segunda-feira, 28 de maio de 2018

Sebrae realiza mais de 10 mil atendimentos na 10ª Semana do MEI

Semana do MEI reuniu microempreendedores em capacitações
na regional de Chapadinha.
Chapadinha - A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a instituição realizou no estado do Maranhão 10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores.

A marca é um recorde e dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas. Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.

Na Região do Baixo Parnaíba e do Vale do Itapecuru, o Sebrae, por meio da Unidade Regional em Chapadinha, a Semana do MEI e de Educação Financeira, gerou mais de 1 mil atendimentos, em 18 ações realizadas. Foram exatamente 1.129 atendimentos, sendo destes 522 orientações técnicas, 362 participantes de 12 palestras, 129 participantes de 05 oficinas, 46 participantes de 01 seminário e 70 diagnósticos empresariais realizados.

Como parte da programação, a unidade promoveu também a "Feirinha do Microempreendedor", um espaço montado em frente ao Sebrae, onde um grupo de microempreendedores atendidos pela instituição puderam expor e comercializar seus produtos.

Além de Chapadinha, a regional do Sebrae desenvolveu também ações nas cidades de Anapurus, Urbano Santos, Itapecuru-Mirim, Nina Rodriques, Buriti, Vargem Grande e Belágua. Todos estes municípios possuem Sala do Empreendedor. No total foram 23 parceiros envolvidos, dentre eles as prefeituras municipais, instituições financeiras, instituições de ensino, CRC, CDL, INSS, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, comemorou os resultados positivos das ações. “Mais de um mil empreendedores e potenciais empreendedores participaram das nossas ações, onde puderam obter mais conhecimento acerca de seus negócios. Estamos felizes em contribuir com esses empreendimentos e perceber que cada vez mais o Sebrae desenvolve seu papel de fomento ao empreendedorismo”, ressaltou o Amorim.

De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado, foram atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75 formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946 capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil atendimentos”, comentou João Martins.

SEMANA

A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs “, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. “Tivemos um resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”, finalizou João Martins.

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