sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Othelino Neto destaca trajetória de Sálvio Dino no Maranhão

Othelino Neto ressaltou o legado deixado por Sálvio Dino.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (26), a trajetória do ex-deputado, jornalista e procurador aposentado Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ele faleceu na segunda-feira (24), aos 88 anos. 

Othelino ressaltou o legado de Sálvio Dino nas diversas áreas em que ele atuava. “Como advogado, deputado e escritor, ele nos deixa uma importante contribuição. Toda nossa solidariedade à família, especialmente aos filhos Nicolau, Flávio, Sálvio Júnior e Saulo, e à viúva, Iolete. Realmente, é um momento triste, mas espero que Deus conforte os familiares, assim como todos os amigos e a população da cidade de João Lisboa, onde ele foi prefeito”, disse.

O presidente contou, ainda, que teve a oportunidade de conversar, por duas vezes, com o governador Flávio Dino, antes do falecimento do pai. "Eu percebi, naturalmente, que ele estava muito tenso. Estava confiante, em um primeiro momento, mas, depois, com o agravamento do estado de saúde de Sálvio, ele ficou mais preocupado. Infelizmente, o desfecho foi esse que todos nós não queríamos”. 

Reconhecimento

Logo após a confirmação da morte do ex-deputado, Othelino Neto manifestou pesar em sua conta no Twitter, relatando a ligação de Sálvio Dino com sua família. “Foi advogado de minha família, quando do covarde assassinato do jornalista Othelino Nova Alves, em 1967. Mesmo muito pressionado - e até ameaçado - para desistir da causa, compareceu à sessão do júri, atuou como auxiliar de acusação e fez um emocionante pronunciamento”, lembrou.

E continuou: “Com essa referência, homenageio Sálvio Dino, que além de militante do Direito, foi deputado estadual, prefeito de sua amada João Lisboa, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras", acrescentou Othelino.

Trajetória

O jornalista, escritor e advogado Sálvio Dino era natural de Grajaú e membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupava a Cadeira 32. Foi fundador da Academia Imperatrizense de Letras, da qual foi vice-presidente, em 1991/1992.

Pai do governador do Maranhão, Flávio Dino, do procurador da República Nicolau Dino, do advogado Sálvio Dino Júnior e do empresário Saulo Dino, ele foi eleito vereador de São Luís em 1954 e reeleito em 1958. Em 1962, elegeu-se deputado estadual do Maranhão, tendo sido cassado, em 1964, pelo golpe militar. Em 1974, foi novamente eleito deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa, no período de 1989 a 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário