sábado, 11 de dezembro de 2021

José Sarney renova carteira da OAB e diz que sua maior causa foi redemocratizar o Brasil

José Sarney presta juramento como advogado.
“Eu tive um cliente [a população brasileira] que me deu uma causa, que foi redemocratizar o Brasil”, declarou o ex-presidente José Sarney (MDB) no ato de renovação da sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sede da instituição. A carteira, de nº 279, a segunda mais antiga do Maranhão, lhe foi entregue pelo atual presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, na presença de conselheiros e advogados, entre eles o decano da advocacia maranhense, Valeriano Américo de Oliveira.

Não foi uma frase ilustrativa do momento, mas uma declaração com força histórica, exatamente por traduzir fielmente o papel de liderança que ele exerceu no processo de redemocratização. Quando assumiu no lugar do presidente eleito Tancredo Neves (PMDB), de quem era vice, Sarney encontrou o país mergulhado na mais absoluta incerteza quanto ao futuro. A democracia estava de volta, um governo civil, eleito indiretamente, mas dentro das regras vigentes, havia sido instalado; ao mesmo tempo, forças reacionárias, que queriam a manutenção da ditadura, se movimentavam tentando inflamar os quartéis, onde muitos não se conformavam com a perda do poder.

Político de centro-direita convicto, de formação liberal, José Sarney usou toda sua habilidade, paciência e tolerância na administração da crise que se desenhava, e aos poucos foi acalmando o ambiente e consolidando a transição, que consumou com a eliminação dos mecanismos de exceção, restaurando as liberdades civis, como a partidária, e a convocando a Assembleia Nacional Constituinte, tirando, por exemplo, o PCdoB da clandestinidade. Foi graças à sua visão política e ao seu traquejo que a Nova República foi consolidada com a promulgação da nova Constituição, devolvendo aos brasileiros o estado democrático de direito e iniciando um novo e decisivo momento na sua História, infelizmente hoje ameaçado por adoradores da ditadura hoje instalado no poder.

Em Tempo: Não é só a carteira da OAB atualizada que orgulha o ex-presidente José Sarney. Ele também faz questão de renovar periodicamente a sua carteira de Jornalista, que atualiza a cada biênio, ora por meio do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, ora por na Federação Nacional dos Jornalistas, em Brasília.

Da Coluna Repórter Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário