O debate sobre a redução ou não do número de vereadores em algumas cidades do interior do Maranhão com base nos dados do Censo do IBGE 2022, que era tido como superado após o resultado das eleições de 06 de outubro, voltou à tona depois que o TRE-AL anulou duas vagas na cidade de Anadia e tem gerado muita especulação.
Segundo apurado pelo Titular do Blog, o Maranhão tem 19 cidades nessa situação, sendo que cinco delas ajustaram o número de vereadores de acordo com a nova contagem do Censo e as outras 14 não consideraram o novo levantamento. Entre essas cidades está justamente Vargem Grande, que elegeu 15 vereadores, quando, se levado em consideração o reajuste para menos da população, só teria direito a 13 cadeiras.
Mas, e aí, quem perderia o mandato em Vargem Grande? A conta não é fácil, pois deve ser levado em consideração os quocientes eleitoral e partidário. Desta forma, conforme analistas consultados pelo Blog, ficariam de fora Juliana Leite, do União Brasil, e Thiago Abreu, do Republicanos. Não entendeu? Entenda AQUI.
Até o momento as autoridades competentes para julgar o caso no estado não se pronunciaram. O certo é que o assunto ainda vai render bastante e deve ter muitos desdobramentos, pois caso os vereadores dos 14 municípios que não informaram a redução populacional forem mantidos, certamente as outras cinco cidades que reduziram questionarão suas vagas na Justiça.
QUEM AJUSTOU
Arame (de 13 para 11 vereadores), Bom Jesus das Selvas (de 13 para 11), Anapurus (de 11 para 9), Governador Eugênio Barros (de 11 para 9) e Senador La Rocque (de 11 para 9).
QUEM NÃO AJUSTOU
Mas também, as pessoa tão tdo viajando atrás de emprego. O concurso daqui foi uma vergonha
ResponderExcluirSerá que os funcionários do IBGE estão fazendo seus trabalho corretamente. Porque na minha casa nunca veio nenhum, kk
Excluir