domingo, 26 de março de 2017

Polícia Civil prende quadrilha que atuava em Itapecuru-Mirim e Região e apreende mais de mil litros de combustível adulterado


Doze presos e a apreensão de 1,5 mil litros de combustível e quatro veículos, sendo dois caminhões tanque carregados foram o saldo da ‘Operação Colombo’, de combate ao roubo a cargas. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas, em parceria com as Delegacias Regionais de Itapecuru, Codó e Barra do Corda. As investigações iniciaram há seis meses, após denúncias do intenso comércio ilegal e adulteração deste produto no povoado Colombo, em Itapecuru-Mirim. O resultado da operação foi apresentado em coletiva, nesta sexta-feira, 24, na sede da SSP, Vila Palmeira.

“Há uma cultura de compra de combustível naquela comunidade e encontramos uma série de irregulares no comércio deste produto. O objetivo da operação é justamente o combate do crime para que não se amplie a outras regiões e para que estes grupos não façam desta área um ponto de prática desta ilegalidade”, ressaltou o titular do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas, delegado Augusto Barros.

No conjunto de indícios do crime a polícia flagrou combustível vendido a preço bem menor que o praticado no mercado, sem comprovação de origem e  acondicionamento fora das normas podendo causar acidentes, e ainda, em situações que notoriamente facilitavam a adulteração, como o abastecimento em estabelecimentos funcionando em fundo de quintal de residência.

Dos 15 mandados de prisão, 12 foram cumpridos, entre os detidos estão motoristas que faziam o transporte do produto adulterado e pessoas que se beneficiavam com o comércio clandestino. A quadrilha tem integrantes de Itapecuru Mirim, Barra do Corda, Tumtum, Codó e Coroatá.

O delegado Augusto Barros explicou que para realizar a fraude os suspeitos  enchiam os tanques dos  caminhões com o combustível adulterado, geralmente com a adição de água. A partir daí, o produto era levado para venda nos postos clandestinos. A investigação aponta um homem identificado como Reinaldo, proprietário do posto Vitória de bandeira da Ypiranga, que funciona em Itapecuru Mirim e estaria comercializando o combustível adulterado. Ainda um outro homem identificado como Jair, que seria grande distribuidor na região. Os dois são considerados foragidos da justiça e são procurados pela investigação.

A polícia faz levantamento do montante movimentado pela quadrilha com o crime. “Mensurar os danos deste comércio ilegal de combustível é difícil, mas quem abastece deve ficar atento a posto sem bandeira e que pratica preços muito baixos. Para não correr riscos a pessoa deve evitar estes estabelecimentos ao identificar tais condições”, alerta o delegado Augusto Barros. Aos suspeitos foram atribuídos os crimes de furto qualificado, compra, venda e distribuição ilegal de combustível  e formação de quadrilha.

Presentes ainda na coletiva estavam o secretário adjunto da SSP-MA, Saulo de Tarso; o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo; o superintendente Especial de Investigação Criminal (Seic), Tiago Bardal; o superintendente Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Carlos Alessandro Rodrigues; delegado Valdenor Viegas, da equipe da Senarc; e o subcomandante de Polícia Militar, coronel Jorge Luongo.

Foram presos durante a ação; Kennedy Araújo Soares (42), (Itapecuru Mirim); João Batista Silva Santos, (Coroatá); Francisco Nem da Silva, (Barra do Corda); Ademilton Borges de Sousa, (Codó); Jaciel Coelho Mota, (Codó); Antônio Ramos da Silva (61), (Tuntum); José Aldo Rodrigues Santana (45), (Itapecuru Mirim); Romário Licar Freire (27) (Itapecuru Mirim); Hailson Ribeiro de Lemos, (Itapecuru Mirim); Ednaldo de Jesus Mendonça, (Itapecuru Mirim); Gheckson Ferreira dos Santos (33), (Itapecuru Mirim) e Tatiana Lisboa Gama (25), (Anajatuba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário