quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Editor do The Intercept Brasil bate papo com jornalistas na faculdade Estácio São Luís

4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC).
O editor–executivo do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, esteve em São Luís para participar do 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC). O evento, que aconteceu na Faculdade Estácio São Luís, debateu temas da área de comunicações, da liberdade de expressão, a defesa de uma internet livre e aberta e de um sistema de mídia plural e diverso.

O Encontro ocorre a cada dois anos e teve a primeira edição em 2012, em Recife (PE). Na sequência, passou por Belo Horizonte (MG), em 2015, e Brasília (DF), em 2017. “É um espaço de articulação de movimentos sociais, pesquisadores e ativistas que lutam em defesa da comunicação mais democrática no Brasil, por mais diversidade, mais pluralidade”, explica a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli.

Durante o encontro, que reuniu jornalistas, ativistas e pesquisadores de todo o país, Leandro Demori destacou a necessidade de debater sobre temas que envolvam a liberdade de expressão e o fundamental papel do jornalista na sociedade. 
Editor–executivo do The Intercept, Leandro Demori, com a Coordenadora
do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio, Lila Antonielle. 
“Esses debates fora do eixo Rio-São Paulo são muito super importantes, principalmente porque a gente acaba discutindo publicamente coisas que não necessariamente as pessoas têm a obrigação de saber. É importante a gente falar sobre a função do jornalismo, o seu papel social. Essa é a principal missão que temos nesses encontros”, destacou Demori.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio, Lila Antonielle, o 4º ENDC trouxe uma discussão atual e fundamental para alunos e profissionais da comunicação. “Abraçamos o evento por entendermos a grande importância de debater sobre comunicação livre, os direitos e deveres do profissional da comunicação. Além disso, o evento abre espaço para que os alunos possam discutir e entender ainda mais sobre o papel deles como jornalistas num futuro breve”, pontua a coordenadora.

Aluna do 5º período do curso de Publicidade da Estácio, Clarice Ferreira, ficou entusiasmada ao receber na faculdade onde estuda um evento dessa proporção. O orgulho da estudante é ainda maior em fazer parte da cobertura do evento. “Foi fundamental participar das rodas de conversas, os debates, trocando experiências reais com jornalistas, ativistas e pesquisadores de outros estados. Minha alegria foi ainda maior em conhecer e entrevistar um dos grandes jornalistas do país, que é Leandro Demori”, finalizou a universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário