sábado, 18 de março de 2017

Fortes chuvas elevam níveis dos Rios Munim, Itapecuru e Iguará e a população da Região teme por ficar desabrigada

Rio Iguará completamente cheio.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Não é segredo para ninguém que este período chuvoso no Maranhão tem sido o maior dos últimos anos. Em Vargem Grande não é diferente e a cidade está convivendo com chuvas quase que diariamente. Rios como Iguará e Paulica já estão completamente cheios e os seus níveis só sobem a cada dia, o Iguará, por exemplo, já passou dos 8 metros de profundidade. As pontes da BR-222 já chamam atenção das pessoas que trafegam pelo local pela grande quantidade de água. 

Rio Munim, em Nina Rodrigues.
Em Nina Rodrigues, o Rio Munim também está com seu nível super elevado. Na praia dos amores, ponto de vários bares e restaurantes e que nos finais de semana recebem muitas pessoas, inclusive turistas, a água está cobrindo os primeiros bares. Segundo um dos proprietários de bares, o Rio subiu em linha reta cerca de 10 metros em dois dias. 

O Rio Itapecuru, na região da cidade de Itapecuru-Mirim, também já preocupa o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Segundo informações recebidas pelo Blog, os dois órgãos já trabalham com a possibilidade concreta de desabrigados na região. Para quem não lembra, em 2009, neste mesmo período, o rio Itapecuru, um dos maiores do estado, transbordou e interditou a BR-222, deixando assim a Região do Baixo Parnaíba completamente ilhada. 

O medo da população, em especial a ribeirinha dos rios citados, é a repetição do que aconteceu no ano de 2009, quando tiveram que sair das suas casas devido às enchentes e perderam boa parte dos seus bens pessoais. O medo aumenta mais por que naquele ano as residências só foram invadidas em maio, mais precisamente no dia 1 de maio, e como podemos notar, ainda estamos no mês de março, ou seja, ainda tem muito tempo de chuva. Portanto, pode ser até pior. 

Rio Paulica cobriu uma ponte na região do povoado Cacimbas, Vargem Grande.

A repórter Clarisse Nicácio, da TV Líder de Vargem Grande, realizou uma importante matéria de alerta sobre as cheias no município. Clarisse mostrou os açudes Novo e Velho, Balneário Moisinho e Rio Iguará. Veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário