sexta-feira, 23 de julho de 2021

Idosa que sofria maus-tratos do sobrinho é resgatada no Bairro de Fátima

Local onde a idosa morava.
A Defensoria Pública do Estado e outros órgãos que compõem a rede protetiva do idoso em São Luís realizaram o resgate de mais uma pessoa idosa em condições de extrema vulnerabilidade nesta sexta-feira (23), no Bairro de Fátima, em São Luís. Este foi o quinto resgate de pessoa idosa realizado neste ano na capital maranhense.

A idosa, que tem 66 anos e possui baixa visão, foi encontrada sozinha em sua residência, onde vive com um sobrinho, que, de acordo com a denúncia recebida, é usuário de drogas.

A residência não possui nenhum móvel ou eletrodoméstico e estava tomada por lixo, fezes, vegetação e até animais peçonhentos. No local, não havia energia elétrica e a única água disponível era a água da torneira do banheiro, que se encontrava em condições insalubres. Além do abandono e da negligência, há a suspeita de que a idosa seja vítima de violência sexual e de violência patrimonial, tendo em vista que ela é aposentada.

A mulher foi resgatada do imóvel com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi encaminhada para o Hospital Nina Rodrigues para avaliação médica e logo após será conduzida para a Casa de Acolhimento Temporário. Além do resgate da idosa, a rede protetiva garantiu a higienização do imóvel com o apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís.

De acordo com a coordenadora do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso, Isabel Lopizic, a mulher deverá permanecer na casa de acolhimento até que sejam regularizados os vínculos familiares com parentes que possam assumir seus cuidados. Caso não seja possível reintegrá-la ao convívio familiar, ela deverá ser encaminhada a uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI).

Segundo o defensor público do Idoso, Vinicius Goulart, o trabalho em rede foi fundamental para garantir o resgate da vítima e a devida adoção de providências. “Assim como em outras ações, hoje pudemos contar com muitos atores, como enfermeiros, bombeiros, a delegada do Idoso, os profissionais de limpeza e demais presentes. Todos unidos, exercendo suas atribuições, permitiram que essa idosa fosse retirada dessa situação de extrema vulnerabilidade e possa ter sua dignidade de volta”, pontuou.

Participaram da ação de resgate o Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) da Defensoria Pública do Estado, a Comissão da Mulher e da Advogada e a Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Maranhão (OAB-MA), o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Luís, a Delegacia do Idoso, o Cras e Creas Coroadinho, o Cras Bairro de Fátima, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, a Casa De Acolhida Temporária (CAT) e a Superintendência de Ações a Saúde - Atenção Primária à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário