terça-feira, 6 de julho de 2021

Edivaldo Holanda Júnior repete a trajetória política de Tadeu Palácio

Ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, anunciou nesta terça-feira (06) que se filiará ao PSD nos próximos dias. A legenda é controlada no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Junior, considerado um arqui-inimigo do governador Flávio Dino.

A adesão de Edivaldo ao PSD implica no rompimento definitivo com Dino. Logo o governador, que foi decisivo para que o ex-prefeito chegasse duas vezes ao Palácio de La Ravardière. Na primeira vez, em 2012, quando o então presidente da Embratur abdicou de concorrer com o saudoso João Castelo para coordenar a campanha de Edivaldo. Na segunda, em 2016, quando o apoio do Palácio dos Leões foi fundamental para superar a rejeição e derrotar o fenômeno Eduardo Braide. 

Em maio, quando anunciou a desfiliação do PDT, Edivaldo confirmou a intenção de concorrer à cadeira de Dino em 2022. A decisão do ex-prefeito faz lembrar do ex-prefeito Tadeu Palácio, que também deixou o PDT para alçar voos maiores em 2008. Na época, o ex-prefeito filiou-se ao PMDB (atualmente MDB). Mas, sem espaço no grupo Sarney, buscou reaproximar-se Flávio Dino para tentar concorrer novamente à prefeitura. 

Assim como Edivaldo, Tadeu terminou o mandato com grande carisma e alta popularidade, ambos sonhando em comandar o Palácio dos Leões. Vaidoso, Palácio não engolia o protagonismo de Jackson Lago no debate sobre a própria sucessão. Edivaldo, acreditando estar ungido pela grande aprovação, ignorou os apelos desesperados de Flavio Dino para apoiar Duarte Junior. Em comum, ainda acreditavam estar acima dos grupos políticos. 

Tadeu Palácio caiu em desgraça depois da passagem pelo governo de Roseana Sarney. Edivaldo terá o mesmo destino por sujeitar-se, em nome do poder, aos interesses dos adversários de Flávio Dino? O tempo foi cruel com Tadeu, condenando-o ao ostracismo político. E, com certeza, nos dará em breve a resposta sobre Edivaldo.

É aguardar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário