|
Lideranças em Vargem Grande. |
Por Blog do Alpanir Mesquita.
No último sábado (11), Vargem Grande sediou o XXXI Encontro de Lideranças Políticas e Sociais da Diocese de Coroatá, uma experiência iniciada pelo saudoso Bispo D. Reinaldo, que reúne, duas vezes por ano, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, políticos de todas as tendências, lideranças sindicais, ativistas de movimentos sociais, padres e agentes de pastorais dos municípios que compõem a Diocese de Coroatá.
O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros e o pároco do Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus Padre Antônio Carlos, na condição de anfitriões do evento, recepcionaram os participantes. E Dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo da Diocese de Coroatá, falou sobre a importância e a atualidade do tema escolhido que foi: “Como manter a esperança na vida política em tempos de crise”.
|
Bispo Dom Sebastião. |
O aprofundamento do tema foi feito em dois momentos. Primeiro, a Prefeita de Urbano Santos Iracema Vale expôs a experiência de sua gestão que recebeu dois importantes prêmios: o Selo UNICEF e o prêmio prefeito empreendedor, um reconhecimento do SEBRAE-MA pelos investimentos feitos na agricultura familiar, tornando-se uma referência na região. Na segunda parte, o historiador e assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Ronilson, expôs sobre a formação histórica do Maranhão e a ocupação do seu território, com ênfase na implantação dos grandes projetos a partir da década de 1970 e na luta e resistência dos camponeses sem terra, quilombola, quebradeiras de côco, origem dos chamados conflitos agrários.
|
Prefeita Iracema Vale. |
No encerramento do encontro o prefeito Carlinhos Barros agradeceu a presença de todas as caravanas e falou das principais dificuldades e realizações de sua gestão durante este primeiro ano.
Estiveram presentes os prefeitos de Vargem Grande, Carlinhos Barros; de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara; de Peritoró, Padre Josias; de Urbano Santos, Iracema Vale; e de Belágua, Herlon Costa.
|
Prefeito Carlinhos Barros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário