quinta-feira, 23 de março de 2017

No Farol da Educação, Carlinhos Barros lança importante projeto de incentivo aos jovens vargem-grandenses e homenageia escritor Jether Joran

Autoridades no lançamento do projeto Vargem Grande e sua diversidade cultural buscando novos Talentos
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (22) a prefeitura de Vargem Grande, através da secretaria de Educação e em parceria com a secretaria de Cultura, deram início ao Projeto "Vargem Grande e sua diversidade cultural buscando novos Talentos" no Farol da Educação. O momento contou com a presença do prefeito Carlinhos Barros, dos secretários Jorge Fortes (Educação), Dico Barroso (Cultura) e Clécio Coelho (Administração), membros do farol, familiares de pessoas homenageadas, alunos da rede pública e a sociedade em geral.

Prefeito com a Banda Fanfarra da Escola Comunitária.
O projeto lançado pela prefeitura tem como objetivo incentivar os jovens e a sociedade estudantil nas suas potencialidades artísticas e culturais descobrindo e apoiando novos talentos, que agora terão os seus trabalhos expostos no farol para que os alunos e também a comunidade como um todo passem a conhecer melhor essas pessoas e aquilo produzido por elas, seja na música, na pintura, na escrita, etc.

No evento esteve presente duas jovens escritoras que participaram da produção do livro "Nascedouro da Balaiada", que fala sobre a revolta acontecida no Maranhão em 1838 e mistura crenças e mandingas, questiona e "reinventa" o passado. As duas destacaram a felicidade em escrever um livro e também falaram que para se tornar um escritor não existe idade. O livro foi lançado em 2014 e contou com o apoio do farol da educação.

Banda Fanfarra da Escola Comunitária.
Outro ponto muito elogiado pelos presentes foi a mudança do nome do Clube da Leitura de Monteiro Lobato para Jether Joran. Não que a escolha do nome de Monteiro Lobato estivesse errado, jamais, até por que ele é considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, mas a homenagem ao escritor, poeta, sindicalista, bancário e militante político vargem-grandense Jether Joran Coelho Martins, assassinado brutalmente em 2013, é mais do que justa. A banda fanfarra da Escola Comunitária Dom João Antônio Farina, presente ao local, também leva o nome de Jether. "A homenagem é merecida pois meu tio foi uma figura representativa da nossa sociedade e lutou bastante pelos bens sociais", disse uma sobrinha do escritor vargem-grandense.

Finalizando, o prefeito Carlinhos Barros disse que a sua gestão não medirá esforços em apoiar o farol da educação e o clube da leitura Jether Joran, pois a Educação é a base de tudo.

Fotos: Alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário