domingo, 16 de agosto de 2020

Cadastro Ambiental Rural beneficia 130 famílias quilombolas de Vargem Grande

Cadastro Ambiental Rural.
Nesta sexta-feira (14), o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) e em parceria com a prefeitura de Vargem Grande, entregou recibo coletivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) beneficiando comunidades quilombolas do município. Com esta ação, 130 famílias de quatro povoados foram beneficiadas.

A entrega foi realizada na comunidade quilombola de Rampa, e contou com a presença de representantes das comunidades Piqui da Rampa, Caetano da Rampa e São Joaquim.

O secretário da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, destacou que a cobertura do CAR em áreas quilombolas é uma prioridade do Governo. “Essa ação nestes municípios representa um avanço significativo, em que estamos fortalecendo, resgatando e valorizando a luta destas comunidades. O Governo Flávio Dino prioriza o CAR nestas comunidades que tanto precisam, pois com esse documento em mãos, terão como agregar outras políticas, como crédito rural e assistência técnica”, afirmou Mendonça.

"O CAR permite que o agricultor tenha acesso a declaração de aptidão do PRONAF, benefícios com crédito rural e o reconhecimento legal como agricultor rural", disse o prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros.
Cadastro Ambiental Rural.
Seu Francisco de Assis, líder da comunidade Rampa, contou que o CAR é uma conquista. “É um momento de muita satisfação estar recebendo o CAR, um documento que comprova a área da Agricultura Familiar. Agradecemos ao Governo do Estado por entregar esse documento tão importante para a nossa comunidade,” afirmou Francisco.

A entrega do CAR contou com a presença do secretário da SAF, Júlio César Mendonça; o prefeito Carlinhos Barros; secretária Adjunta da SAF, Luciene Dias Figueiredo; superintendente Suziane Machado; o gestor da Agerp de Itapecuru Mirim, Jerónimo Mendes, e representantes das Comunidades.

O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agerp.

Desde dezembro de 2019, o Governo do Estado deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia. 

Serão realizados 182.500 cadastros, nos 217 municípios, para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário