terça-feira, 28 de março de 2017

Secretaria de Saúde de Vargem Grande realiza ações no sentido de combater o Mosquito Aedes aegypti


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A secretaria de Saúde de Vargem Grande realizou, entre os dias 20 e 24 de março, o primeiro ciclo de Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypi (LIRAa).

O LIRAa é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a determinação do Índice de Infestação Predial do mosquito Aedes aegypti, causador das doenças: Dengue, Chikungunya e Zíca Vírus. Através da amostragem de imóveis prediais do município, é possível realizar de forma rápida um diagnóstico da presença do mosquito vetor na cidade.


Todo este trabalho foi realizado pela vigilância em saúde, por meio dos agentes de combate a endemias (ACE), que visitaram 10% dos quarteirões de toda a sede do município fazendo coleta de larvas encontradas, procurando e eliminando os possíveis criadouros.

Foram visitados 451 imóveis divididos em dois estratos, nos bairros: Centro, Rosalina, São Francisco, São Miguel, Preguiça, Residencial Canaã, Baixa Grande e Soldado, justamente a região que tem maior incidência de focos encontrados. Os resultados foram alarmantes no São Miguel, Baixa Grande e Soldado. Ressalta-se ainda que os maiores indices de focos predominantes encontrados pelos ACE's foram em depósitos de uso doméstico.


As visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde tem a função de informar e orientar a comunidade para que sejam adotadas ações de prevenção e controle do mosquito nas suas residências e locais de trabalho. Essas ações, no entanto, não são efetivas se a população não estiver mobilizada para realizar, de forma contínua e autônoma, a prevenção e eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário