sábado, 21 de setembro de 2019

Novo Terminal do Cujupe é inaugurado e moderniza transporte de passageiros entre São Luís e a Baixada

Governador Flávio Dino entregou oficialmente Terminal do Cujupe.
(Foto: Nael Reis)
Garantir mais conforto e segurança aos passageiros que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense. Essa é uma das premissas que nortearam a obra de reconstrução do novo Terminal do Cujupe, entregue oficialmente na manhã deste sábado (21), pelo governador Flávio Dino.

Orçada em R$ 13,5 milhões, a obra garante uma nova estrutura para embarque multimodal de passageiros, que amplia a infraestrutura de um serviço que movimenta, por ano, 1,8 milhão de passageiros e cerca de 330 mil veículos.

Com a entrega, o Maranhão ganha um terminal moderno, focado em tornar mais dinâmicas as operações de embarque e desembarque de passageiros e veículos no translado via ferryboat.

Novo Terminal do Cujupe foi entregue oficialmente.
Novos serviços

O novo Terminal do Cujupe conta com posto de atendimento Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de Alimentação, Wi-Fi gratuita, Fraldário e Farmácia.

No novo terminal também foi desenvolvido um projeto voltado para a inclusão de vendedores que atuavam em situação de informalidade. Empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) saíram da informalidade e agora ocupam os boxes construídos e equipados pela EMAP. Cada box dispõe de geladeira, estufa, fogão elétrico e – de acordo com a atividade – também foram entregues chapas, sanduicheiras, entre outros itens.

Dona Maria das Dores trabalha há 11 anos no terminal e comemorou as novas instalações e a organização do serviço. “Agora melhorou, graças a Deus. Antes era ruim porque as viagens variavam de acordo com a maré, mas agora ficou bom”, enfatizou.

Para Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), órgão responsável pela obra, o novo Terminal do Cujupe representa uma “reparação histórica” com a população da baixada. “Até 2014 o estado era deplorável, de total abandono e não estava à altura do que a população merecia. A determinação do governador era fazer um terminal com conforto e com segurança para a população da Baixada”, afirmou.

O governador Flávio Dino avalia que a obra vai garantir mais qualidade de vida a centenas de pessoas que diariamente utilizam o serviço de ferryboat. “Nós sabemos a importância do ferryboat para toda a população da baixada maranhense, da região do Gurupi, Alto Turi, do Litoral Ocidental. Essa é uma forma de nós, mediante os investimentos da Emap, garantirmos mais qualidade de vida para esses usuários”, ressaltou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário