sexta-feira, 31 de março de 2017

Investimentos do Governo do Estado beneficiam a Região do Baixo Parnaíba

Com a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a autorização da licitação para continuidade das obras do Hospital Regional de Chapadinha, o Governo do Estado amplia a oferta dos serviços de saúde da região do Baixo Parnaíba. Os investimentos, viabilizados pelo poder público estadual, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Infraestrutura (Sinfra), fazem parte das ações que estão sendo implementadas em todo o estado para fortalecer a rede de saúde e beneficiar a população maranhense.

Durante a entrega da UPA José Oliveira Nunes, na quarta-feira (29), o governador Flávio Dino falou com a população de Chapadinha dos investimentos realizados e os avanços que essa iniciativa está proporcionando. “Sabemos que essa UPA é da gestão municipal, mas o nosso compromisso maior é com a população. Por esse motivo, tomaremos conta dessa unidade até que o hospital regional possa ser entregue para a população”.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, enfatizou o compromisso do Governo do Estado com o trabalho na área da saúde. “Com os investimentos realizados na UPA, reiteramos nossa preocupação com o povo maranhense. Vamos nos empenhar, agora, em finalizar as obras do hospital para entregar mais esse equipamento de saúde para a população. É assim que, por todo o estado, vamos trabalhando para consolidar uma transformação que vem sendo realizada no cenário da saúde desde o início da gestão”, disse.

A UPA José Oliveira Nunes foi equipada pelo Governo do Estado e será custeada por 12 meses até a conclusão das obras do Hospital Regional de Chapadinha. Com a unidade, que atenderá mais de oito mil pacientes por dia, o poder público estadual reforça, na região, o serviço ambulatorial. A UPA de Chapadinha, de porte II, conta com quatro consultórios, doze leitos de observação e mais três leitos de urgência e emergência. A unidade possui, ainda, farmácia e salas de inalação, medicação, gesso, raio-x, eletrocardiograma, sutura e curativo.

Com o Hospital Regional, a ser entregue até o final do ano, o Governo do Estado oferecerá na região os serviços de urgência e emergência. Com as obras a serem executadas pela Sinfra, o governador Flávio Dino autorizou licitação para retomada do trabalho, embargado por conta de inconformidades da empresa que iniciou a execução das obras na gestão anterior.

A população reconhece o esforço do Governo do Estado em fortalecer os serviços de saúde na região. Para a dona de casa Maria Aparecida Gomes, de 54 anos, os investimentos na saúde têm acompanhado o desenvolvimento do município. “Agora sim Chapadinha está crescendo. Eu, enquanto moradora da cidade, estou agradecida ao governador Flávio Dino pela ajuda que ele tem dado ao município. A saúde tem tudo para melhorar”, contou a chapadinhense.

Ainda na área da saúde, Chapadinha foi contemplada com uma ambulância que têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). O veículo possui estrutura e equipamentos necessários para realizar o transporte de pacientes, inclusive casos considerados graves.

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, festejou a parceria com o Governo do Estado. “Na gestão passada, Chapadinha estava falida, especialmente na área da saúde. Agora, o governador Flávio Dino traz para nós ações como essas, que trazem benefícios concretos para a população. Também nos preocupamos com a saúde e é por isso que a gestão municipal investe em outros equipamentos, como a maternidade local. Assim, vamos melhorando a vida do povo de Chapadinha e moradores da região”, concluiu o gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário