quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

No Carnaval, alimentação equilibrada evita problemas de saúde

Em relação às frutas, a nutricionista indica as ricas em vitamina C. 
Tem gente que já escolheu a fantasia e o destino onde vai curtir a festa mais animada do ano para milhares de brasileiros. A poucos dias do carnaval, muitas pessoas se planejam para vivê-la da melhor forma possível. Mas nem sempre esse planejamento inclui o cuidado com a saúde, com a alimentação e com a exposição a fatores de risco para diversas enfermidades. A recomendação é que, mesmo nos dias em que a rotina dá espaço a programações agitadas na rua, os foliões não se descuidem daquilo que comem, bebem e de quanto tempo de sono têm.

Para aproveitar a folia de forma saudável, a dica da nutricionista e professora da Estácio São Luís, Fernanda Rosa Santos, é, antes de tudo, que as pessoas façam escolhas adequadas dos alimentos que consumirão antes de irem para as festas e bloquinhos carnavalescos, pois o gasto energético é algo importante que precisa ser considerado.

“Os carboidratos, de preferência os integrais, como cereais, grãos e massas, ajudam a manter a energia do corpo, além de proporcionar maior sensação de saciedade. Durante a folia, é importante manter a energia e a hidratação, por isso é interessante apostar em frutas ou suco de frutas, que são alimentos ricos em nutrientes. Após a folia, é importante realizar uma refeição balanceada e não deixar de repor essa energia”, pontua.

Em relação às frutas, ela indica as ricas em vitamina C, pois, além de garantir a manutenção da imunidade, são essenciais no trabalho muscular e ajudam a desintoxicar o fígado, afastando ou diminuindo os sintomas da ressaca. Manga, morango, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá, melão, acerola, laranja e goiaba são alguns exemplos de frutas que podem ser consumidas nesse período com mais frequência.

Como o ritmo do carnaval costuma ser intenso, consequentemente o corpo perde muita água, especialmente, se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. Então, o ideal é se hidratar. “Beber de 2 a 3 litros de água por dia, água de coco, consumir picolés, e os já mencionados suco de frutas ajuda a refrescar e também, em outro aspecto: repor sais minerais. O isotônico, aliás, faz essa reposição de maneira mais rápida”, sugere. Outra dica é incluir o gengibre na alimentação e nas bebidas, pois ele combate a náusea provocada pela ressaca. 

Comer na rua

A nutricionista alerta para que o folião esteja sempre atento às condições de higiene do ambiente onde estão armazenados os alimentos, se estão conservados de maneira correta, observar as características como cheiro, cor e sabor para evitar uma intoxicação alimentar.

“Prefira alimentos grelhados, assados e ensopados. Alimentos fritos se tornam gordurosos e deixam a digestão lenta, podem causar sensação de estufamento e atrapalhar a mobilidade corporal”, comenta.

Para quem gosta de energéticos e toma para não perder o ritmo na festa, a nutricionista destaca. “É necessário ter atenção ao consumo de energéticos, pois a mistura com o álcool pode ocasionar danos à saúde”.

A especialista selecionou algumas sugestões de refeições para esse período. Confira!

Antes de cair na folia: Sanduíche com pão integral, peito de frango desfiado, salada verde e suco de frutas;

Durante a folia: Frutas como a melancia que possui em sua composição bastante líquido.

Após a folia: Caldo de ovos, o ovo possui nutrientes que auxiliam na redução da famosa ressaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário