Após conversas com leitores e muitos pedidos, o Titular do Blog foi convencido a fazer duas matérias interessantes: As maiores surpresas e as maiores vergonhas das eleições 2022 no Maranhão. Vamos começar com as maiores surpresas:
1. A força eleitoral de Lahésio Bonfim, que saiu como segundo colocado na disputa pelo governo do estado com 857 mil votos.
2. A reeleição do governador Carlos Brandão ainda no primeiro turno. Nem os apoiadores mais otimistas cravavam isso com absoluta certeza.
3. Uma surpresa também foi a votação do candidato Weverton Rocha. Enquanto nas pesquisas ele se aproximava dos 30%, no abrir das urnas foram pouco mais de 20%. Ele terminou em terceiro lugar.
4. A vitória do deputado federal Josivaldo JP em um partido que tinha como favorito o também deputado Edilázio Júnior, genro da desembargadora Nelma Sarney.
5. Iracema Vale ultrapassar à marca de 100 mil votos para Assembleia Legislativa. Todos sabiam que a ex-prefeita de Urbano Santos seria eleita deputada estadual e até mesmo que poderia ser a mais votada no estado, no entanto, o teto da campanha apontava 80 mil votos. Um grande feito, parabéns.
6. O grande número de esposas/maridos de políticos eleitos para Câmara, Assembleia e até Senado. Em uma rápida pesquisa, são pelos menos 12 nomes. Isso sem considerar irmãos, filhas e sobrinhas de outros gestores.
7. O partidos PP e União Brasil conseguirem eleger dois deputados federais cada. Todos os analistas políticos apontavam que cada sigla teria apenas um representante na Câmara Federal. Bom para Amanda Gentil e Juscelino Filho.
8. Outro partido que surpreendeu foi o PL com a eleição de quatro deputados federais. Nas análises mais otimistas seriam três representantes, em outras seriam apenas dois. O que se pode afirmar é que essa expressiva representatividade se deve, em muito, pelo fracasso eleitoral do MDB. Mas, isso é assunto para próxima matéria.
Faltou alguma? Deixe nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário