Operação Dormiduca. |
Entre os dias 02 e 18 de maio, a PRF intensificou o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no estado do Maranhão através da Operação Domiduca, força-tarefa com ações coordenadas com foco no resgate de vítimas de exploração sexual e em situações de vulnerabilidade. O nome da Operação faz referência à deusa Domiduca, que na mitologia romana protege as crianças no caminho de volta a casa dos pais.
A Operação foi desenvolvida de forma integrada com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Maranhão, contando com o acompanhamento dos Conselhos Tutelares de cada área de atuação. A ações de fiscalização aconteceram em pontos sensíveis situados às margens das rodovias federias, anteriormente identificados através do Projeto MAPEAR.
Além do trabalho repressivo aos crimes que têm como vítimas crianças e adolescentes, a PRF atuou de forma preventiva, por meio de palestras e atividades educativas. Os policiais conscientizaram motoristas, comerciantes e frequentadores de estabelecimentos comerciais sobre a importância da proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes e das denúncias para o enfrentamento a esses crimes.
Além disso, a PRF desenvolveu campanhas de conscientização e educação junto à população, com o intuito de informar sobre os sinais de exploração sexual infantil e a importância da denúncia. Essas campanhas foram realizadas tanto nas rodovias, por meio de abordagens e distribuição de materiais informativos, quanto em parceria com escolas, comunidades e outros setores da sociedade.
Resultados da Operação no Maranhão: 289 pontos fiscalizados; 4845 pessoas alcançadas; 06 crianças e adolescentes resgatados; e 03 pessoas detidas. A Operação Domiduca está inserida dentro da Operação Caminhos Seguros, operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o combate à exploração sexual infanto-juvenil.
É importante ressaltar que a PRF continua atuando em conjunto com outros órgãos e instituições, pois o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. A colaboração entre diferentes setores da sociedade, incluindo governo, polícia, comunidades, famílias e organizações, é fundamental para enfrentar esse problema e proteger os direitos das crianças e adolescentes.
Fonte: PRF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário