quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Cursos de qualificação profissional gratuitos são realizados em Vargem Grande

Foram qualificados cerca de 60 nos profissionais em dois cursos.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Vargem Grande, realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro, palestras e cursos de qualificação profissional gratuitos com o objetivo de capacitar o trade turístico que irá trabalhar no carnaval no município.

Os cursos ofertados foram os de ‘Qualidade no atendimento para bares e restaurantes’ e o de ‘Boas práticas em manipulação de alimentos’, que reuniram profissionais de empresas, prestadores de serviços turísticos e gestores públicos.

A técnica de qualificação profissional da Setur, Wanda Bittencourt, destacou a importância dos cursos. “É importante a qualificação da mão-de-obra local que são os primeiros a receber os visitantes. Os bares, restaurantes e empreendedores da área alimentícia são partes fundamentais do trade e da impressão que os turistas levam do município”, enfatiza Wanda Bittencourt.

Segundo o coordenador municipal da Juventude, Renato Araújo, no período de carnaval está previsto um grande público para acompanhar as festividades. “Temos uma alta expectativa de foliões chegando à cidade que estará cheia nos dias de Carnaval. Por isso, vimos a necessidade de qualificar quem vai trabalhar nesse evento e a Setur nos atendeu prontamente”, pontuou o secretário.
Foram qualificados cerca de 60 nos profissionais em dois cursos.
No município foram qualificados cerca de 60 nos profissionais em dois cursos que abordaram a higiene, apresentação pessoal dos garçons, atendimento, composição de mesa, apresentação do cardápio, como servir o cliente, como atender bem, como se comportar sobre as reclamações, o que fazer para evitar reclamações, e o momento de fechamento da conta, no qual o garçom tem a oportunidade de fidelizar o cliente. Também foram ensinadas técnicas de manuseio e condicionamento adequado de alimentos no curso que aconteceu simultaneamente em Vargem Grande.

A qualificação profissional é uma poderosa estratégia de mercado e fundamental para o desenvolvimento do setor. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior. “No último doze meses, a Setur intensificou a qualificação e já capacitou 3.365 profissionais do trade turístico em todo o Estado, por meio do Programa Mais Qualificação Mais Turismo O profissional que trabalha com turismo, seja o guia, receptivos, pousadas, restaurantes tem que estar preparado para receber bem seus visitantes”, afirma Catulé Junior.

Apenas no município de Vargem Grande foram qualificados cerca de 80 profissionais de turismo com os cursos de “Projetos de turismo em gestão pública” e “Qualidade no atendimento” em 2019.

Mais infância, Mais Turismo

Técnicos da Setur aproveitaram a estadia no município para abordar temas com público estudantil. A Escola Padre Carvalho recebeu palestras de sensibilização do Programa Mais infância, Mais Turismo, onde 585 crianças e adolescentes foram sensibilizados a respeito de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário