros municípios, fizeram seu alistamento eleitoral onde residem atualmente. Outros mais radicais dizem até que os mortos ainda votavam em Vargem Grande e agora terão seu devido descanso.

O certo é que historicamente Vargem Grande sempre conviveu com altos índices de ausências nas urnas. E 2016, por exemplo, os ausentes chegaram à 21,48%. Em 2014 essa porcentagem foi ainda maior, chegando à 29,27%. Vamos esperar e ver como os eleitores se comportarão em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário