![]() |
Foto: Bernado Sousa/Iphan. |
Na Fazenda Santa Maria, o novo sítio, provisoriamente denominado Santa Maria I, revelou na superfície diversos materiais líticos (objetos feitos de pedra), especialmente lascas de pedra resultantes da produção de ferramentas. No trajeto da fiscalização, a arqueóloga visitou outros pontos de interesse arqueológico e identificou mais um novo sítio, associado ao já conhecido Sítio da PM, nomeado Sítio da Fuga.
As fiscalizações fazem parte do trabalho rotineiro do Iphan de acompanhamento do estado de conservação dos sítios arqueológicos e de controle dos bens arqueológicos da União. No Museu do Cerrado, a equipe verificou as condições de guarda dos acervos, realizou fotografias e registros dos materiais recolhidos nos novos sítios, além de vistoriar o conjunto já armazenado na instituição.
Durante a visita, também foi realizada uma reunião com representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente e Turismo de Tasso Fragoso. Na ocasião, foram discutidas as potencialidades turísticas, culturais e educacionais do patrimônio arqueológico local, com vistas à valorização e preservação desses bens para as futuras gerações reafirmando o compromisso institucional com a proteção e salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário